Cebola, alho e limão: os três remédios superpoderosos

23 de maio de 2018
Se separadamente a cebola, o alho e o limão são benéficos para a saúde, ao misturá-los em um único remédio podemos obter os benefícios dos três juntos.

Trata-se de três alimentos que não podem faltar em sua casa, pois estão presentes em milhares de receitas.

Além disso, são três remédios muito usados na medicina natural. Nesse artigo iremos lhe contar porque deve consumir cebola, alho e limão diariamente.

Propriedades da cebolaCebola branca é um remédio superpoderoso

A cebola tem sido usada por milhares de anos na Ásia e Europa e também é muito consumida na América. Quanto a seus benefícios selecionamos os seguintes:

É uma grande fonte de nutrientes

A cebola nos oferece uma boa quantidade de água e aminoácidos essenciais. Além disso, também proporciona:

  • Minerais (enxofre, sódio, cálcio, magnésio e fósforo)
  • Vitaminas (dos tipos B, C e E)

Melhora o funcionamento dos rins

Graças à sua ação diurética, comer cebola é bom para pacientes com problemas renais (pedras, insuficiência, etc.). Também é aconselhável em pessoas com hipertensão e retenção de líquidos.

É expectoranteCebola é um remédio superpoderoso

Quando sofremos de doenças respiratórias como faringite ou bronquite, a cebola ajuda na expectoração e eliminação da mucosidade.

Também devemos consumir cebola se estivermos resfriado ou sofrermos com catarro.

Reduz o colesterol

O consumo regular desse bulbo reduz os níveis de gordura no sangue e diminui o colesterol ruim (LDL).

Além disso, a cebola nos ajuda a limpar as artérias de forma natural.

Equilibra a glicose

As pessoas que sofrem de diabetes podem encontrar um grande aliado na cebola, já que tem a capacidade de diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Propriedades do alhoAlho

Muitos pratos não teriam o mesmo sabor se não adicionássemos alho. Seus dentes não apenas conferem um sabor característico às comidas, mas também possuem dezenas de benefícios.

Entre eles destacamos:

  • Melhora a circulação sanguínea: graças a um composto chamado alicina, o alho previne a formação de coágulos e melhora a circulação sanguínea.
  • Reduz a pressão arterial: juntamente com os benefícios circulatórios devemos mencionar também que esse bulbo tem a capacidade de equilibrar a pressão, sendo então recomendado para os hipertensos.
  • Reduz o colesterol: já que possui tanta influência no sangue, não podemos deixar de lado essa maravilhosa propriedade: reduzir os níveis de colesterol e gorduras que se acumulam nas artérias.Alho é um remédio superpoderoso
  • Fortalece o sistema imunológico: as propriedades do alho aumentam as defesas. Por isso um consumo regular reduz as doenças infecciosas como resfriados, gripes e amigdalites.
  • É anti-inflamatório: como se não fossem suficientes os benefícios do alho, adicionamos um a mais: reduz os inchaços de maneira natural.

Por exemplo, usa-se para problemas articulares (artrose ou artrite) e inflamação de próstata nos homens.

Propriedades do limãoLimão é um remédio superpoderoso

Esse cítrico tão conhecido por sua cor amarela e seu sabor ácido utilizado tanto em preparos de doces como saladas e chás possui muitas propriedades de curativas e preventivas.

  • Aumenta as defesas: assim como ocorre com o alho, o limão fortalece o sistema imunológico, enfraquecendo as doenças virais de nosso corpo.

Se consumirmos meio copo de seu suco (100 ml) estaremos proporcionando 53 mg de vitamina C ao organismo. Esse nutriente é um estimulador natural das defesas.

  • Elimina as toxinas: Muitas das doenças que sofremos na atualidade são causadas pela acumulação de impurezas e detritos.

O limão possui a capacidade de purificar naturalmente tanto o fígado quanto a vesícula. Assim, serve para incentivar a produção de bile e reduzir a gordura hepática.

  • Limpa o sangue: durante o processo de limpeza do fígado esse cítrico também “aproveita” para fazer uma limpeza sanguínea e eliminar gorduras e demais elementos nocivos para nossa saúde.
  • Protege dos radicais livres: por ser rico em antioxidantes é fundamental para reduzir os efeitos negativos dos radicais livres causadores de tantas doenças e problemas.

O limão protege as células dos ataques deles.

Comer cebola, alho e limão

Conhecendo as propriedades de cada um separadamente podemos ter uma ideia de suas capacidades.

No entanto, quando “unimos” os três alimentos se convertem em superpoderosos remédios naturais.

Devido à concentração de minerais, vitaminas e demais nutrientes, a cebola, o alho e o limão são imbatíveis; nossos melhores aliados se quisermos gozar de uma saúde de ferro.

Em muitos casos eles são utilizados juntos, pois fazem boa parte de nossos pratos no cotidiano. No entanto, podemos desfrutar mais de seus benefícios preparando um xarope com eles.

Esse remédio caseiro serve para prevenir e combater as típicas doenças do inverno (resfriados e gripe).

Além disso, você também pode utilizá-lo para melhorar a saúde do sangue, reduzir a dor ou a inflamação e eliminar as toxinas presentes no organismo.

Ingredientes

  • 3 dentes de alho
  • 1 cebola (melhor se for a roxa)
  • 1 pedaço de gengibre (3 cm)
  • 3 limões
  • ½ xícara de mel puro (150 g)

Modo de preparo

  • Descasque os alhos, pique e amasse com um moedor para adquirir uma espécie de pasta.
  • Descasque a cebola e rale em cima dos alhos.
  • Também rale a raiz do gengibre.
  • Esprema o suco dos limões e adicione com o mel à preparação.
  • Tampe e deixe repousar a noite toda (umas 8 horas).
  • Passado esse tempo, filtre e coloque em um frasco de vidro com tampa.

Modo de consumo

Conforme o objetivo, devemos tomar uma colher uma vez por dia (como prevenção), ou uma em cada refeição principal (três vezes) como tratamento de qualquer doença viral.

Recomendados para você