5 dicas para reduzir o colesterol no café da manhã

9 de maio de 2019
Para reduzir os níveis elevados de colesterol, devemos começar a tomar medidas desde a primeira hora do dia e tomar cuidado para que nossa dieta seja saudável e equilibrada.

Se você foi diagnosticado com colesterol alto, comece a fazer mudanças no seu café da manhã. Além de ser uma das refeições mais importantes do dia, é um momento em que nosso organismo é muito mais receptivo a certos alimentos.

O estômago vazio assimilará e absorverá nutrientes muito melhores, assim, com mudanças simples, você pode ajudar a reduzir o colesterol no café da manhã.

Se também fornecermos vitaminas, minerais e enzimas saudáveis, poderemos superar esse colesterol alto, que é perigoso para a nossa saúde. Portanto… Por que não seguir estas dicas simples para cuidar de nós mesmos um pouco melhor? São orientações simples, saudáveis ​​e deliciosas. Anote!

1. Aveia, o cereal perfeito para reduzir o colesterol

Aveia ajuda a controlar o colesterol

Aveia é um dos melhores alimentos para reduzir o colesterol no seu café da manhã. Segundo a Clínica Mayo, em Minnesota (Estados Unidos), a aveia é um dos melhores alimentos para reduzir o colesterol ruim ou o LDL.

  • A aveia contém fibras solúveis, muito necessárias para reduzir a lipoproteína que causa o LDL.
  • Por sua vez, esta lipoproteína minimiza a absorção de colesterol na corrente sanguínea.

Sugestão

É interessante saber que algo tão fácil quanto combinar um prato de aveia com um pedaço de fruta, como uma banana e algumas nozes, por exemplo, nos permite obter um remédio tão simples quanto eficaz para combater o colesterol.

Leia também: 6 hábitos alimentares que ajudam a cuidar da saúde do coração

2. Abacates, necessários para uma dieta saudável

Abacate para reduzir o colesterol no café da manhã

O Ômega-3 dos abacates ajuda a reduzir o colesterol no seu café da manhã. Surpreso por esta informação? Há muitas pessoas que tendem a evitar o abacate quando têm colesterol alto. Elas acham que é um alimento muito calórico e com muitas gorduras.

  • Os abacates são uma fonte potente de nutrientes, bem como ácidos graxos monoinsaturados, ideais para manter os níveis de colesterol equilibrados.
  • Se nos acostumarmos a consumir abacates em nossa dieta, cuidaremos da nossa saúde cardíaca, ao mesmo tempo em que reduziremos os níveis de colesterol ruim.

Sugestões

  • Prepare no café da manhã um pão integral com algumas fatias de abacate e tomate.
  • Além disso, você também pode cortar alguns pedaços de abacate e combiná-los em uma tigela com uma banana e um pouco de mel.

3. A cura de limão e alho para reduzir o colesterol

Combine alho e limão para reduziro coleterol no café da manhã

A combinação de alho e limão é um dos remédios clássicos para o colesterol no sangue.

A Fundação Espanhola do Coração (FEC) nos lembra que o alho é muito benéfico para a nossa saúde. Além de agir como um antibiótico natural, é diurético, depurativo, antisséptico e antibacteriano.

  • Algo tão simples quanto tomar um dente de alho pela manhã pode nos ajudar a reduzir o colesterol alto.
  • Além disso, há um remédio simples que pode ser igualmente útil: a cura do alho e do limão.

Como fazer a minha cura de alho e limão

Ingredientes

  • O suco de 1 limão
  • 1 dente de alho
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparo

  • É muito simples. Primeiramente, esquente um pouco o copo de água e, em seguida, adicione o suco de limão.
  • A primeira coisa que faremos é comer o dente de alho com o estômago vazio. Em seguida, vamos beber pouco a pouco o copo de água morna com limão.
  • Por fim, podemos fazê-lo entre duas e três vezes por semana.

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4. Torrada de centeio com azeite para reduzir o colesterol

Torrada de centeio com azeite para reduzir o colesterol

Comer pão rico em fibras ajuda a reduzir o colesterol no café da manhã. É importante que escolhamos bem o pão que vamos comer. O melhor é sempre aquele que contém grãos integrais, ricos em fibras e sem farinhas refinadas.

  • Para reduzir o colesterol evite, acima de tudo, o pão de forma. Além disso, se você quiser seguir uma dieta o mais saudável possível, não hesite: sua melhor opção é o pão de centeio.

É o pão que tem mais fibra e nutrientes no interior. É uma mistura requintada de ferro e vitaminas do grupo B que cuidará para que nossos níveis de colesterol sejam mantidos sob controle.

Por outro lado, e para desfrutar de um café da manhã saudável, nada melhor do que incluir nele uma fatia deste pão de centeio com um pouco de azeite de oliva extravirgem.

  • O azeite de oliva extravirgem é o que apresenta maior qualidade nutricional. É rico em ácidos graxos monoinsaturados (ácido oleico), vitamina E e fitoesteróis, todos compostos cardioprotetores.

Sugestões

É importante que em nosso café da manhã, além da fibra, seja incluída alguma proteína. Portanto, não hesite em combinar essa fatia de pão com uma fatia de peito de peru, por exemplo.

  • Os ovos, por outro lado, consumidos com equilíbrio e moderação também são adequados. Não tenha medo de incluí-los em seu café da manhã uma ou duas vezes por semana.

5. Chá branco para reduzir o colesterol

Chá branco para reduzir o colesterol

O chá branco tem inúmeras propriedades benéficas para controlar o colesterol. Você pode encontrar chá branco em qualquer loja natural. É, sem dúvida, a melhor bebida natural para reduzir nosso colesterol alto.

  • O chá branco possui propriedades hipocolesterolêmicas e possui alto poder antioxidante.
  • Além disso, esta bebida com uma longa tradição no Oriente, é desintoxicante e pode nos ajudar a acelerar o metabolismo para perder peso.

Aspectos que devemos considerar na hora de controlar o colesterol

O chá branco por si só não fará com que nosso colesterol se equilibre automaticamente.

Devemos seguir uma dieta equilibrada, onde evitamos gorduras saturadas e produtos industrializados para reduzir o colesterol no café da manhã.

Por fim, algo tão simples como cuidar do nosso café da manhã ao máximo, fará com que, pouco a pouco, colhamos bons resultados. Não hesite em tomar uma boa infusão de chá branco todas as manhãs.

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  • Clínica, G., Galega, S., & Interna, D. M. (2011). Lípidos , colesterol y lipoproteínas. Galicia Clínica | Socieda de Galega de Medicina Interna.