Chocolate preto: conheça 10 benefícios para a saúde

7 de março de 2014
O consumo regular de chocolate preto ou amargo, com um percentual superior a 70% de cacau, pode ajudar a nos manter acordados e favorecer o aprendizado graças ao seu teor de flavonoides.

O consumo diário de chocolate preto ou amargo pode trazer grandes benefícios à nossa saúde. Neste artigo, conheceremos alguns dos seus benefícios que são realmente surpreendentes.

1. Pode reduzir o risco de sofrer um acidente vascular cerebral

Segundo estudos realizados na Suécia com um grupo de mais de duas mil mulheres, aquelas que consomem pelo menos quarenta e cinco gramas de chocolate preto durante uma semana têm menos probabilidade de sofrer um acidente vascular cerebral, probabilidade que se reduz em até 20%.

Descubra: É possível prevenir um acidente vascular cerebral (AVC)?

2. O chocolate preto ajuda a fortalecer o coração

chocolate preto

O consumo regular de chocolate preto ajuda a reduzir o colesterol “ruim” no sangue e a pressão arterial. Portanto, reduz notavelmente o risco de chegar a ter algum tipo de doença no coração.

3. Ajuda na saciedade

O chocolate contém muita fibra. Isso o torna um alimento que provoca grande saciedade, o que reduz os desejos de consumir outros alimentos que podem provocar o aumento de peso.

Leia também: Hormônio da saciedade: 5 dados importantes

4. O chocolate preto pode ajudar no combate ao diabetes

chocolate preto

Ainda que não esteja completamente confirmado (pois o estudo encontra-se em andamento), acredita-se que consumindo chocolate preto com frequência é possível ajudar a combater o diabetes porque aumenta a sensibilidade à insulina.

5. Ajuda a acalmar a tosse

chocolate preto

Entre os componentes do chocolate, está um ingrediente chamado de teobromina, o qual atua sobre o nervo vago, a parte do cérebro que provoca os ataques de tosse.

7. Ajuda a levantar o astral

Quando uma pessoa está deprimida, desanimada ou estressada, recomenda-se consumir uma boa barra de chocolate. Isso fará com que ela se sinta melhor. Portanto, é uma boa ideia ter em mãos algumas barras.

8. Pode ajudar a melhorar a circulação do sangue

chocolate preto

Tem propriedades anticoagulantes que são de grande ajuda para melhorar a circulação sanguínea, oferecendo resultados muito parecidos com os efeitos das aspirinas.

9. É importante para melhorar a visão

Pelas propriedades que o chocolate tem para melhorar a circulação, em especial a do sangue que vai para o cérebro, acredita-se que pode ser efetivo, contribuindo com o fluxo de sangue que vai para a retina, ajudando a melhorar a visão.

10. Pode despertar a inteligência

Segundo algumas pesquisas, o aumento do fluxo de sangue no cérebro nos faz sentir mais alertas e despertos, facilitando, dessa maneira, a aprendizagem.

É indispensável saber que o chocolate que tem todas essas propriedades é o preto ou amargo, já que apresenta uma boa quantidade de flavonoides.

O chocolate que mais contém flavonoides é o composto por, pelo menos, 70% de cacau.

Como você pôde perceber, esse alimento, que é o favorito de milhares de pessoas, na verdade, é um aliado muito importante para a saúde, ao contrário do que muitas pessoas pensam.

Ele deve ser consumido com regularidade para se obter todos os benefícios que oferece à saúde de muitos órgãos do nosso corpo, principalmente o cérebro e o coração.

  • McShea, A., Ramiro-Puig, E., Munro, S. B., Casadesus, G., Castell, M., & Smith, M. A. (2008). Clinical benefit and preservation of flavonols in dark chocolate manufacturing. Nutrition Reviews. https://doi.org/10.1111/j.1753-4887.2008.00114.x