Sais minerais: o que são e como podemos encontrá-los?

Além de ter consequências importantes a nível interno, o déficit de sais minerais também pode ser visto a partir de fora, pois torna a pele mais seca e as unhas mais frágeis.
Sais minerais: o que são e como podemos encontrá-los?

Última atualização: 17 Fevereiro, 2021

Provavelmente, em mais de uma ocasião, ouvimos falar da importância dos sais minerais para o corpo. Constituem cerca de 4% da nossa massa corporal e, juntamente com outros nutrientes, são decisivos para o desempenho das funções vitais. O que exatamente eles são? Onde encontrá-los?

O que são sais minerais?

De acordo com os dados publicados no “Projeto Biosfera: Recursos Biológicos e Geológicos“, os sais minerais são denominados de moléculas inorgânicas que, nos organismos vivos, aparecem precipitadas, ionizadas ou associadas a qualquer molécula.

  • Aqueles que aparecem precipitados formam estruturas rígidas que fornecem proteção para aqueles que os possuem. Eles também cumprem funções regulatórias.
  • No caso dos sais minerais ionizados, quando dissolvidos em água, apresentam cargas positivas ou negativas. Isso ajuda, por exemplo, a atenuar as mudanças no pH.
  • Finalmente, os sais que se associam a alguma molécula o fazem para desempenhar alguma função que, isoladamente, não poderiam.

Qual é a importância dos sais minerais?

Colher de sal grosso

A função dos sais minerais está focada no crescimento e saúde do corpo humano em geral. Seu objetivo principal é possibilitar a realização de determinados processos químicos e a formação de algumas estruturas de que o corpo necessita.

Segundo informações do National Center for Biotechnology Information, os sais minerais são responsáveis ​​pela formação do tecido humano, pela criação de hormônios, e também atuam como reguladores de algumas funções orgânicas.

Dentre eles, os mais conhecidos são:

  • Sódio
  • Cálcio
  • Ferro
  • Magnésio
  • Potássio
  • Fósforo

Os sais minerais, assim como as vitaminas, não têm calorias. No entanto, isso não significa que seu consumo possa ser excessivo. Ao contrário, sua proporção deve ser regulada.

Funções dos sais minerais mais importantes

A seguir veremos as funções mais importantes de cada um desses sais minerais e como, de acordo com o que foi relatado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)isso pode nos afetar em nosso organismo.

Sódio

Alimentos ricos em sódio

O sódio ajuda a manter os fluidos equilibrados no corpo, dentro e fora das células, como explicado em um post do Advances in NutritionAlém disso, auxilia na transmissão e geração de impulsos nervosos e na resposta correta aos estímulos musculares.

Ele está envolvido no equilíbrio ácido-base. Sua deficiência pode induzir à fadiga e seu excesso está relacionado ao aumento do risco de hipertensão. Isso se deve à sua capacidade de regular a pressão arterial e o volume sanguíneo.

Cálcio

Esse sal mineral desempenha diversas funções no corpo humano. Segundo informações da revista Nutrients, ele faz parte dos ossos e dos dentes, e os mantém saudáveis. Da mesma forma, sua presença é de grande importância para a coagulação do sangue.

  • Por não ingerirmos o suficiente desse sal mineral, podemos apresentar cabelos e unhas quebradiços, perda de memória e até correr o risco de sofrer osteoporose.

Ferro

Alimentos ricos em ferro

Uma revisão do Journal of Research in Medical Sciences observa que o ferro permite a formação de hemoglobina. Trata-se de uma proteína que os glóbulos vermelhos contêm e que permite o transporte de oxigênio aos tecidos. Constitui 65% do ferro do corpo.

O ferro também é necessário para formar a mioglobina, que é a proteína responsável pelo transporte de oxigênio para os músculos. É semelhante à hemoglobina e a sua função é armazenar oxigênio. É encontrada principalmente no músculo esquelético e no músculo cardíaco, que exigem mais energia.

Magnésio

O magnésio participa da transmissão nervosa e do relaxamento muscular, mantendo o equilíbrio ácido-básico. Por meio do Clinical Kidney Journal, é relatado que algumas das consequências da deficiência desse sal mineral no corpo incluem:

  • Arritmia
  • Fadiga crônica
  • Cãibras musculares
  • Ansiedade

Potássio

Sais minerais: potássio

O potássio é um sal mineral elementar para o organismo devido às funções que desempenha. Por exemplo, conforme destacado em Advances in Nutritionregula a água dentro e fora das células, em conjunto com o sódio, essencial para o bom crescimento do corpo humano.

Entre as consequências do déficit de potássio, destacam-se:

  • Pele seca
  • Sensação de sede contínua
  • Fraqueza geral

Fósforo

Outra publicação da Advances in Nutrition explica que o fósforo é um dos principais responsáveis ​​pela formação dos ossos e dentes. Assim, desempenha um papel vital, pois determina a forma como o corpo utiliza os carboidratos e as gorduras.

A falta de fósforo pode implicar em:

  • Insônia
  • Fadiga
  • Nervosismo

Quais são os alimentos ricos em sais minerais?

A melhor forma de obter sais minerais é através da alimentação. Embora estejam disponíveis em suplementos, estes devem ser reservados apenas para os casos em que sejam realmente necessários.

Cálcio

O cálcio é encontrado, essencialmente, em laticínios como iogurtes, queijos e leite.

Potássio

O potássio está presente nas frutas. Visto que o potássio é útil para a atividade muscular, a banana é uma grande ajuda para as cãibras. Você também o encontra em legumes, carnes, peixes e até no chocolate.

Ferro

O ferro pode ser absorvido de vísceras, mariscos, cacau, legumes, gemas de ovo ou cereais em geral.

Magnésio

Também encontrará magnésio em alguns dos produtos já mencionados: está presente no gérmen dos cereais, oleaginosas, leguminosas, chocolate e pão integral.

Fósforo

Você pode obter fósforo de qualquer lipídio, como carne ou peixe.

Os sais minerais são necessários para o bom funcionamento do corpo humano. Como vitaminas, eles devem ser ingeridos diariamente.

Sua contribuição varia de acordo com a pessoa que os recebe. Analise sua alimentação diária e se os produtos que recomendamos aqui não estiverem nela, adicione-os e aproveite o que eles podem proporcionar.

Pode interessar a você...
4 alimentos que contêm melatonina
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
4 alimentos que contêm melatonina

Descubra quais são os alimentos que contêm melatonina e podem ajudá-lo a pegar no sono e ter um descanso mais profundo e reparador.



  • National Research Council (US) Committee on Diet and Health. Diet and Health: Implications for Reducing Chronic Disease Risk. Washington (DC): National Academies Press (US); 1989. 13, Minerals. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK218735/
  • Mitchell, Helen. (2014). Be Smart with Mineral Salts. Innovations in Food Technology.
  • FAO. (2015). Macronutrientes y micronutrientes. Organización de Las Naciones Unidas Para La Alimentación y La Agricultura. https://doi.org/10.1186/1477-7827-8-112
  • Strazzullo P, Leclercq C. Sodium. Adv Nutr. 2014;5(2):188–190. Published 2014 Mar 1. doi:10.3945/an.113.005215
  • Cormick G, Belizán JM. Calcium Intake and Health. Nutrients. 2019;11(7):1606. Published 2019 Jul 15. doi:10.3390/nu11071606
  • Abbaspour N, Hurrell R, Kelishadi R. Review on iron and its importance for human health. J Res Med Sci. 2014;19(2):164–174.
  • Jahnen-Dechent W, Ketteler M. Magnesium basics. Clin Kidney J. 2012;5(Suppl 1):i3–i14. doi:10.1093/ndtplus/sfr163
  • Calvo MS, Lamberg-Allardt CJ. Phosphorus. Adv Nutr. 2015;6(6):860–862. Published 2015 Nov 13. doi:10.3945/an.115.008516