Como fazer tofu, o delicioso queijo de soja

· 12 de fevereiro de 2019
O tofu se encontra dentre as opções mais saudáveis em termos de ingredientes da cozinha atual. A alimentação vegetariana e vegana o pôs na moda e está se espalhando ao redor do mundo.

Fazer tofu é uma das alternativas saudáveis ​​mais populares quando se trata de substituir alimentos tradicionais. Vegetarianos, veganos ou intolerantes à lactose encontram na soja uma opção de acordo com seus gostos e necessidades.

Dentro do leque de possibilidades também entra a coalhada de soja; o preparo de tofu em casa é uma tarefa relativamente simples e, de acordo com a receita, rápida.

Acidentes afortunados

A história do tofu tem seus pontos de inflexão no século VIII, quando este queijo navegou até o Japão. Inicialmente os japoneses batizaram como okabe. No entanto, até o ano de 1400 foi renomeado como tofu, cuja tradução literal não é outra se não coalhada de soja.

O interesse neste produto na Europa e na América não foi despertado até a segunda metade do século XX. Movimentos a favor de estilos de vida saudáveis começaram a destacar as várias vantagens que vêm incluídas com o consumo de soja.

Também influenciaram na disseminação da soja as variadas apresentações que podem ser alcançados. Foi assim que, progressivamente, cada vez mais e mais pessoas quiseram aprender como preparar o tofu.

Os benefícios de incluir o tofu na dieta diária

O queijo de soja está dentro dos alimentos “especiais” que contêm os oito aminoácidos essenciais. Além disso, é fonte natural de proteínas, vitaminas e minerais. A lista inclui a vitamina B1, cálcio e ferro, bem como manganês, selênio, fósforo e zinco.

Da mesma forma, a soja é um alimento que ajuda o organismo com a tarefa de eliminar o colesterol ruim (LDL). Oferece fibra, bem como quantidades manejáveis de gorduras, carboidratos e calorias.

Alguns especialistas ressaltam a capacidade do tofu para reduzir os riscos de sofrer de câncer de mama. Também para aliviar alguns dos sintomas desagradáveis que podem ocorrer durante a menopausa.

Embora que sejam vários os nutrientes, é necessário comer tofu com moderação. O excesso pode desencadear quadros de cálculos renais, devido às grandes quantidades de oxalato que a soja contém.

Uma medida saudável é não consumir mais de quatro porções em uma semana.

Não deixe de ler: Leite de soja: Quais são seus benefícios?

Como fazer tofu em casa de uma forma simples

Em supermercados e lojas naturistas você pode encontrar várias marcas de queijo de soja. São produtos com diferentes variedades, que vão desde o acabamento (mais cremoso ou mais firme) até um sabor intenso.

Tofu na vasilha

No entanto, nem sempre é necessário recorrer a uma marca enlatada. Inclusive, a maioria daqueles que aprendem a fazer tofu dentro de suas próprias cozinhas, dificilmente voltam a recorrer aos queijos comerciais.

Ingredientes

  • 8 xícaras de leite de soja (2 litros)
  • 2 colheres de sopa de sulfato de cálcio (30 g)
  • 1 copo de água (200 ml)

Ingredientes opcionais

  • O suco de 1 limão
  • ½ cebola picada em pedaços pequenos
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 colher de chá de curry em pó (5 g)

Preparo

  1. Em primeiro lugar, esquente o leite de soja em fogo médio durante cinco minutos. Inclua os ingredientes adicionais que você deseja para variar o sabor da receita.
  2. Por outro lado, retire do fogo e adicione o sulfato de cálcio, diluído previamente no copo d’água. Misture bem e deixe repousar por 20 minutos
  3. Além disso, adicione a receita a um molde forrado com uma camada do queijo. Cubra e deixe descansar por 20 minutos. Passado esse tempo, estará pronto para ser consumido.
  4. Finalmente, para conservá-lo, coloque dentro de um recipiente com água e guarde na geladeira.  É recomendável consumir totalmente nas primeiras duas semanas após preparado.

O que fazer com tofu?

Uma vez pronto, você vai dispor de um alimento muito versátil. Suas possibilidades envolvem desde acompanhamento para massas ou carnes até para rechear ou untar sanduíches; por outro lado, existem várias receitas que incluem esta forma de preparar o tofu entre seus componentes.

Recomendamos que leia também: Dieta vegana para atletas: o que considerar?

Tofu em cubos

Refogado de tofu com vegetais

Ingredientes

  • 1 cebola média cortada em tiras
  • 1 xícara de cogumelos (150 g)
  • 2 pimentões cortados em tiras (verde e vermelho)
  • Óleo para fritar
  • 1 colher de chá de pimenta em pó (5 g)
  • Sal (a gosto)

Preparo

  1. Em primeiro lugar, corte o tofu em tiras.
  2. Por outro lado, frite as cebolas até ficarem transparentes.
  3. Além disso, adicione o tofu e espere até que comece a dourar.
  4. Logo depois, abaixe o fogo ao mínimo. Adicione à receita os cogumelos, o pimentão, a pimenta e o sal.
  5. Finalmente, mantenha no fogo por cinco minutos.