5 dicas para reduzir o colesterol no café da manhã

16 de janeiro de 2020
Para reduzir os níveis elevados de colesterol, devemos começar a tomar medidas desde a primeira hora do dia e tomar cuidado para que nossa dieta seja saudável e equilibrada.

Uma vez que somos diagnosticados com níveis elevados de colesterol, devemos começar a fazer certas mudanças em nosso estilo de vida e, principalmente, em termos de dieta. E qual melhor maneira de fazer isso do que procurar melhorar o café da manhã? Reduzir o colesterol logo no início da manhã pode ser muito simples e precisamos prestar atenção nos alimentos que escolhemos e nas combinações que fazemos.

Além de ser uma das refeições mais importantes do dia, geralmente consideramos que a manhã é um momento em que nosso corpo está mais disposto a receber e assimilar os nutrientes dos alimentos que decidimos consumir.

A seguir, vamos repassar alguns dos conselhos que os especialistas em saúde e nutrição geralmente dão sobre dieta e, especificamente, a primeira refeição do dia.

1. Aveia, um cereal muito completo

Aveia ajuda a controlar o colesterol

A aveia é um alimento muito completo que pode ajudar a regular os níveis de colesterol e, em geral, manter a boa saúde. Contém fibra solúvel, muito necessária para reduzir a lipoproteína que causa o LDL. Por sua vez, essa lipoproteína minimiza a absorção de colesterol na corrente sanguínea.

Combinar um prato de farinha de aveia com um pedaço de fruta, como uma banana e algumas nozes, permite obter um café da manhã tão simples quanto saudável.

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2. Comer gorduras saudáveis, como os abacates

Abacate para reduzir o colesterol no café da manhã
O Ômega-3 dos abacates ajuda a reduzir o colesterol no seu café da manhã.

Embora existam pessoas que tentam evitar o consumo de abacate quando estão com o colesterol alto, porque acham que é um alimento muito calórico e muito gordo, na realidade, não há motivos para isso.

Os abacates são uma fonte potente de nutrientes, bem como ácidos graxos monoinsaturados, ideais para manter os níveis de colesterol equilibrados. Além disso, o café da manhã com abacate será uma opção muito energética, ideal para saborear antes de ir treinar pela manhã.

3. Comer alho com limão para reduzir o colesterol

Combine alho e limão para reduziro coleterol no café da manhã
A combinação de alho e limão é um dos remédios clássicos para o colesterol no sangue.

A Fundação Espanhola do Coração (FEC) indica que o alho é um alimento recomendado dentro de uma dieta equilibrada e, apesar de não ser um antibiótico natural como se pensava, contribui para a boa saúde, no geral.

Embora o consumo diário de dentes de alho não tenha mostrado nenhum benefício específico para a saúde, há quem o consuma de várias maneiras (como a famosa cura do alho com limão), para cuidar de sua saúde cardiovascular.

A cura do alho com limão não tem base científica e, portanto, não é eficaz como remédio para a saúde cardiovascular. Portanto, se quisermos consumi-la, devemos fazer isso junto com um estilo de vida saudável, nunca como a única medida para cuidar de nós mesmos.

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4. Substituir as farinhas refinadas por integrais

Torrada de centeio com azeite para reduzir o colesterol
Comer pão rico em fibras ajuda a reduzir o colesterol no café da manhã.

É importante escolher bem o pão que vamos consumir. O melhor é sempre aquele que contém grãos integrais, ricos em fibras e sem farinhas refinadas. Especialistas em nutrição afirmam que a opção mais recomendada é aquela que contenha grãos integrais, seja rica em fibras e não contenha farinhas refinadas, como pão de centeio, por exemplo.

  • Para reduzir o colesterol evite, acima de tudo, o pão de forma.
  • Há especialistas que consideram que o pão de centeio é o que tem mais fibra e nutrientes no seu interior. É uma mistura de ferro e vitaminas do grupo B que cuidará para que nossos níveis de colesterol ruim sejam mantidos sob controle.
  • Para ter um café da manhã saudável e também reduzir o colesterol, nada melhor do que uma fatia desse pão com um toque de azeite virgem. Também é possível comer duas fatias de pão integral com ovos mexidos com presunto, além de um pedaço de fruta.
  • O azeite de oliva extravirgem é o que apresenta maior qualidade nutricional. Ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados (ácido oleico), vitamina E e fitoesteróis, todos compostos cardioprotetores.

5. Chá branco para reduzir o colesterol

Chá branco para reduzir o colesterol

Por conter antioxidantes, o chá branco é considerado uma bebida altamente recomendada para manter a saúde. E se for incluído no café da manhã regularmente, é possível apreciar melhor seus benefícios.

Lembre-se de que o chá branco por si só não poderá diminuir o colesterol ou fazer com seja equilibrado “automaticamente”. Portanto, devemos sempre incluí-lo como complemento, dentro de um estilo de vida saudável.

Nota final

Se você tiver dúvidas sobre como ter um café da manhã saudável para reduzir o colesterol, consulte um nutricionista. Esse profissional poderá te aconselhar adequadamente e também dar orientações para que você possa alcançar seus objetivos.

Lembre-se de que você deve evitar comer cereais açucarados, doces industriais e outros alimentos do mesmo tipo, pois não são realmente saudáveis e apenas nos prejudicam quando tentamos atingir nossos objetivos.

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