Beba um copo desta bebida antes de dormir para reduzir a gordura abdominal
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
O acúmulo de gordura abdominal é um dos problemas que mais afeta a população mundial, sobretudo quando mantemos hábitos de vida pouco saudáveis.
O problema piora com o passar dos anos e é um dos indícios de falhas no metabolismo.
Ainda que muitos tentem combater o problema por questões estéticas, a importância de eliminar essa gordura está nos riscos que ela traz para a saúde cardíaca.
Assim, apesar de algumas pessoas ignorarem, sua presença não apenas revela o sobrepeso, como também aumenta a possibilidade de sofrer de colesterol alto, hipertensão e problemas do coração.
Além disso, pelas mudanças físicas, diminui a autoestima e pode causar o aparecimento de vários transtornos emocionais.
Por sorte, ainda que não seja fácil, existem muitos métodos que ajudam a combatê-la de forma eficaz, reduzem seu acúmulo e facilitam a eliminação da gordura que já se depositou ao redor da cintura.
Entre essas opções, encontramos uma bebida natural que, se ingerida antes de dormir, melhora as funções metabólicas a fim de facilitar esses processos.
E, então, você gostaria de conhecê-la?
Bebida noturna para combater a gordura abdominal
Alguns dos hábitos que colocamos em prática antes de dormir influenciam em termos de equilíbrio de peso corporal.
Enquanto ingerir uma refeição muito farta pode nos fazer ganhar mais quilos, comer frutas e vegetais pode contribuir para diminui-los.
Esses alimentos não apenas são melhores para digestão nesta hora do dia, mas seus nutrientes ativam funções-chaves para otimizar o gasto energético.
A bebida noturna que propomos neste artigo é uma combinação de ingredientes pouco calóricos, como:
- Pepino
- Salsa
- Limão
- Gengibre
- Aloe vera
Todos se caracterizam por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que, além de ajudar a perder peso, protegem o corpo frente às patologias causadas pelos radicais livres.
Seu alto teor de fibras e enzimas naturais melhora os processos digestivos, ao mesmo tempo em que otimiza a absorção de nutrientes e estimula a correta eliminação dos dejetos.
Possui um leve efeito laxante que, durante a noite, favorece os movimentos peristálticos para que aconteça uma evacuação sem inconvenientes.
Além disso, também contribui para controlar os desejos noturnos, um dos grandes obstáculos pra enfrentar a gordura abdominal.
Seu consumo várias vezes na semana diminui a retenção de líquidos, a ansiedade e os transtornos do sono.
Também contribui para hidratar o organismo, melhorando assim o funcionamento de seus principais sistemas e a saúde da pele.
Quer saber mais? leia: 8 alimentos para desinchar o abdômen
Como preparar esta bebida noturna para diminuir a gordura abdominal?
A composição nutricional dessa bebida noturna não só é eficaz para lutar contra o excesso de gordura abdominal, como também para diminuir o colesterol alto, a anemia e o enfraquecimento do sistema imunológico.
Seus efeitos variam de acordo com o metabolismo de cada indivíduo, ainda que também dependam do tipo de dieta e dos hábitos realizados para controlar o peso.
É necessário deixar de lado todos os doces industrializados e toda fonte excessiva de gorduras saturadas e carboidratos.
Ainda assim, é conveniente complementar seus efeitos com o consumo de um ou dois litros de água ao dia, e entre 5 a 6 porções de frutas e vegetais.
Visite este artigo: 8 sucos de frutas para dizer adeus à prisão de ventre
Ingredientes
- ½ pepino
- ½ xícara de salsa fresca picada (22g)
- Suco de 3 limões
- ½ colher de gengibre ralado (5g)
- ½ xícara de gel de aloe vera (100g)
- 1 xícara de água (250ml)
Modo de preparo
- Primeiramente, lave o pepino, descasque-o e corte-o em vários pedaços;
- Em seguida, coloque o pepino no liquidificador e junte a salsa picada, o gengibre e o suco de três limões;
- Adicione também a meia xícara de aloe vera e a água;
- Bata na velocidade máxima até obter uma bebida homogênea;
- Já que seus ingredientes se oxidam com facilidade, o ideal é ingeri-la de imediato para aproveitar ao máximo suas propriedades;
- Não se deve acrescentar açúcar nem adoçantes artificiais.
Modo de consumo
- Consuma um copo da bebida à noite, logo depois do jantar, e uma ou duas horas antes de dormir;
- Na primeira semana você pode começar com meio copo e, pouco a pouco, ir aumentando até um copo inteiro.
Leve em conta que os efeitos deste remédio não são imediatos, por isso é necessário praticar hábitos saudáveis.
Sendo assim, acrescente-o em seu plano alimentar, modere a ingestão de calorias e adote uma rotina de exercícios para conseguir ótimos resultados.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ahlawat, K. S., & Khatkar, B. S. (2011). Processing, food applications and safety of aloe vera products: A review. Journal of Food Science and Technology. https://doi.org/10.1007/s13197-011-0229-z.
- Clinica Mayo. Grasa abdominal en las mujeres: cómo deshacerse de ella y cómo evitar recuperarla. Junio 2022.
- Grzanna, R., Lindmark, L., & Frondoza, C. G. (2005). Ginger—An Herbal Medicinal Product with Broad Anti-Inflammatory Actions. Journal of Medicinal Food. https://doi.org/10.1089/jmf.2005.8.125
- Harvard Health Publishing. Abdominal fat and what to do about it. Harvard Medical School.
- Kato, Y., Domoto, T., Hiramitsu, M., Katagiri, T., Sato, K., Miyake, Y., … Harada, T. (2014). Effect on Blood Pressure of Daily Lemon Ingestion and Walking. Journal of Nutrition and Metabolism. https://doi.org/10.1155/2014/912684
- Madjd A, Taylor M. A, et al Effects of consuming later evening meal v. earlier evening meal on weight loss during a weight loss diet: a randomized clinical trial. British Journal of Nutrition. 126 (4): 632-640.
- Plader, W., Burza, W., & Malepszy, S. (2007). Cucumber. In Biotechnology in Agriculture and Forestry. https://doi.org/10.1007/978-3-540-36752-9_10.
- Van Gemert W, Peeters P, et al. Effect of diet with or without exercise on abdominal fat in postmenopausal women – a randomized trial -. BMC Public Health. 2019. 19: 174.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.