O tratamento da psoríase é sintomático e depende da situação clínica de cada paciente. Por não haver um tratamento definitivo, existem diferentes tratamentos que mantêm a doença sob controle e minimizam, em alguns casos, os seguintes sintomas:
Terapias tópicas para o tratamento para a psoríase
São tratamentos de início que se usam para a maioria dos pacientes com psoríase. Consiste na aplicação de cremes e loções de forma externa e localizada, nas lesões cutâneas.
Dentre os fármacos mais usados topicamente para o tratamento da psoríase encontramos:
Análogos da vitamina D;
Corticoides tópicos;
Queratolíticos;
Retinoides tópicos;
Alcatrão;
Análogos da vitamina D: calcitriol, calcipotriol ou tacalcitol
O mais eficaz é o calcipotriol. A resposta clínica destes análogos é mais lenta do que a dos corticoides de alta potência, mas ao ter um perfil de segurança melhor, são muito úteis para o tratamento a longo prazo.
É recomendável usá-los em combinação com um corticoide de uso tópico,devido ao fato de que esta combinação é mais eficaz do que qualquer um deles em monoterapia.
Apesar de sua alta segurança, os análogos da vitamina D possuem um efeito adverso muito marcado: a possibilidade de produzir irritação da região da pele lesionada, por isso se deve evitar a exposição solar depois de sua aplicação.
Corticoides tópicos
Este grupo de medicamentos atua principalmente limpando as placas e reduzindo a inflamação. São usados os de baixa potência para regiões delicadas (rosto e dobras) e os de potência maior para o couro cabeludo, regiões com placas mais grossas, mãos e pés.
É recomendável usar os de potência maior no início, depois continuar com os mais leves, e inclusive combiná-los com outras terapias como com os análogos da vitamina D.
Deve-se ter precaução com os corticoides já que apresentam efeitos adversos tanto locais quando sistêmicos.
Os efeitos sistêmicos são pouco frequentes, mas graves, dentre eles encontramos a inibição do eixo hipotálamo-hipófise e a Síndrome de Cushing.
Para evitá-los, recomenda-se um máximo de duas aplicações por dia, tendo em conta que apresentam efeito rebote se se suprime de súbito o tratamento.
Queratolíticos: ácido acetilsalicílico (aspirina)
O uso do ácido acetilsalicílico se limita a eliminar as placas escamosas, favorece a renovação do tecido e potencializa a eficácia dos medicamentos associados ao facilitar sua absorção, por isso é um tratamento complementar.
Retinoides tópicos
São os análogos da vitamina A. O tazaroteno é o único disponível para o tratamento da psoríase e se utiliza em combinação com os corticoides.
Produz irritação da pele (evite usar no rosto ou nas dobras cutâneas) e, como todos os análogos da vitamina A, é foto-sensível e teratogênico, por isso é contraindicado nas mulheres gestantes.
Alcatrão
É o tratamento da psoríase mais antigo. São preparados à base de misturas betuminosas e carvão. Usados intermitentemente em pregas cutâneas, ainda que às vezes produzam rejeição por seu cheiro e por sua facilidade de manchar a roupa.
Também são foto-sensíveis, por isso se deve evitar a exposição solar depois de sua aplicação.
Fototerapia e fotoquimioterapia
Estes tratamentos são usados quando o paciente não responde adequadamente às terapias tópicas ou as placas são muito extensas.
Fototerapia: são os raios UVB (os de banda curta, são mais eficazes e produzem menos queimaduras). São usados em combinação com tazaroteno, análogos de vitamina D ou tratamentos sistêmicos.
Fotoquimioterapia: também denominada PUVA. Consiste na combinação da radiação UVA posterior à administração tópica ou oral de um psorelano que age como foto-sensibilizante. Seu uso é alternativo naqueles pacientes no quais os UVB não são efetivos, já que o PUVA tem uma eficácia maior e um efeito mais prolongado, mas está associado à basiloma (carcinoma basocelular) e melanoma.
Fármacos sistêmicos orais
O tratamento sistêmico está indicado no caso do paciente não responder a outras terapias. Este tratamento se baseia na administração de:
Imunossupressores;
Retinoides;
Imunossupressores
Dentro destes fármacos, é mais usado no metotrexato, principalmente em tratamentos de longa duração. O paciente deve ser monitorizado devido aos seus efeitos adversos graves. Também deve ser evitado na gravidez até 3 meses depois do tratamento com este fármaco, tanto em mulheres quanto em homens.
Outro fármaco imunossupressor usado é a ciclosporina oral, que apresenta uma eficácia parecida ou inclusive superior ao metotrexato, mas é nefrotóxica e produz hipertensão, por isso requer o monitoramento dos pacientes.
Recomenda-se para tratamentos intermitentes e de curta duração.
Retinoides
A acitretina, análoga da vitamina A, pode ser considerada como alternativa em pacientes com psoríase pustulosa e imunodeprimidos, que não podem usar fármacos imunossupressores.
Pode-se combinar com UVB ou PUVA, mas é menos eficaz do que a ciclosporina e mantém sua teratogenicidade até 2 anos depois do tratamento.
Terapias biológicas como tratamento da psoríase
Se reservam para pacientes com contraindicação ou intolerantes a PUVA e tratamentos orais sistêmicos. O ustekinumab é um fármaco biológico cuja única indicação é a psoríase. Requer monitoramento para controlar seus efeitos adversos, já que não se conhecem sua segurança a longo prazo.
O tabaco é feito com folhas de nicotina, e produz fumaça quando está aceso. O fumante consome e inala componentes químicos (nicotina, gases irritantes e substâncias cancerígenas, radicais livres e oxidantes, metais, e elementos radioativos) altamente viciantes. É por isso…
A prática regular de ioga permite aumentar o bem-estar físico e mental. Ainda que os motivos para seguir suas rotinas sejam muito variados, no geral se busca conseguir uma relação saudável entre o corpo e a mente. Você sabia que…
Ninguém conhece a nossa casa melhor do que nós. Portanto, não haverá outra pessoa mais indicada para decidir o que exibir diante das visitas e que lugares é melhor disfarçar um pouco. Você está ciente de como esconder as imperfeições…
De modo geral, as pessoas pensam que mudar de hábitos de vida para outros mais saudáveis, como melhorar sua dieta, ir à academia e dormir mais as ajudarão a perder peso. No entanto desconhecem que há outros hábitos que devem…
A alimentação de cães e gatos é tão importante como qualquer outro tipo de cuidados que você dá a eles. Por isso ensinaremos a você quais são as necessidades alimentares dos animais de estimação para que possa nutrir o seu…
p>Você sabe exatamente quanto café tomar para se manter acordado? Em muitas ocasiões temos que recorrer a ingestão de café e não sabemos bem o que estamos tomando ou que efeitos produz em nosso organismo. Assim, é importante saber um…