8 alimentos vegetais ricos em proteínas

06 Dezembro, 2018
Poderíamos dizer que as proteínas de origem vegetal são mais saudáveis do que as de origem animal, já que estas últimas contam com mais calorias e gorduras.
 

Os alimentos ricos em proteínas são muito importantes dentro da dieta de todas as pessoas, visto que intervêm em funções vitais para a saúde física e mental.

Apesar de todos os nutrientes serem necessários para o bem-estar do organismo, as proteínas desempenham um papel principal ao participar na atividade metabólica, da liberação de hormônios e da construção e fortalecimento dos músculos e dos ossos.

De fato, é uma das melhores fontes de energia que podemos oferecer ao corpo para manter um ótimo rendimento em cada um dos trabalhos diários.

Porém, muitos tendem a obtê-la a partir de alimentos de origem animal que, ainda que sejam saudáveis, contam com mais calorias, gorduras, e outras substâncias que nos fazem ganhar peso.

Felizmente, é um elemento que também está presente em muitos vegetais, os quais ajudam a variar a dieta para que não falte sua absorção diária.

Nesta ocasião queremos compartilhar em detalhe os 8 melhores para que você não deixe de adicioná-los em seu plano de alimentação.

Fontes vegetais de proteínas

1. Tofu

tofu cheio de proteínas

O tofu, um alimento obtido a partir da soja, é tradicional na dieta japonesa, tanto por seu sabor particular quanto por seu alto teor de nutrientes essenciais.

 

Conhecido também como “queijo de soja”, é valioso por seu significativo teor de proteínas de alta qualidade que, entre outras coisas, contribui para ganhar massa muscular.

Cada 100 gramas podem oferecer até 10 gramas de proteínas e só 110 calorias.

Contém isoflavonas e compostos antioxidantes que são benéficos para promover o equilíbrio hormonal, especialmente durante a menopausa.

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2. Quinoa

A quinoa é um alimento popular na América do Sul, principalmente em países como o Peru e a Bolívia.

Trata-se de um pseudocereal cujo teor nutricional oferece interessantes benefícios à saúde física e cognitiva.

A troco de pouquíssimas calorias, oferece quantidades importantes de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais que ativam o metabolismo e a força muscular.

Muitos consideram que é uma das melhores fontes de proteínas vegetais, não só porque contém uma boa dose mas porque, de quebra, oferece fibra, antioxidantes e outras substâncias benéficas para o organismo.

3. Leguminosas

leguminosas cheias de proteínas

As leguminosas são uma fonte vegetal de proteínas que todos podem adicionar à alimentação através de muitas receitas.

 

Seu consumo é recomendado para melhorar o rendimento esportivo e, de quebra, aumentar o ganho de massa muscular.

Devido ao seu teor de fibra, são benéficas para regular a flora bacteriana e impulsionar a atividade do intestino.

Este mesmo nutriente oferece um poder saciante que é bom para aqueles que estão tentando perder peso.

Possuem baixo índice glicêmico, contêm poucas caloriassão úteis para evitar os transtornos metabólicos que afetam a saúde.

Dentre os mais destacados estão:

  • As lentilhas
  • Os feijões
  • O grão de bico.

4. Agrião

Cada porção de 100 gramas de agrião pode oferecer até 3 g de proteína, além de fibras, antioxidantes e outros nutrientes essenciais que promovem o bem-estar de todo o corpo.

Seu consumo oferece um extra de energia ao corpo e, de quebra, fortalece a saúde articular, muscular e óssea.

5. Aspargos

aspargos cheios de proteínas

Conhecidos por seu efeito diurético e depurativo, os aspargos contêm uma mínima dose de proteínas que são saudáveis para o corpo.

Oferecem um aminoácido essencial conhecido como asparagina que, depois de absorvido, sintetiza a massa muscular e promove o equilíbrio do sistema nervoso.

 

Além disso, contribui para melhorar a secreção de insulina; o que é determinante para o processo que transforma os açúcares em energia.

6. Espinafre

Este maravilhoso vegetal verde é uma fonte muito saudável de aminoácidos essenciais, antioxidantes e vitaminas que contribuem para melhorar o funcionamento de muitos sistemas vitais do corpo.

Ademais, cada 100 gramas oferecem entre 5 e 7 g de proteína que, somadas a sua fibra e minerais, aumentam a força muscular e o rendimento físico.

7. Brócolis

Brócolis um vegetal com bastante proteínas

Em suma, adicionar esse vegetal é uma grande escolha para satisfazer as necessidades diárias de proteínas, fibras e minerais.

As porções de 100 gramas oferecem entre 2 e 3 g destes nutrientes; ou seja, 5% das quantidades diárias recomendadas (CDR) para os homens e 6% para as mulheres.

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8. Alface

A alface não só é conhecida por suas aplicações na cozinha, mas também por seu valor nutricional e medicinal.

Contém uma pequena quantidade de proteína que, adicionada à dieta regular, ajuda a cobrir as necessidades do corpo.

 

Além disso, é rica em fibra, antioxidantes e vitaminas essenciais; cuja absorção protege a saúde frente ao dano causado pelos radicais livres, bem como de outros agentes externos.

Por fim, há muitos alimentos vegetais que oferecem quantidades interessantes de proteína.

Por isso, inclua-os na refeição; inclusive com mais regularidade do que as fontes de origem animal, para fortalecer a sua saúde.