
p>Em muitos países, as bolinhas de grão de bico são muito pouco conhecidas com este nome. É mais comum ser chamado de “falafel” ou almôndegas de grão-de-bico. E embora eles gozem de uma fama e uma rica história cultural, esta…
O tofu se encontra dentre as opções mais saudáveis em termos de ingredientes da cozinha atual. A alimentação vegetariana e vegana o pôs na moda e está se espalhando ao redor do mundo.
Fazer tofu é uma das alternativas saudáveis mais populares quando se trata de substituir alimentos tradicionais. Vegetarianos, veganos ou intolerantes à lactose encontram na soja uma opção de acordo com seus gostos e necessidades.
Dentro do leque de possibilidades também entra a coalhada de soja; o preparo de tofu em casa é uma tarefa relativamente simples e, de acordo com a receita, rápida.
A história do tofu tem seus pontos de inflexão no século VIII, quando este queijo navegou até o Japão. Inicialmente os japoneses batizaram como okabe. No entanto, até o ano de 1400 foi renomeado como tofu, cuja tradução literal não é outra se não coalhada de soja.
O interesse neste produto na Europa e na América não foi despertado até a segunda metade do século XX. Movimentos a favor de estilos de vida saudáveis começaram a destacar as várias vantagens que vêm incluídas com o consumo de soja.
Também influenciaram na disseminação da soja as variadas apresentações que podem ser alcançados. Foi assim que, progressivamente, cada vez mais e mais pessoas quiseram aprender como preparar o tofu.
O queijo de soja está dentro dos alimentos “especiais” que contêm os oito aminoácidos essenciais. Além disso, é fonte natural de proteínas, vitaminas e minerais. A lista inclui a vitamina B1, cálcio e ferro, bem como manganês, selênio, fósforo e zinco.
Da mesma forma, a soja é um alimento que ajuda o organismo com a tarefa de eliminar o colesterol ruim (LDL). Oferece fibra, bem como quantidades manejáveis de gorduras, carboidratos e calorias.
Alguns especialistas ressaltam a capacidade do tofu para reduzir os riscos de sofrer de câncer de mama. Também para aliviar alguns dos sintomas desagradáveis que podem ocorrer durante a menopausa.
Embora que sejam vários os nutrientes, é necessário comer tofu com moderação. O excesso pode desencadear quadros de cálculos renais, devido às grandes quantidades de oxalato que a soja contém.
Uma medida saudável é não consumir mais de quatro porções em uma semana.
Não deixe de ler: Leite de soja: Quais são seus benefícios?
Em supermercados e lojas naturistas você pode encontrar várias marcas de queijo de soja. São produtos com diferentes variedades, que vão desde o acabamento (mais cremoso ou mais firme) até um sabor intenso.
No entanto, nem sempre é necessário recorrer a uma marca enlatada. Inclusive, a maioria daqueles que aprendem a fazer tofu dentro de suas próprias cozinhas, dificilmente voltam a recorrer aos queijos comerciais.
Uma vez pronto, você vai dispor de um alimento muito versátil. Suas possibilidades envolvem desde acompanhamento para massas ou carnes até para rechear ou untar sanduíches; por outro lado, existem várias receitas que incluem esta forma de preparar o tofu entre seus componentes.
Recomendamos que leia também: Dieta vegana para atletas: o que considerar?