Variedade de queijos veganos e suas contribuições

06 Janeiro, 2020
Os queijos veganos são feitos com produtos vegetais. Geralmente são orgânicos e envolvem a consolidação da massa de proteínas de diferentes fontes, como soja, óleos vegetais solidificados, leveduras nutricionais ou grãos.
 

Você já experimentou queijos veganos? Você acha que poderiam ter mais benefícios do que os derivados do leite? Continue lendo que, neste artigo, falaremos mais sobre isso.

A dieta vegana também pode ser conhecida como vegetarianismo estrito. Os adeptos do veganismo se caracterizam pela abstenção de comer carne e qualquer alimento de origem animal. Esta categoria inclui produtos como leite e seus derivados, ovos e todos os produtos de origem animal.

O que são queijos veganos?

Existem vários tipos de queijos veganos

Um dos alimentos prediletos da maioria das pessoas é o queijo. A variedade é enorme e as opções de consumo são infinitas. No entanto, muitas pessoas tiveram que parar de consumi-lo devido a condições médicas, como intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite.

Por outro lado, outras pessoas, por iniciativa pessoal, optaram por um estilo de vida sem laticínios, como os veganos, cuja presença aumentou nos últimos anos em todo o mundo.

Os tipos tradicionais de queijos que conhecemos são feitos de caseína, um tipo de proteína do leite obtida de animais como a vaca, cabra e ovelha. Durante a produção, um grupo de enzimas geradas no estômago dos animais, conhecidas como coalho, são adicionadas ao leite.

 

Por outro lado, queijos veganos ou vegetais são feitos de plantas, geralmente orgânicas e envolvem a consolidação da massa de proteínas de diferentes fontes vegetais, como soja, óleos vegetais solidificados, leveduras nutricionais e grãos.

Entretanto, como esse tipo de queijo não é submetido ao processo natural de maturação proteica, não possui o perfil de sabor de um queijo de leite envelhecido.

Benefícios do consumo de queijos veganos

Como vimos, os queijos veganos têm características próprias que os diferenciam dos queijos de origem animal. Além disso, brindam uma série de benefícios notáveis ​​que os tornam um alimento ideal para incluir em qualquer tipo de dieta.

  • O grande benefício que advém da escolha por esses produtos é que eles possuem uma quantidade muito menor de colesterol e gordura do que as alternativas de origem animal. Dessa forma, o risco de sofrer de obesidade, diabetes, problemas cardíacos e alguns tipos de câncer é reduzido.
  • Quanto às proteínas, os queijos veganos contêm 1 a 2 gramas por porção. Portanto, constituem uma boa contribuição proteica.
  • Outro dos benefícios notáveis ​​da ingestão de queijos vegetais é o alto teor de minerais, como fósforo e potássio, ambos necessários para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a manutenção dos músculos.

Quer receitas? Então leia: Queijo vegano saudável de abacate com orégano

Existem 3 grandes grupos de queijos veganos

queijos de origem vegetal
 

O primeiro dos queijos é composto de tofu. O tofu também é chamado de queijo vegano. Não passa de soja fermentada. Esta fermentação dá uma aparência de queijo vegano fresco com um alto nível de proteína.

Em segundo lugar, são os queijos à base de gordura de coco e amido (geralmente de batata). Estes queijos obtêm a textura característica dos queijos de origem animal.

E terceiro, queijos feitos à base de frutos secos. Os 2 frutos mais usados são a castanha de caju e as amêndoas. Como desvantagem, é muito difícil mascarar o sabor do caju ou da amêndoa, mas se você contornar esse problema, terá sabores originais.

Leia também: Como fazer tofu, o delicioso queijo de soja

Quantos tipos de queijos veganos existem?

Na Espanha e no Brasil, a variedade de queijos de origem animal é inumerável, com mais de 200 denominações. Entretanto, os queijos veganos só estão no mercado há algumas décadas, mas pouco a pouco as variedades estão crescendo. A seguir, damos uma lista de variedades de queijo vegano que você pode provar:

  • Queijo parmesão ralado
  • Muçarela vegana
  • Vegalloumi, o queijo para comer quente
  • Queijo Cheddar vegano
  • Queijo vegano defumado

Onde podem ser obtidos?

Os queijos veganos podem ser obtidos em lojas de alimentos “vegan friendly” e em lojas de produtos naturais e orgânicos, bem como em feiras e restaurantes veganos.

Então, gostou da nossa sugestão? Sendo assim, se você quiser preparar um delicioso queijo vegano, veja as receitas aqui mesmo no nosso site. E bom apetite!

 
  • Rojas Allende Daniela, Figueras Díaz Francisca, Durán Agüero Samuel. Ventajas y desventajas nutricionales de ser vegano o vegetariano. Rev. chil. nutr.  [Internet]. 2017  [citado  2019  Feb  14] ;  44( 3 ): 218-225. Disponible en: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-75182017000300218&lng=es.  http://dx.doi.org/10.4067/s0717-75182017000300218.
  • Brignardello J, Heredia L, Ocharán MP, Durán S. Conocimientos alimentarios de vegetarianos y veganos chilenos. Rev Chil Nutr 2013; 40(2): 129-134.
  • Guyomarc’h F, Nono M, Nicolai T, Durand D. Heat-induced aggregation of whey proteins in the presence of K-casein or sodium caseinate. Food Hydrocolloids. 2009;23(4):1103-1110.