Dieta de 10 dias para desintoxicar seu corpo do açúcar

Embora no início seja difícil nos acostumarmos, uma dieta sem açúcar pode nos ajudar a melhorar muitas de nossas funções e a desintoxicar o organismo.

O organismo é um motor que tem como combustível todos os alimentos ingeridos através da dieta.

Se ingerimos quantidades de alimentos benéficos para o mesmo, ele funcionará em boas condições. No entanto, se consumirmos produtos não saudáveis, ele começará a ter problemas.

Observe esta analogia:

  • Existe um veículo em perfeitas condições. Ele funciona de maneira ótima no momento em que é abastecido com combustível diesel.
  • Apesar disso, chega um dia e o depósito é cheio com outro tipo de produto diferente.
  • O sistema do veículo começa a ter problemas e sua função ótima é perdida.

O exemplo apresentado é uma boa maneira de explicar o funcionamento do corpo dependendo do tipo de alimentos ingeridos.

Quando nos perguntamos se queremos que nosso “veículo” mais importante esteja sempre em perfeito estado para nos transportar pela vida, a resposta sempre será “sim”.

Ao falarmos dos produtos alimentícios consumidos regularmente na dieta, é preciso fazer uma menção especial ao açúcar.

Este ingrediente está presente em uma quantidade considerável de alimentos.

Cabe ressaltar que o açúcar é um dos produtos mais perigosos que existe no mundo. A ele está associado o surgimento de doenças como o câncer, a diabetes ou as doenças do coração, entre outras.

É neste momento que devemos fazer uma reflexão sobre este produto e a verdadeira necessidade de consumi-lo.

Dieta de Mark Hyman

Açúcar

Levando em conta o que mencionamos anteriormente, surgiu uma ideia com a finalidade de controlar os níveis de açúcar que devem ser consumidos durante a ingestão diária de alimentos.

Por sua vez, a intenção é desintoxicar o organismo do componente em questão.

O criador desta dieta foi o Dr. Hyman, que a batizou de “dieta de Mark Hyman”.

O objetivo principal da mesma é causar um efeito inverso ao do vício em açúcar. Assim, permitimos que o organismo não seja dependente dele, e eliminamos todos os excessos.

As seguintes são 10 ideias aplicadas pela dieta de Mark Hyman, as quais podem ser colocadas em prática em apenas 10 dias.

1. Assegurar-se de que esta é uma necessidade

A dieta é uma das práticas mais importantes do ser humano. Modificá-la é complexo, mas necessário, em prol da saúde do organismo.

Deve-se manter esta determinação sabendo que o corpo precisa se desintoxicar.

2. Tomar a decisão sem exceções

Assim como seu nome indica, neste passo devemos parar de uma vez e não consumir mais um único grama de açúcar.

Com isso fazemos referência a tudo que possa incluí-lo em seus componentes, em especial as guloseimas e os doces.

3. Nada de bebidas calóricas

As bebidas com índices calóricos altos são muitas, e as pessoas costumam consumi-las com bastante regularidade.

É o caso do café ou do chá açucarado, das bebidas isotônicas, dos refrigerantes e bebidas com gás, que injetam açúcar no organismo.

Estas bebidas são mais perigosas para o corpo em comparação com os alimentos sólidos.

4. Consumir proteínas

As proteinas ajudam a eliminar o açucar da dieta

O açúcar oferece energia ao organismo; no entanto, existem outros componentes muito melhores do que ele. É o caso das proteínas.

Elas são consideradas uma grande fonte de energia livre de carboidratos.

Recomenda-se incluir na dieta alimentos como os ovos, as oleaginosas, os peixes e o frango.

5. Carboidratos presentes em vegetais

O organismo precisa de uma certa quantidade de carboidratos, e alguns vegetais oferecem este componente.

Por isso, devemos incluí-los na dieta durante 10 dias consecutivos, já que esta é a melhor maneira de desintoxicar o organismo.

6. Gordura vegetal para combater o açúcar

A gordura proveniente de fontes vegetais é bastante saudável. Ela não causa ganho de peso, e contribui para combater o açúcar no sangue.

A melhor opção é incluir na dieta alimentos como o abacate, as nozes ou o óleo de coco.

7. Evitar a tentação

Pés inchados de açúcar

Estamos sempre rodeados de alimentos pouco saudáveis, doces ou fast food, entre outros.

Por isso é preciso ter à mão um pacote de emergência com produtos favoráveis à dieta. Os que nomeamos anteriormente podem servir.

8. Controlar a respiração para combater o estresse

Antes de cada refeição devem ser realizadas, pelo menos, cinco respirações profundas e lentas com a finalidade de modificar o metabolismo da gordura.

Isso relaxará o organismo e prevenirá a estimulação do cortisol.

9. Evitar hábitos que favorecem a inflamação

O problema das pessoas gira em torno de seus hábitos. Consumir glúten, lactose ou fumar são as principais causadoras da inflamação.

Quando o organismo apresente estes quadros, tende a se desequilibrar em relação ao açúcar no sangue.

10. Dormir bem

No momento de interromper as 8 horas mínimas de sono o organismo estimula o surgimento dos hormônios da fome. Por isso temos a necessidade de consumir grandes quantidades de açúcar quando nos levantamos.

Imagem principal cortesia de © wikiHow.com

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