Como limpar a casa sem usar produtos químicos

20 de fevereiro de 2014
Os ingredientes naturais, além de eficazes, são mais seguros, já que não são tóxicos. Quanto mais rápida for a ação de um desinfetante ou produto de limpeza, mais químicos ele contém.

Se você pensa que só é possível limpar a casa com os produtos que compramos nas lojas, está enganado, esse fato é totalmente falso e, além do mais, tais produtos são nocivos para a nossa saúde.

É que os químicos que são utilizados nos desinfetantes são altamente perigosos para os membros de nossa família e também para o meio ambiente.

Conheça algumas opções caseiras e naturais para que sua casa esteja igualmente radiante.

Os químicos: inimigos da saúde

O problema principal de todos os produtos de limpeza que compramos no supermercado é que eles apresentam componentes nocivos para a saúde, como o fato de serem sintéticos ou petroquímicos.

Ao inalarmos estes componentes, podemos nos intoxicar ou apresentar reações alérgicas.

Leia também: Alergias: combata-as com 3 remédios naturais

Existem doenças populares entre as donas de casa e pessoas que realizam limpeza em casas e escritórios que incluem eczemas nos dedos, mãos e braços, dermatite alérgica, transtornos respiratórios, hipersensibilidade, etc.

Isto é devido à exposição excessiva a estes produtos sem a utilização de luvas ou máscaras.

Também é importante mencionar os milhões de toneladas de detergentes que terminam nos rios e mares do planeta, trazendo um impacto muito grande para a natureza.

Quanto mais “rápida” for a ação de um desinfetante ou limpador, mais químicos ele contém, ou seja, mais tóxico ele é. É preciso tomar cuidado com os produtos que são utilizados na casa, ainda mais se tivermos crianças ou animais.

Recomendamos a leitura: Saiba mais sobre os grandes benefícios dos animais de estimação para a família

O vinagre: primeiro aliado para limpar a casa

Se você quiser limpar a casa de maneira natural e caseira, nunca se esqueça de ter vinagre. O vinagre é o ingrediente necessário para qualquer ambiente e o resultado é maravilhoso.

Ele desinfeta, elimina a gordura, remove manchas, retira maus cheiros, é bactericida, elimina a ferrugem. Alguns usos do vinagre na casa são:

  • Limpar com vinagre todo o interior da geladeira, principalmente nos lugares onde estiver oxidado. Deixe atuar por uns 20 minutos e enxague com água morna.
  • Misture ¼ xícara de vinagre com 4 xícaras de água e use para limpar os vidros, janelas e espelhos. Você pode usar papel de jornal para que fiquem mais reluzentes.
  • Misture ¼ xícara de vinagre com 4 xícaras de água e 1 colherada de bicarbonato de sódio. Com esta preparação você pode limpar qualquer superfície.

uso do vinagre para limpar casa

  • Verta um pouco de vinagre branco na máquina de lavar para eliminar os odores das roupas, limpar os resíduos do detergente e evitar a estática nas roupas. Coloque no último ciclo de lavagem, uma vez que o detergente ou sabão em pó tenha sido enxaguado.
  • Esfregue um pouco de vinagre em uma esponja para retirar os restos de sabão ou manchas nos azulejos.
  • Coloque um pouco de vinagre branco em um balde com água e coloque roupas que cheirem a cigarro. Depois seque como de costume.
  • Faça uma mistura com sal e vinagre. Limpe com ela a cafeteira e depois enxágue com água.
  • Para eliminar o cheiro de cebola ou alho depois de cortá-los, passe vinagre nas mãos e depois enxágue com água.
  • Serve também para lavar bem os frascos de vidro se você deseja reutilizá-los para preparar doces ou conservas. Deixe os frascos em repouso alguns minutos com um pouco de vinagre e água. Enxágue.

O bicarbonato: outro aliado para limpar sua casa

Além de usar vinagre para limpar a casa, o bicarbonato de sódio também é muito bom. Ele não irá expor você e sua família a tantos químicos provenientes dos produtos de limpeza habituais.

É muito barato e pode ser obtido em farmácias, supermercados, etc. Alguns usos do bicarbonato de sódio:

  • Limpa os azulejos do banheiro como se fosse um abrasivo suave, que não risca. Coloque um pouco de bicarbonato em uma esponja úmida e esfregue nas superfícies. Enxágue bem e deixe secar. Se você deseja obter uma limpeza superior, faça uma pasta com bicarbonato, sal e água.

bicarbonato para limpar casa

  • Use como detergente para a sua louça. Encha a pia da cozinha com a louça para lavar e cubra com água. Coloque duas colheradas de bicarbonato e deixe atuar. Será muito mais simples retirar os alimentos fixados nos pratos, panelas, etc.
  • Serve para dar brilho aos talheres de prata. Faça uma pasta com 3 partes de bicarbonato e 1 de água. Esfregue cada um com um pano limpo. Depois enxágue e seque.
  • Polvilhe na parte interior do forno. Orvalhe com água para umedecer e deixe repousar toda a noite. Esfregue e retire tudo com uma esponja.

Mais usos do bicarbonato de sódio para limpar a casa

  • Para limpar o chão, utilize meia xícara de bicarbonato por cada balde de água morna. Limpe como de costume e verá como o chão fica brilhante e sem marcas ou riscos.
  • Desodoriza e limpa as cortinas de plástico do banheiro. Polvilhe diretamente o bicarbonato e esfregue com uma escova. Enxágue e pendure em um varal para secar.

Produtos naturais para limpar casa

Este produto também é muito bom para desodorizar ambientes e objetos.

Exemplos: a geladeira (coloque um pequeno recipiente aberto na parte alta), a tábua de cortar (polvilhe, deixe atuar e enxágue), a lata de lixo (polvilhe e deixe no fundo), drenagens (meia xícara de bicarbonato no ralo e logo depois água morna).

Tapetes (coloque em toda a superfície e deixe repousar toda a noite, varra e aspire), armários (mesmo procedimento da geladeira), carros (coloque nos assentos e nos tapetes), sapatos (como se fosse talco, não se esqueça de tirar o pó antes de calçar).

Por fim, a roupa suja (principalmente a que tiver odor ou suor, coloque meia xícara de bicarbonato no último ciclo de lavagem).