Água de rosas: elaboração e seus maravilhosos benefícios
A água de rosas contém, em sua delicada e embriagadora essência, segredos de saúde e beleza mais antigos e excitantes.
Já na Índia e nos países árabes, a água de rosas era utilizada como um remédio básico para rejuvenescer a pele, para ritos religiosos e também nas refeições.
Suas propriedades são inumeráveis, por isso, ensinaremos hoje a como conseguir de modo simples uma delicada e maravilhosa água de rosas para utilizar diariamente na sua pele.
Benefícios gerais
- Digestivos: incluir as pétalas das rosas em nossas refeições ajuda a limpar o intestino e a aliviar a prisão de ventre. Pode-se usar nas saladas e, inclusive, em um delicioso chá de rosas.
- Propriedades adstringentes: a infusão de rosas ajuda na inflamação ocular, aliviando de imediato.
- Propriedades respiratórias: utilize o fruto das rosas para melhorar gripes e resfriados. O fruto fica na planta quando a rosa seca. Cozinhe com água fervendo, com as sementes incluídas, depois coe o conteúdo e beba duas xícaras diárias.
- Propriedades para a pele: graças a água de rosas e suas incríveis propriedades, obtemos grandes benefícios na cicatrização da pele, na prevenção do envelhecimento da pele e na solução de qualquer ferida tópica.
Leia também: Mel para gripes e resfriados. Natural e eficiente!
Propriedades
- Anti-inflamatória e descongestionante: os sinais de cansaço depois de um longo dia são aliviados por esse tônico perfumado. Se você usar a água de rosas pela manhã, por exemplo, verá como as olheiras diminuem.
- Alivia a dor de cabeça: umedeça compressas ou panos e aplique-os na testa.
- Alto conteúdo de vitamina C: a vitamina C é perfeita para sintetizar o colágeno e proteger o corpo dos radicais livres que provocam o envelhecimento.
- Relaxante.
- Suaviza as manchas, as estrias e as rugas.
- Previne a queda de cabelo, melhorando o fluxo sanguíneo e fortalecendo os folículos pilosos.
- Graças à vitamina B, E, taninos e à pectina, a água de rosas se converte em um tônico ideal para limpar a pele e firmá-la.
- Suas propriedades antibacterianas e cicatrizantes fazem da água de rosas uma aliada indispensável para as aftas, as úlceras cutâneas e a acne.
Elaboração da água de rosas
Ingredientes
- Meio quilo de pétalas de rosas
- Uma panela com tampa
- Meio litro de água destilada
- Uma garrafa de cristal com tampa hermética
Modo de preparo
- Comece selecionando as pétalas das rosas: normalmente, as rosas vermelhas e as rosas de cor rosa são as com melhor fragrância. Selecione meio quilo, é uma quantidade adequada. Nota importante: se for você a fazer a colheita das rosas, faça pela manhã; é quando elas apresentam mais propriedades.
- Agora, encha a panela com meio litro de água destilada. A água destilada sempre é melhor para fazer estes tópicos para a pele e para o uso físico. Você não terá problema em encontrá-la nos supermercados. Uma vez cheia a panela, inclua também o meio quilo de pétalas de rosas e coloque em fogo alto.
- Este é o passo mais importante. Quando a água começar a ferver, abaixe o fogo. O vapor não deve escapar, porque é exatamente o vapor que contém os óleos essenciais das rosas, o que mais apresenta propriedades. Deixe com o fogo baixo por uns 10 minutos ou mais, e depois desligue.
- Deixe na panela por uma hora ou mais, como se fosse uma infusão.
- Quando todo o vapor diminuir, passe todo o conteúdo da panela por um filtro, de modo que fique apenas a água das rosas.
- Em seguida, coloque a água na garrafa de cristal, feche bem e deixe na geladeira. Comece a usá-la no dia seguinte. O frescor da água de rosas servirá como um tônico perfeito para a sua pele; descongestiona, tonifica e cicatriza. É um remédio simples e muito benéfico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Boskabady MH, Shafei MN, Saberi Z, Amini S. Pharmacological effects of rosa damascena. Iran J Basic Med Sci. 2011 Jul;14(4):295-307.
- Duroux R, Mandeau A, Guiraudie-Capraz G, Quesnel Y, Loing E. A Rose Extract Protects the Skin against Stress Mediators: A Potential Role of Olfactory Receptors. Molecules. 2020 Oct 16;25(20):4743.
- Iran J Basic Med Sci. 2011 Jul-Aug; 14(4): 295–307. Pharmacological Effects of Rosa Damascena.
- Jo S, Jung YS, Cho YR, Seo JW, Lim WC, Nam TG, Lim TG, Byun S. Oral Administration of Rosa gallica Prevents UVB-Induced Skin Aging through Targeting the c-Raf Signaling Axis. Antioxidants (Basel). 2021 Oct 22;10(11):1663.
- Lee MH, Nam TG, Lee I, Shin EJ, Han AR, Lee P, Lee SY, Lim TG. Skin anti-inflammatory activity of rose petal extract (Rosa gallica) through reduction of MAPK signaling pathway. Food Sci Nutr. 2018 Oct 25;6(8):2560-2567.
- Pullar JM, Carr AC, Vissers MCM. The Roles of Vitamin C in Skin Health. Nutrients. 2017 Aug 12;9(8):866.
- Rasheed HM, Khan T, Wahid F, Khan R, Shah AJ. Chemical Composition and Vasorelaxant and Antispasmodic Effects of Essential Oil from Rosa indica L. Petals. Evid Based Complement Alternat Med. 2015;2015:279247.
- Thring TS, Hili P, Naughton DP. Antioxidant and potential anti-inflammatory activity of extracts and formulations of white tea, rose, and witch hazel on primary human dermal fibroblast cells. J Inflamm (Lond). 2011 Oct 13;8(1):27.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.