Benefícios do suco de pepino

· 29 de julho de 2018
São muitos os benefícios do suco de pepino. Falamos sobre os principais neste artigo para que você não deixe de incluí-lo em sua dieta regular.

Conheça os principais benefícios do suco de pepino, uma bebida saudável, nutritiva e versátil. Devido ao seu alto teor de nutrientes, suas contribuições para a saúde vão além dos benefícios gerais de manter uma dieta rica em vegetais.

Algumas das suas contribuições para o organismo incluem a melhoria dos sinais vitais do corpo, a capacidade de eliminar calcificações renais e uma ajuda para reduzir o risco de obesidade.

O pepino é um alimento tropical amplamente disponível na maior parte do mundo. É usado mais frequentemente para fazer picles, embora a maioria dos seus nutrientes seja perdida nestes tipos de preparações.

A grande desvantagem nutricional do suco em relação ao pepino inteiro é que a fibra dietética é perdida. Nesse sentido, se você beber suco de pepino diariamente, certifique-se de comer vegetais inteiros para compensar a ingestão de fibra.

Você também pode usar a fibra de pepino restante após a preparação do suco. Basta congelar a polpa coletada e adicioná-la a purês de batatas, sopas e molhos.

Contribuição nutricional do pepino

O pepino tem uma quantidade impressionante de água destilada naturalmente (cerca de 96%), o que o torna superior à água comum. Sua casca contém uma alta porcentagem de vitamina A, portanto, ele não deve ser descascado.

Também contém minerais que ajudam a criar um ambiente mais alcalino no organismo, o que inibe a presença de bactérias e doenças.

É uma excelente fonte de vitaminas A e C (ambas antioxidantes), manganês, molibdênio, potássio, sílica, enxofre, e menores quantidades de vitamina B, sódio, cálcio e fósforo.

Você provavelmente já viu dicas de beleza que recomendam o uso de fatias de pepino nos olhos. Isto é devido ao ácido cafeico encontrado neste vegetal, o que ajuda a prevenir a retenção de líquidos e, quando aplicado topicamente, reduz os olhos inchados.

Leia também: 7 razões para consumir suco de pepino

Benefícios do suco de pepino para a saúde

A maioria das pessoas desconhece os grandes benefícios que o pepino traz para o corpo, e há aqueles que evitam comê-lo. Embora este vegetal possa ser “sem graça” para alguns, na verdade ele é muito refrescante. Aqui está uma lista dos benefícios do suco de pepino:

Acidez

Homem sentindo estômago pesado

A alcalinidade dos minerais no suco de pepino ajuda a regular o pH do sangue do corpo, neutralizando a acidez. Também funciona como um calmante para o tratamento de úlceras gástricas e duodenais.

Pressão arterial

Assim como o aipo, este suco pode ajudar a regular a pressão arterial devido aos seus minerais e sódio.

Tecidos conjuntivos

A excelente fonte de sílica contribui para a construção correta dos tecidos conjuntivos em nosso corpo, como ossos, músculos, cartilagens, ligamentos e tendões.

Regulação da temperatura

Rodelas de pepino

Durante períodos de clima seco e quente, beber um copo de suco de pepino misturado com suco de aipo ajuda a normalizar a temperatura corporal.

Diurético

O suco de pepino incentiva a eliminação de resíduos por micção. Também ajuda na dissolução de cálculos renais.

Febre

O suco de pepino tem propriedades de regulação da temperatura, tornando-se uma bebida adequada para quando você tiver uma febre.

Inflamação

Dor inflamatória nas pernas

É ideal para neutralizar o ácido úrico que causa inflamação nas articulações. Quando tomado diariamente, faz o trabalho de limpar as articulações, diminuindo a dor. Isso significa que também ajuda a melhorar outras condições, como artrite, asma e gota.

Crescimento do cabelo

O teor de silício e enxofre no pepino torna-o especialmente útil no crescimento do cabelo. Você pode misturá-lo com suco de cenoura, alface ou espinafre.

Veja também: Como preparar um suco de aloe vera, pepino e toranja para reduzir o colesterol

Condições da pele

A grande quantidade de vitamina C e antioxidantes presentes no pepino o transformam em um ingrediente importante em muitos cremes de beleza para o tratamento de eczema, psoríase, acne, etc.

Retenção de líquidos

Suco de pepino

Fornece os eletrólitos necessários e restaura a hidratação das células do corpo, reduzindo assim a retenção de líquidos.

Vitamina K

Outro dos benefícios do suco de pepino é que ele combate os efeitos da deficiência de vitamina K, que podem incluir hemorragias nasais, hematomas e sangramento das gengivas.

Conselhos para o consumidor

Escolha pepinos verdes escuros e firmes ao toque. Evite aqueles que são amarelados ou enrugados em ambas as extremidades. Os pepinos mais finos têm menos sementes do que os pepinos mais grossos.

Armazene-os na geladeira para preservar o frescor. Os pepinos cortados devem ser embalados ou colocados em um recipiente hermético e mantidos na geladeira. Consuma dentro de um dia ou dois.

Além de aproveitar o suco de pepino puro, você também pode usá-lo como base para outros sucos saudáveis. Tente batê-lo com melão congelado e hortelã, ou com morangos e manjericão, para ter uma bebida super refrescante.