8 usos de óleo essencial de incenso que você vai gostar de conhecer

26 de julho de 2018
O óleo essencial de incenso tem propriedades medicinais que podem ser usadas em muitos tratamentos naturais. No entanto, ele deve ser usado em quantidades mínimas.

Os múltiplos usos do óleo essencial de incenso têm sido usados ​​desde a antiguidade como parte da medicina alternativa e dos cosméticos naturais. Este produto é obtido a partir da resina da árvore Boswellia Carterii ou Boswellia Sacaracultivada em grande parte nas regiões árabes. Na verdade, é um dos ingredientes mais reverenciados no Oriente Médio, já que tem sido usado há milhares de anos em cerimônias religiosas.

Suas aplicações se espalharam pelo mundo e hoje estão listadas como um dos melhores óleos para a saúde. Eles continuam a usá-lo em seus países de origem, mas também se espalhou para outros lugares do mundo.

Usos do óleo essencial de incenso que você deve conhecer

O óleo essencial de incenso pode ser usado por inalação ou absorção através da pele. É quase sempre combinado com um óleo base, já que pode ser muito forte sozinho.

Por muitos séculos, tem sido usado para relaxar o sistema nervoso. Aparentemente, seu aroma particular tem um efeito positivo na transmissão de mensagens para o sistema límbico cerebral. 

Algumas gotas de óleo podem ser suficientes para obter muitos benefícios. No entanto, não deve ser ingerido em grandes quantidades, pois em excesso pode ser tóxico. Analisaremos em detalhes alguns de seus principais usos para que você tenha várias razões para incluí-lo em seu kit de óleos essenciais.

1. Banho para o estresse

O óleo essencial de incenso ajuda a combater o estresse

Um dos principais usos do óleo essencial de incenso é o tratamento da ansiedade e do estresse. Quando você o adiciona em uma banheira de água quente, produz uma agradável sensação de tranquilidade que desacelera essas emoções.

2. Limpador para a casa

As pessoas que preferem produtos orgânicos para desinfetar a casa podem encontrar um excelente aliado no óleo essencial de incenso. Suas propriedades antimicrobianas removem micro-organismos de qualquer superfície, até melhor do que outros produtos convencionais. Sua mistura com outros óleos, ou diluída em água, é suficiente para desodorizar e limpar profundamente os espaços internos da casa.

Recomendamos ler: 5 óleos essenciais e seus benefícios 

3. Remédio para a indigestão

O óleo essencial de incenso ajuda a combater a má digestão

Uma das propriedades medicinais mais reconhecidas deste ingrediente é a sua capacidade de aliviar o desconforto digestivo. É anti-inflamatório e antiespasmódico, o que beneficia o controle da indigestão. Para este efeito, pode ser consumido diluído em água, sem exceder uma dose de três gotas. Também pode ser combinado com mel para melhorar seus efeitos calmantes.

4. Antisséptico natural

Muitos não imaginam que um dos usos do óleo essencial de incenso seja a desinfecção de pequenas feridas. Suas propriedades eliminam a presença de micro-organismos infecciosos e aceleram o processo de recuperação da pele. Nestes casos, é necessário misturá-lo com um óleo base, como a azeitona ou a jojoba, já que seu uso direto pode ser um pouco agressivo para a pele.

5. Tratamento para resfriados

O óleo essencial de incenso ajda a tratar resfriados

As potências aromáticas deste ingrediente podem ser usadas no tratamento de resfriados e outros problemas respiratórios. Sua inalação através de vaporizações ou massagens produz um efeito calmante no tórax e nos pulmões, atuando positivamente contra o congestionamento.

Os vapores podem ser obtidos adicionando o óleo em água fervente. Se você optar por usar massagens, basta combinar algumas gotas com o óleo de amêndoas ou de coco.

6. Anti-inflamatório e calmante

Os pacientes com doenças nas articulações e músculos podem se beneficiar de múltiplas formas graças a este óleo essencial. Contém compostos ativos com ação anti-inflamatória e analgésica que reduzem a dor. Sua aplicação reativa a circulação e reduz a dificuldade de movimento.

Além disso, é uma solução eficaz para dores de cabeça e dores nas costas. Seu uso na aromaterapia ajuda a reduzir as tensões para acalmar esses desconfortos.

Confira também esses Óleos essenciais para se acalmar

7. Remédio para dormir

O óleo essencial de incenso ajuda a descansar bem

O óleo essencial de incenso relaxa o sistema nervoso e ajuda a reduzir as emoções que afetam, de uma forma ou de outra, a qualidade do sono. Seus ativos naturais abrem as vias respiratórias e previnem desconfortos como congestionamentos e roncos. É perfeito para ajudar o corpo a atingir uma temperatura adequada para dormir.

8. Cosmético para a pele

Combinado com um óleo ou loção hidratante, este óleo essencial pode melhorar a qualidade da pele, diminuindo a presença de acne, manchas e imperfeições. Seus compostos tonificam os tecidos e previnem o aparecimento de rugas prematuras.

Graças às suas contribuições de ácidos graxos e antioxidantes, é ideal para curar e minimizar as agressões causadas pelo sol. Esses usos do óleo essencial de incenso não produzem efeitos colaterais. Apesar disso, deve-se acrescentar que ele tem efeitos de afinamento no sangue. Portanto, seu uso não é conveniente em caso de doença hemorrágica ou consumo de drogas anticoagulantes.

Pronto para tirar proveito de suas propriedades? Não deixe de comprá-lo em lojas de ervas ou naturais. Escolha apresentações 100% naturais e sem fragrâncias.

Recomendados para você