Sais minerais: o que são e como podemos encontrá-los?

Além de ter consequências importantes a nível interno, o déficit de sais minerais também pode ser visto a partir de fora, pois torna a pele mais seca e as unhas mais frágeis.
Sais minerais: o que são e como podemos encontrá-los?
Maricela Jiménez López

Escrito e verificado por a médica Maricela Jiménez López.

Última atualização: 23 agosto, 2022

Provavelmente, em mais de uma ocasião, ouvimos falar da importância dos sais minerais para o corpo.  Constituem cerca de 4% da nossa massa corporal  e, juntamente com outros nutrientes, são decisivos para o desempenho das funções vitais. O que exatamente eles são? Onde encontrá-los?

O que são sais minerais?

De acordo com os dados publicados no “ Projeto Biosfera: Recursos Biológicos e Geológicos “, os  sais minerais são denominados de moléculas inorgânicas  que, nos organismos vivos, aparecem precipitadas, ionizadas ou associadas a qualquer molécula.

  • Aqueles que aparecem precipitados formam estruturas rígidas que fornecem proteção para aqueles que os possuem. Eles também cumprem funções regulatórias.
  • No caso dos sais minerais ionizados, quando dissolvidos em água, apresentam cargas positivas ou negativas. Isso ajuda, por exemplo, a atenuar as mudanças no pH.
  • Finalmente, os sais que se associam a alguma molécula o fazem para desempenhar alguma função que, isoladamente, não poderiam.

Qual é a importância dos sais minerais?

Colher de sal grosso

A função dos sais minerais  está focada no crescimento e saúde do corpo humano  em geral. Seu objetivo principal é possibilitar a realização de determinados processos químicos e a formação de algumas estruturas de que o corpo necessita.

Segundo informações do  National Center for Biotechnology Information , os sais minerais  são responsáveis ​​pela formação do tecido humano, pela criação de hormônios, e também atuam como reguladores de algumas funções orgânicas.

Dentre eles, os mais conhecidos são:

  • Sódio
  • Cálcio
  • Ferro
  • Magnésio
  • Potássio
  • Fósforo

Os sais minerais, assim como as vitaminas, não têm calorias . No entanto, isso não significa que seu consumo possa ser excessivo. Ao contrário, sua proporção deve ser regulada.

Funções dos sais minerais mais importantes

A seguir veremos as funções mais importantes de cada um desses sais minerais e como, de acordo com o que foi  relatado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) isso pode nos afetar em nosso organismo.

Sódio

Alimentos ricos em sódio

O sódio ajuda a manter os fluidos equilibrados no corpo , dentro e fora das células, como explicado em  um post do Advances in Nutrition Além disso, auxilia na transmissão e geração de impulsos nervosos e na resposta correta aos estímulos musculares.

Ele está envolvido no equilíbrio ácido-base. Sua deficiência pode induzir à fadiga  e seu excesso está relacionado ao aumento do risco de hipertensão. Isso se deve à sua capacidade de regular a pressão arterial e o volume sanguíneo.

Cálcio

Esse sal mineral desempenha diversas funções no corpo humano. Segundo informações da revista Nutrients , ele faz parte dos ossos e dos dentes,  e os mantém saudáveis. Da mesma forma, sua presença é de grande importância para a coagulação do sangue.

  • Por não ingerirmos o suficiente desse sal mineral, podemos apresentar cabelos e unhas quebradiços, perda de memória e até correr o risco de sofrer osteoporose.

Ferro

Alimentos ricos em ferro

Uma  revisão do Journal of Research in Medical Sciences  observa que o ferro permite a formação de hemoglobina. Trata-se de uma proteína que os glóbulos vermelhos contêm e que  permite o transporte de oxigênio aos tecidos . Constitui 65% do ferro do corpo.

O ferro também é necessário para formar a mioglobina , que é a proteína responsável pelo transporte de oxigênio para os músculos. É semelhante à hemoglobina e a sua função é armazenar oxigênio. É encontrada principalmente no músculo esquelético e no músculo cardíaco, que exigem mais energia.

Magnésio

O magnésio participa da transmissão nervosa e do relaxamento muscular, mantendo o equilíbrio ácido-básico.  Por meio do Clinical Kidney Journal,  é relatado que algumas das consequências da deficiência desse sal mineral no corpo incluem:

  • Arritmia
  • Fadiga crônica
  • Cãibras musculares
  • Ansiedade

Potássio

Sais minerais: potássio

O potássio é um sal mineral elementar para o organismo devido às funções que desempenha. Por exemplo, conforme  destacado em Advances in Nutrition regula a água dentro e fora das células , em conjunto com o sódio, essencial para o bom crescimento do corpo humano.

Entre as consequências do déficit de potássio, destacam-se:

  • Pele seca
  • Sensação de sede contínua
  • Fraqueza geral

Fósforo

Outra  publicação da Advances in Nutrition  explica que o fósforo é um dos principais responsáveis ​​pela formação dos ossos e dentes. Assim, desempenha um papel vital, pois determina a forma como  o corpo utiliza os carboidratos e as gorduras.

A falta de fósforo pode implicar em:

  • Insônia
  • Fadiga
  • Nervosismo

Quais são os alimentos ricos em sais minerais?

A melhor forma de obter sais minerais é através da alimentação. Embora estejam disponíveis em suplementos, estes devem ser reservados apenas para os casos em que sejam realmente necessários.

Cálcio

O cálcio é encontrado, essencialmente,  em laticínios  como iogurtes,  queijos  e leite.

Potássio

O potássio está presente nas frutas. Visto que o potássio é útil para a  atividade muscular, a banana é uma grande ajuda para as cãibras. Você também o encontra em legumes, carnes, peixes e até no chocolate.

Ferro

O ferro pode ser absorvido de vísceras, mariscos, cacau, legumes, gemas de ovo ou cereais em geral.

Magnésio

Também encontrará magnésio em alguns dos produtos já mencionados: está presente no  gérmen dos cereais, oleaginosas, leguminosas, chocolate e pão integral.

Fósforo

Você pode obter fósforo de qualquer lipídio , como  carne  ou peixe.

Os sais minerais são necessários para o bom funcionamento do corpo humano.  Como vitaminas, eles devem ser ingeridos diariamente .

Sua contribuição varia de acordo com a pessoa que os recebe. Analise sua alimentação diária e se os produtos que recomendamos aqui não estiverem nela, adicione-os e aproveite o que eles podem proporcionar.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.