Dicas para cortar queijos

01 Março, 2020
Você sabia que o formato do queijo determina como ele deve ser cortado? Se você nunca pensou nisso, é possível que já tenha "estragado" o formato original de algum queijo. Vamos compartilhar algumas dicas relacionadas ao tema a seguir. Coloque-as em prática!
 

Atualmente, dispomos de uma ampla variedade de dicas para cortar queijos. Embora pareça uma tarefa simples e que não exige conhecimentos específicos, na verdade é preciso saber cortar os queijos da forma correta para não estragá-los. Cada tipo de queijo exige um manuseio diferente, de acordo com seu formato e suas propriedades. Você quer saber como cortar os diferentes tipos de queijo?

Algumas variedades são difíceis de cortar, especialmente pela sua textura.  No momento do corte, elas podem quebrar, grudar na faca ou perder seu formato. Por esse motivo, é importante ter um pouco mais de conhecimento sobre cada variedade de queijo e os métodos para o seu corte adequado.

As melhores dicas para cortar queijos 

O problema de não saber cortar o queijo de forma correta é que você pode acabar “estragando” o seu formato. Assim, será difícil fazer uma boa apresentação nos pratos. Por isso, é bom conhecer as melhores dicas para cortar queijos de acordo com o seu formato ou a sua variedade. Confira!

Queijos redondos, pequenos e planos 

Dicas para cortar queijos variados
No caso dos queijos redondos, é importante mergulhar a faca em água quente antes de cortar.

Os queijos que têm esse formato, como, por exemplo, o queijo Camembert, devem ser cortados em porções triangulares iguais, como quando se corta um bolo redondo.  O corte se inicia no centro em direção às bordas e deve ser realizado com uma faca bem afiada.

 
  • Uma dica para o queijo não grudar na faca consiste em passar o utensílio em água quente antes de realizar o corte. Obviamente, seque-a bem antes de utilizar.

Leia também: Como fazer queijo cottage caseiro

Dicas para cortar queijo brie 

Os queijos tipo brie, ou seja, aqueles que têm formato redondo e grande, devem ser cortados em fatias grandes que, em seguida, são cortadas em dois. Com esses queijos, é possível usar uma faca de superfície maior ou de lâmina furada.

  • Nesse caso, a dica anterior também funciona. No entanto, se você quiser experimentar algo diferente, passe a lâmina da faca no azeite antes de cortar.

Queijos cilíndricos 

Os queijos cujo formato é cilíndrico, como o buchette de cabra, costumam ser usados no preparo de saladas e bruschettas. Fica muito gostoso. No entanto, para não estragá-los ao cortar, o ideal é cortar em rodelas não muito finas.

  • O segredo aqui é usar uma faca bem afiada e úmida, além de ir molhando a cada corte para manter o efeito.

Queijos duros, tipo manchego 

Queijo manchego ralado
Os queijos duros podem ser cortados em formato triangular. O ideal é fazer isso à temperatura ambiente.

Os queijos duros são aqueles que foram submetidos a um processo de pressão para ficarem compactos. A idade do queijos vai determinar a sua consistência. Voltando ao tema principal, a recomendação é cortá-los à temperatura ambiente com uma faca de dois cabos.

 
  • Primeiro, corte o queijo na metade, depois faça uma cunha e, por fim, corte em triângulos iguais de meio centímetro de espessura.

Dicas para cortar queijo parmesão 

Como já sabemos, o queijo parmesão é usado como complemento de massas, lasanhas e outros pratos típicos da cozinha italiana. Embora seja um queijo muito duro devido à sua mutação, na verdade não requer um corte tão especial.  De fato, basta ralar ou cortar em lascas.

  • Simplesmente pegue o pedaço de queijo e corte em pedaços irregulares ou rale para polvilhar.

Não deixe de ler: Variedade de queijos veganos e suas contribuições

Queijos azuis 

Variedades de queijo como o Roquefort e o Cabrales são semiduras e gordurosas. Seu corte envolve uma certa dificuldade. De fato, não se pode esperar um corte perfeito, pois ele costuma ficar irregular. Para um corte mais limpo, o ideal é usar uma faca de superfície de corte maior. Além disso, se esses queijos já estiverem cortados em forma de cunha, você pode fazer o seguinte:

  • Apoie em uma das duas seções e faça cortes em forma de leque.

Uma dica para cortar qualquer tipo de queijo 

Como uma dica extra, vamos compartilhar um conselho curioso que descobrimos para usar com qualquer tipo de queijo. Na verdade, você nem vai precisar de uma faca. Em vez disso, use um fio dental sem sabor.

  • Primeiramente, corte um pedaço do fio dental mais longo que o queijo.
  • Em seguida, passe o fio de um lado ao outro, na parte que você quer cortar.
  • Repita a ação até cortar o queijo ao seu gosto.
 

Você já conhecia essas dicas para cortar queijos? Se você não sabia cortá-los corretamente, aplique o que aprendeu hoje para não ter mais esse problema.