Como alisar o cabelo sem causar danos?
Na luta diária com o cabelo, somos forçadas a usar e abusar da chapinha para modelá-lo. Isso proporciona uma imagem elegante e adequada para qualquer evento ou situação, mas é bom conhecer alguns conselhos para alisar o cabelo sem causar danos.
O uso excessivo de calor no cabelo pode ajeitá-lo e dar uma boa aparência, mas… A que preço?
Continue lendo e aprenda dicas simples que ajudarão a não destruir o cabelo com as famosas chapinhas.
Conselhos na hora de alisar o cabelo sem causar danos
- Primeiro e mais importante é que o cabelo deve estar seco na hora de alisá-lo. Use o secador na potência média. Pode demorar um pouco mais, mas seu cabelo vai agradecer.
- Além de ser uma escolha saudável para o cabelo, é bom mudar de visual durante a semana, variando os estilos. Isso aliviará o cabelo do contínuo alisamento e do calor.
- A temperatura também é importante, já que muitas vezes, e mais ainda estando em apuros, será mais seguro usar o máximo calor. Isso facilitará o alisamento, mas logo os danos serão evidentes.
- Lembrar, pelo menos uma vez por mês, de realizar um tratamento de restauração do cabelo de acordo com o seu tipo e, mais ainda, se usar calor nele.
- É melhor cortar as pontas secas, que também deixam os fios pouco atraentes, para permitir o crescimento saudável do cabelo.
Leia também: Queda de cabelo: causas, dicas e remédios caseiros
Mais conselhos na hora de alisar o cabelo sem causar danos
- Também seria interessante usar, antes do alisamento, um produto que proteja o cabelo do calor, que o deixará um pouco úmido. Seque bem o cabelo e logo depois realize o procedimento.
- Antes de começar o alisamento, deve-se desembaraçar totalmente o cabelo. Caso contrário, aparecerão grandes fios entrelaçados que poderão se esticar e quebrar.
- Separe o cabelo com uma pinça em pequenas seções, de modo que o alisamento fique homogêneo.
- Outro fato importante. Os cabelos pintados são mais propensos a danos e os cuidados deverão ser redobrados para não estragá-los.
- Também certificar-se de que a chapinha usada seja de boa qualidade, pois, infelizmente, escolher o barato pode se tornar bem caro.
Últimas considerações na hora de alisar o cabelo sem causar danos
Além das dicas acima, é interessante saber que a alimentação também define o estado de saúde do cabelo. Uma dieta de má qualidade unida ao uso indiscriminado do calor nos cabelos será uma combinação altamente prejudicial.
O consumo da quantidade necessária diária de água também mantém o cabelo saudável.
Abaixo listamos os nutrientes necessários para deixar o cabelo radiante e forte e em quais alimentos podem ser encontrados.
- Ferro: espinafre, agrião, frango, peixe, carne de porco, etc.
- Ômega 3: sardinhas, atum, nozes, espinafre e morangos.
- Zinco: peixe, carne, ovos e queijo.
- Selênio: alho, cebola, ameixas, melões, uvas.
- Vitamina A: fígado, ovos, cenoura, amêndoas.
- Vitamina B: produtos lácteos, frutas, peixes, carne vermelha, ovos.
- Vitamina C: acerola, goiaba, kiwi, pimentão-vermelho, mamão, laranja e espinafre.
- Ácido fólico: grão-de-bico, fígado, lentilha, abacate, tomate e banana.
Se o seu cabelo for muito seco, sem brilho e quebradiço, a critério de um médico, será possível incluir suplementos que contenham os nutrientes necessários. Assim, o cabelo poderá ser exibido no seu maior esplendor.