9 Alimentos que ajudam a dormir melhor

· 28 de janeiro de 2017
Para ter um sono reparador é importante que nossas refeições sejam leves e, além disso, se incluirmos nelas determinados alimentos ricos em triptofano, conseguiremos dormir melhor.

Dormir melhor não é necessário somente para descansar. Dormir bem ajuda a estar mais alerta, a ter uma maior produtividade e, no caso das crianças, a crescer corretamente.

O ideal é que pegar no sono entre as 9 e 11 da noite.

Você tem problemas a cada noite quando tenta dormir? Conciliar o sono é uma tarefa titânica que você só consegue com medicamentos de efeitos colaterais negativos? Neste caso, você deve saber que não é o único.

Milhões de pessoas enfrentam este problema quase que diariamente. O que poucos consideram ou se lembram é que tanto seus hábitos como seus alimentos têm grande influência nisso.

Para dormir melhor, recomendamos que inclua certos alimentos em sua dieta. Lembre-se de que você deve jantar duas horas antes do momento de dormir, para dar tempo ao seu organismo realizar a digestão.

1. Amêndoas para dormir melhor

As amêndoas são um grande aliado na hora de conseguir um melhor sono. Seu aporte de triptofano e magnésio ajuda a produzir a quantidade correta do hormônio de sono.

Além disso, as amêndoas contêm altas concentrações de gorduras saudáveis que também ajudarão a diminuir o peso enquanto você dorme.

  • Recomendamos a você que as coma cruas, apesar de, se quiser dar algum sabor, poder assá-las.
  • Uma boa opção seria em uma bebida com bananas e morango, sem adoçantes
  • Lembre-se de que tanto a fruta como as amêndoas contêm calorias suficientes, a noite o gasto calórico é menor

2. Pão integralO pão integral ajuda a dormir

Graças aos cereais, o pão integral contém vitamina B1 e B6. Você pode combiná-lo com mel para que o triptofano chegue ainda mais rápido ao cérebro, onde se transformará em serotonina, que ajuda a dormir melhor.

Assim, algumas das dietas mais famosas recomendam comer um pão integral com mel antes de dormir, para intensificar o fluxo de triptofano no organismo.

No momento de comprar o seu pão integral, recomendamos a você escolher as opções artesanais. Se não for possível, verifique as embalagens e escolha o que contenha menos açúcar e mais ingredientes integrais.

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3. Chocolate Amargo

O chocolate amargo pode ser encontrado em milhares de produtos e sabores, desde que se preserve a essência do mesmo. Este alimento estimula a produção de serotonina, que relaxa o corpo e a mente.

Graças às reservas de manteiga de cacau que contém, este tipo de chocolate também ajuda a prevenir as enfermidades do coração.

4. BananasAs bananas ajudam a conciliar o sono

As bananas ajudam a dormir melhor do que os medicamentos. Esta fruta é um alimento completo. Além de ter uma grande quantidade de nutrientes, estimula a melatonina e a serotonina para melhorar a qualidade do sono.

Uma banana antes de dormir fornece ao organismo uma boa dose de magnésio e potássio. Estes dois minerais cumprem a função de relaxantes musculares e dos nervos.

Você verá que o desconforto ao dormir se reduzirá consideravelmente e você acordará bem leve.

5. Chás de ervas

Poderiam ser considerados uma das melhores escolhas para ter um sono prolongado e reparador. Chás como o de camomila, erva-cidreira, lavanda, maracujá, tília ou limão possuem propriedades relaxantes e sedativas.

Isso significa que você poderá descansar melhor sem despertar a todo momento. Recomendamos consumi-los quentes e sem açúcar, pelo menos, 10 minutos antes de dormir.

Se você não está acostumado a tomar bebidas sem açúcar, talvez estranhe um pouco, mas espere alguns dias e você se acostumará.

6. LeiteBeber leite antes de dormir ajuda a descansar 

O leite é rico em triptofano e cálcio. Este último ajuda o triptofano a ser absorvido melhor pelo organismo. O leite também é um alimento básico tanto para as crianças como para os adultos, por seu conteúdo de vitaminas A e D.

Aconselhamos bebê-lo morno. Deste modo o relaxará, e isso ajudará também a reduzir os níveis de estresse do corpo. Por sua vez, os carboidratos e as gorduras do leite aumentam a insulina.

É facilitada assim a passagem de triptofano por seu corpo, ampliando os benefícios deste componente para se obter um melhor sono.

7. Frango

O frango é rico em triptofano e se torna muito fácil de digerir. Assim, é muito recomendável um sanduíche integral para o jantar, acompanhado de uma porção de amêndoas antes de dormir.

Trata-se de um jantar superfácil de preparar, de servir e de digerir. E, acima de tudo, resulta em uma excelente opção para quem sempre tem fome ao longo da noite.

8. MelMel para pegan no sono

O mel tem glicose, que indica ao cérebro que este deve diminuir a função da orexina, uma substância diretamente relacionada com a vigília.

Consumir um pouco de mel pode ajudar seu corpo a notar quando é o momento de dormir. Como mencionamos antes, você pode tomar chás e infusões, mas o ideal é não incluir adoçantes.

Se você quiser algo realmente doce, tome ou adicione um pouco de mel.

Não deixe de ler: Isso é o que acontece no seu corpo quando você come chocolate amargo

9. Cerejas

Uma das melhores comidas para poder dormir melhor e por longos períodos de tempo são as cerejas. A melatonina que elas contêm melhora seus hábitos de sono. Você precisa apenas comer umas 8 cerejas como parte de seu jantar.

Temos certeza de que você poderá criar jantares realmente deliciosos com estes 9 alimentos que recomendamos para dormir.

Pense em novas variantes de seu jantar habitual. Você verá excelentes resultados em pouquíssimos dias.

Neves, G. S. M. L., & , Andre S. Giorelli , Patricia Florido, M. da M. G. (2013). Transtornos do sono : visão geral Sleep disorders : overview. Revista Brasileira de Neurologia.