Bebidas quentes e frias para aliviar a dor de garganta

24 de janeiro de 2019
Os incômodos na garganta são um sintoma do resfriado comum. Embora possa ser muito desagradável, é possível usar remédios naturais para aliviar a dor de garganta.

Certamente, um dos sintomas mais comuns ao adoecer é sentir dor de garganta. Esta parte do corpo pode nos dar sinais de gripe, ou problemas ainda mais sérios. Por isso é importante cuidar desses inconvenientes para evitar consequências maiores.

Em suma, existem diferentes medicamentos para aliviar a dor de garganta. No entanto, a melhor opção é sempre ir ao médico para detectar o desconforto, e assim encontrar uma maneira de curá-la. Evite a automedicação

Felizmente sempre se pode recorrer a opções naturais. Há bebidas quentes que você pode preparar em sua casa que podem ajudá-lo a aliviar a dor de garganta e, além disso, tornar-se uma bebida regular para você, por causa de seu bom sabor.

Causas da dor de garganta

Certamente, se você não cuida das suas cordas vocais ao falar ou cantar, certamente elas se manifestarão com dor de garganta. Evite gritar e forçar a voz.

Entre os sintomas de febre e gripe, há também dor de garganta. Se você está exposto a mudanças climáticas ou frequenta a compan24hia de pessoas com essas doenças, provavelmente começará a sofrê-las também.

Descubra mais informações interessantes: Vírus de Coxsackie: como afeta adultos e crianças e como se proteger dele?

As melhores bebidas quentes e frias para aliviar a dor de garganta

Mulher com dor de garganta

1. Água

Sem dúvida, a melhor bebida para quase tudo é a água. Fria ou quente, ajudará a aliviar a dor de garganta, e qualquer desconforto que você tenha. É recomendável que você beba pelo menos dois litros, ou oito copos por dia de água, para se manter saudável e hidratado.

Primeiramente, para que beber muita água se torne um hábito para você, recomendamos que tenha uma garrafa térmica pessoal. Por tê-la sempre cheia de água e levá-la consigo, sentirá a necessidade de beber, até que isso se torne um hábito.

2. Suco de fruta

Frutas podem lhe fornecer todas as vitaminas e minerais que você precisa. Estas irão ajudá-lo a ficar mais forte e hidratado, ajudando também a sua garganta. Lembre-se de preparar este suco em sua casa, para certificar-se dos ingredientes que contém, e suas quantidades.

Certamente, sucos de abacaxi, laranja ou limão são boas opções, pois possuem propriedades anti-inflamatórias. Desta forma, ajudarão você a aliviar sua garganta.

3. Chá

O chá é sempre uma boa escolha! Por estar quente, pode contribuir para relaxar os músculos da garganta.

Além disso, dependendo da erva, pode ajudá-lo no desconforto que você sente. Um exemplo disso é a sálvia, uma erva relaxante e anti-inflamatória, que é muito adequada para aliviar a dor de garganta.

4. Água com mel e limão

Água com mel e limão para aliviar a dor de garganta

Definitivamente, para aliviar a dor de garganta de forma rápida e eficaz você pode tomar este remédio. Vai notar os efeitos desde da primeira xícara.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)
  • 2 colheres de chá de suco de limão (10 ml)

Preparação

  • Em primeiro lugar aqueça a água, adicione uma colher de sopa de mel e outra de suco de limão, e misture bem.
  • Finalmente, além de consumi-lo, você pode gargarejar com esta bebida para obter melhores resultados.

Leia também este artigo: 5 sopas desintoxicantes para cuidar do seu corpo de forma deliciosa

5. Caldo quente

Você não pode perder o remédio favorito das mães, o caldo quente. Tome um caldo de frango e vegetais e você perceberá como sua garganta começará a melhorar.

Conclusão

Sem dúvida, ao tomar esta variedade de bebidas você notará melhorias na sua saúde, e qualidade de vida. Porém, se ficar por muitos dias com algum desconforto é melhor ir ao médico, para tratar a doença.

Por outro lado, além de consumi-las para melhorar a condição de sua garganta, você também pode tomar estas bebidas como um lanche, ou para se aquecer em um dia frio. Não hesite em compartilhar essas novas receitas com seus familiares, para cuidar também de sua saúde.