Receita de lasanha de batata-doce

A lasanha de batata-doce é uma receita vegetariana deliciosa, nutritiva e muito fácil de preparar. É possível fazer diversas variações, de acordo com as suas preferências.
Receita de lasanha de batata-doce

Última atualização: 13 fevereiro, 2019

Primeiramente, a lasanha de batata-doce é uma refeição vegetariana muito nutritiva e indiscutivelmente suculenta. Diferentemente da lasanha feita com massa ou berinjela, ela tem um toque doce que é extremamente agradável desde a primeira garfada. Por isso, se você ainda não experimentou nenhuma receita com batata-doce, aqui temos uma receita boa para começar.

A batata-doce também é conhecida como batata-da-terra ou jatica. Trata-se de uma raiz tuberosa comestível, de tamanho médio a grande, espessa e alongada, originária das regiões central e sul do continente americano. Foi identificado que seu cultivo mais antigo se deu onde hoje está o Peru.

Esse é um alimento consumido principalmente em Porto Rico, República Dominicana, México e em vários países do sul, como Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile e Brasil, devido à facilidade de cultivo dessa raiz e da sua proliferação. No entanto, seu consumo também se popularizou na Espanha, em Portugal e em várias regiões da Oceania, como a Nova Zelândia.

Sem dúvida alguma, a batata-doce é um alimento que permite o preparo tanto de receitas doces, como salgadas. Também há receitas com frango. Certamente, o que mais se valoriza é a sua qualidade nutricional, já que tem uma alta quantidade de vitaminas B2, C e E. Ela também é rica na pró-vitamina A, polifenóis e fibra.

Lasanha de batata-doce clássica

A receita que vamos compartilhar a seguir é a clássica lasanha de batata-doce. Assim, você conhecerá a base e os temos de cozimento para poder criar suas próprias variações. Em seguida, passaremos a receita de lasanha de batata-doce com pesto, outra opção deliciosa para provar.

Recomendamos que leia também: Uma deliciosa receita de lasanha de frango

Molho para lasanha de batata-doce

Ingredientes para 1 pessoa

  • 2 dentes de alho fresco
  • 4 pedaços de batata-doce (200 g)
  • ½ copo de creme de leite fresco (100 g)
  • 1 colher de sopa de queijo cheddar (20 g)
  • 1 colher de sopa de queijo parmesão (20 g)
  • Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
  • ½ copo de queijo para gratinar (100 g)
  • 1 colher de queijo de cabra semicurado (20 g)
  • Opcional: um ramo de manjericão, salsinha ou outras ervas frescas.

Preparação

  1. Em primeiro lugar, lave as batatas e descasque-as completamente. Corte-as em fatias (não muito finas). Reserve.
  2. Posteriormente, pré-aqueça o forno a 180 ºC enquanto prepara o creme.
  3. Logo, corte o queijo em pedaços pequenos.
  4. Por outro lado, para preparar o creme para a lasanha, despeje os pedaços de queijo em uma panela sobre fogo baixo, junto com os condimentos. Misture-os por cinco minutos. Em seguida, experimente a mistura para verificar o tempero e acrescente mais se achar necessário.
  5. Passados cinco minutos de cozimento, desligue o fogo.
  6. Além disso, coloque as fatias de batata-doce em um recipiente refratário e despeje o creme por cima. Você deve repetir o procedimento para cada camada. A ordem é: uma camada de batata-doce, um pouco de creme, outra camada de batata, outra de creme, e assim por diante.
  7. Logo, leve a lasanha ao forno por 30 a 45 minutos. A superfície deve ficar dourada e a batata-doce bem cozida. Para testar, enfie um palito e observe se ele sai seco ou úmido. Se o palito sair com facilidade e estiver ligeiramente úmido, a lasanha estará pronta.
  8. Posteriormente, retire-a do forno e jogue um pouco de pimenta-do-reino por cima. Se quiser, você pode acrescentar também manjericão, salsinha ou outras ervas frescas.
  9. Finalmente, sirva e experimente. Bom apetite!

Lasanha de batata-doce com pesto

Ingredientes para o pesto

  • 2 dentes de alho
  • 1 xícara de pinhões (100 g)
  • 3 xícaras de manjericão fresco (100 g)
  • 2 palitos de manteiga com sal (100 g)
  • 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (60 g)

Ingredientes para o creme

  • 2 folhas de louro
  • 1 cebola média
  • Noz-moscada (a gosto)
  • 3 copos de leite integral (600 ml)
  • ¾ xícara de farinha de trigo (100 g)
  • 2 porções de manteiga com sal (100 g)
  • 2 copos de caldo de legumes (400 ml)

Ingredientes para a lasanha

  • Uma pitada de pimenta-do-reino
  • ½ copo de ricota (100 g)
  • 1 xícara de queijo parmesão (200 g)
  • 20 folhas para lasanha
  • 8 pedaços de batata-doce (500 g)
Mulher colocando a lasanha de batata-doce no forno

Preparação

  1. Em primeiro lugar, corte a cebola em pedaços pequenos.
  2. Posteriormente, pré-aqueça uma frigideira em fogo médio por um minuto. Derreta os dois pedaços de manteiga e junte a cebola com as folhas de louro. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.
  3. Além disso, adicione a farinha, mexendo sempre para misturar bem com os outros ingredientes e acrescente o leite.
  4. Ademais, abaixe o fogo e acrescente o caldo de legumes. Não se esqueça de continuar mexendo.
  5. Deixe cozinhar por mais 5 ou 6 minutos e tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Depois, desligue o fogo e reserve.
  6. Por outro lado, misture os outros dois pedaços de manteiga com o manjericão, pinhão, queijo parmesão e o alho. A mistura deve ficar mais ou menos espessa, com uma consistência semelhante à de um purê. Quando estiver pronto, tempere a gosto.
  7. Logo, pré-aqueça o forno a 180 ºC.
  8. Então depois, unte um recipiente refratário com um pouco de manteiga e comece a distribuir as fatias de massa de lasanha. Cubra com um pouco de creme e pesto e, sem seguida, acrescente a batata e o queijo parmesão.

Montagem

  1. Posteriormente, separe um pouco de queijo parmesão para decorar a lasanha quando estiver pronta.
  2. Então, na camada superior, acrescente a ricota de maneira uniforme e leve-a ao forno por uma hora e meia, aproximadamente. Antes de retirar do forno, veja se ela está dourada e borbulhando.
  3. Finalmente, deixe esfriar em temperatura ambiente por 5 minutos antes de servir.

Em conclusão, a lasanha de batata-doce é um prato realmente suculento que vale a pena ser preparado. A culinária vegetariana pode surpreender de diversas maneiras (e todas deliciosas). Não pense demais e experimente essa delícia que você tanto merece!


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.