Remédio de manjericão e sálvia para depurar os rins

Graças às propriedades diuréticas do manjericão e da sálvia podemos depurar os rins para desfrutar de uma melhor saúde geral, promovendo a eliminação de resíduos.
Remédio de manjericão e sálvia para depurar os rins

Última atualização: 26 Fevereiro, 2021

Para manter uma boa saúde e prevenir doenças renais, é importante manter bons hábitos de vida e dentro deles, uma boa hidratação. Segundo a sabedoria popular, para complementar a hidratação é aconselhável incorporar algumas bebidas de plantas medicinais, como manjericão e sálvia. Essas duas plantas aromáticas podem ajudar a facilitar a função renal naturalmente.

Por que é importante ter uma boa função renal?

Como indicam os especialistas do National Institutes of Healthos rins contribuem para o equilíbrio de todo o organismo. Isso ocorre porque eles removem resíduos e excesso de líquido do corpo, bem como o ácido que as células produzem. Além disso, “eles mantêm um equilíbrio saudável de água, sais e minerais (como sódio, cálcio, fósforo e potássio) no sangue”.

Em suma, os rins se encarregam de filtrar várias substâncias – ajudando a eliminar aquelas que não são necessárias – e, com isso, manter o equilíbrio de todo o organismo. Portanto, sem uma boa função renal, não pode haver equilíbrio ou saúde.

Você precisa ajudar os rins a fazerem seu trabalho?

Apesar do que se costuma pensar, se os rins estiverem saudáveis, não precisam de mais ajuda do que os bons hábitos de vida podem proporcionar. Porém, auxiliar a hidratação com bebidas naturais pode ser benéfico, principalmente porque ajuda a evitar o consumo de bebidas industriais (refrigerantes, águas com sabores, chás, álcool, etc.).

O manjericão

O manjericão não é apenas uma planta aromática com a qual podemos preparar deliciosos molhos, saladas e massas. É também um remédio natural com propriedades digestivas e relaxantes que, segundo a sabedoria popular, podemos ter sempre à mão para beber em infusão ou para temperar.

Acredita-se que consumir manjericão regularmente em uma dieta balanceada ajuda a prevenir ou dissolver cálculos renais, bem como melhorar a função renal e aliviar as cólicas. Além disso, especialistas da Fundação Espanhola de Nutrição indicam que “suas propriedades terapêuticas incluem a estimulação do apetite e a facilitação da digestão”.

Você precisa ajudar os rins a fazerem seu trabalho?

A sálvia

A sálvia é uma planta medicinal cujo nome latino se origina da palavra ‘cura’. Nesse sentido, o próprio significado confirma as múltiplas propriedades de saúde que lhe são atribuídas na esfera popular.

Segundo um artigo publicado na Elsevier, “segundo a Comissão E alemã, as folhas apresentam atividade antibacteriana, fungistática e virostática. Também é adstringente e inibidor da transpiração”.

Por outro lado, há quem considere que esta planta aromática é excelente para cuidar dos rins graças às suas virtudes diuréticas e purificadoras. Ao consumi-la por um tempo, porém, facilitamos a manutenção do corpo através da eliminação de líquidos. Desta forma, também combatemos o inchaço, a inflamação e o edema.

Remédio de manjericão e sálvia

O seguinte remédio pode ser consumido quando você considera que deseja beber algo diferente e natural, sem cair nas bebidas industriais, que só contêm grandes quantidades de sódio e açúcar e que prejudicam muito a saúde renal.

*Se você estiver tomando qualquer tipo de medicamento continuamente, consulte seu médico antes de consumir qualquer remédio natural para evitar interações e reações adversas.

Ingredientes

  • 1 copo de água (200 ml)
  • 5 folhas frescas de sálvia (8 g)
  • 10 folhas frescas de manjericão (15 g)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Preparação

  • Para preparar este remédio precisamos que as plantas aromáticas sejam frescas. Desta forma, asseguramos que elas mantenham suas virtudes intactas.
  • Nós só teremos que bater, liquefazer ou triturar as folhas de manjericão e sálvia com a água.
  • Logo depois de obter uma mistura homogênea, vamos adoçar com o mel.

Modo de consumo

  • Para se beneficiar deste remédio, devemos tomá-lo ao acordar, em jejum, pelo menos meia hora antes do café da manhã.
  • Devemos preparar esta preparação medicinal todos os dias durante uma semana, sem conservar o remédio. Vamos prepará-lo todas as manhãs, e tomá-lo na mesma hora.
  • Além disso, podemos fazer esse tratamento regularmente, mas sempre durante uma semana.
  • Finalmente, recomendamos não fazer este tratamento natural sem supervisão médica se sofrermos de alguma doença, ou se fizermos uso de medicamentos.
Remédio natural
Dados anedóticos sugerem que as folhas de salva são úteis para neutralizar o odor dos pés.

Outras dicas

Para melhorar os efeitos desta depuração, devemos levar em conta as seguintes dicas:

  • Beba bastante água por dia, fora das refeições.
  • Reduza o consumo de sal e de produtos lácteos.
  • Aumente a ingestão de alimentos vegetais crus em cada refeição.
  • Pratique exercícios para acelerar o metabolismo e aumentar a transpiração. Desta forma, facilitamos a função renal.
  • Sempre cubra a área dos rins (entre a região lombar e a parte de trás), pois esses órgãos são muito sensíveis ao frio. Podemos aplicar calor com uma esteira ou bolsa de água, se precisarmos.

Assim, as virtudes do manjericão e da sálvia para a saúde são evidentes, principalmente a dos rins. No entanto, esse remédio não é em si um tratamento médico e nunca deve ser um substituto para ele. Em qualquer caso, é aconselhável consultar um médico sobre o possível consumo.

Pode interessar a você...
Desintoxique seus rins com um suco de cenoura e pepino
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Desintoxique seus rins com um suco de cenoura e pepino

Desintoxicar seus rins de forma regular ajudará a evitar complicações. Além disso, graças às propriedades das cenouras e pepinos, favorecemos a micção.

 



  • Opalchenova, G., & Obreshkova, D. (2003). Comparative studies on the activity of basil – An essential oil from Ocimum basilicum L. – Against multidrug resistant clinical isolates of the genera Staphylococcus, Enterococcus and Pseudomonas by using different test methods. Journal of Microbiological Methods.
  • Nash, R. J. (2002). Sage: The Genus Salvia. Phytochemistry.
  • U.S. Department of Health and Human Services. (2009). The Kidneys and How They Work. National Institutes of Health.