Sais minerais: o que são e como podemos encontrá-los?

Além de ter consequências importantes a nível interno, o déficit de sais minerais também pode ser visto a partir de fora, pois torna a pele mais seca e as unhas mais frágeis.

O corpo é um sistema maravilhoso, que funciona em perfeita harmonia. No entanto, quando o negligenciamos, ele reage de uma determinada maneira, para que possamos saber o que lhe faz bem e o que não. Entre os elementos benéficos estão os sais minerais, que ajudam no seu perfeito funcionamento.

Neste artigo, aprofundaremos um pouco este assunto e lhe daremos uma lista com os alimentos que os contêm.

O que são sais minerais?

São chamados de sais minerais as moléculas do tipo inorgânico que, nos organismos vivos, aparecem precipitadas, ionizadas ou associadas a alguma molécula.

  • As que aparecem precipitadas formam estruturas duras que fornecem proteção a quem as possui. Também cumprem funções reguladoras.
  • No caso dos sais minerais ionizados, quando se dissolvem em água, manifestam cargas positivas ou negativas. Isso ajuda, por exemplo, no amortecimento de mudanças do pH.
  • Por último, os sais que se associam com alguma molécula o fazem para realizar alguma função que, separadamente, não conseguiriam fazer.

Qual é a importância dos sais minerais?

Colher de sal grosso

A função de sais minerais centra-se no crescimento e na saúde do corpo humano em geral. Sua finalidade principal é a de possibilitar alguns processos químicos e formar algumas estruturas de que o organismo necessita.

Os sais minerais são os responsáveis pela formação do tecido humano, a criação de hormônios, e servem como reguladores de algumas funções orgânicas.

Dentre eles, os mais conhecidos são:

  • Sódio
  • Cálcio
  • Ferro
  • Magnésio
  • Potássio
  • Fósforo

Os sais minerais, como as vitaminas, não têm calorias. No entanto, isso não significa que seu consumo possa ser ilimitado. Pelo contrário, a sua proporção tem que ser regulada.

Funções dos sais minerais mais importantes

Sódio

Alimentos ricos em sódio

O sódio ajuda a manter equilibrados os líquidos no corpo, dentro e fora das células. Ajuda na geração e transmissão de impulsos nervosos e na correta resposta aos estímulos musculares.

  • A sua carência pode levar à fadiga.

Cálcio

Este sal mineral exerce diversas funções no organismo humano. Faz parte dos ossos e dentes e os mantém saudáveis. Além disso, sua presença é de grande importância para a coagulação do sangue.

  • Não ingerir uma quantidade suficiente de cálcio pode tornar os cabelos e unhas mais frágeis, bem como levar à perda de memória e até mesmo ao risco de osteoporose.

Ferro

Alimentos ricos em ferro

O ferro torna possível a formação da hemoglobina. Esta é uma proteína contida nos glóbulos vermelhos que permite o transporte do oxigênio até os tecidos.

Magnésio

O magnésio participa das transmissões dos nervos e do relaxamento muscular, mantendo o equilíbrio ácido-base.

Algumas das consequências do déficit deste sal mineral no corpo incluem:

  • Arritmia
  • Fadiga crônica
  • Cãibras musculares
  • Ansiedade

Potássio

Alimentos ricos em potássio

O potássio é um sal mineral fundamental para o corpo devido às funções que realiza. Por exemplo, regula a água que há dentro e fora das células, em conjunto com o sódio, sendo essencial para o correto funcionamento do organismo humano.

Entre as consequências do déficit de potássio, destacam-se:

  • Pele seca
  • Sensação de sede contínua
  • Fraqueza geral

Fósforo

O fósforo é um dos principais responsáveis pela formação de ossos e dentes. Assim, cumpre um papel de vital importância, pois determina a forma como o corpo usa os carboidratos e as gorduras.

A falta de fósforo pode implicar em:

  • Insônia
  • Fadiga
  • Nervosismo

Quais são os alimentos ricos em sais minerais?

  • O cálcio encontra-se, essencialmente, em laticínios, como iogurtes, queijos e leite.
  • O potássio está presente nas frutas. Já que o potássio é útil para a atividade muscular, a banana é de grande ajuda para evitar as cãibras. Também é encontrado em leguminosas, carnes, peixe e até no chocolate.
  • O ferro pode ser absorvido das vísceras, frutos do mar, cacau, feijão, gema de ovo ou cereais em geral.
  • O magnésio também pode ser encontrado em alguns dos produtos já mencionados: está presente no gérmen de trigo, oleaginosas, leguminosas, chocolate e pão integral.
  • O fósforo pode ser obtido de qualquer lípidio, como os presentes na carne ou no peixe.

Os sais minerais são necessários para o correto funcionamento do organismo humano. Devem ser ingeridos diariamente, assim como as vitaminas.

Sua contribuição varia em função da pessoa que os consome. Analise a sua dieta diária e, se os ingredientes aqui recomendados não estão presentes nela, inclua-os e aproveite os seus benefícios.

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