Logo image
Logo image

Os 10 melhores alimentos para limpar as artérias e veias

4 minutos
Embora todas as frutas vermelhas sejam ricas em antioxidantes, o romã possui a maior quantidade. Ao limparmos as artérias e veias, também prevenimos a arteriosclerose.
Os 10 melhores alimentos para limpar as artérias e veias
Carlos Fabián Avila

Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila

Última atualização: 23 agosto, 2022

Desde sempre, a alimentação possui um papel muito importante em nossa saúde, seja para o bem ou para o mal. Existem determinados alimentos que, com o passar do tempo, podem obstruir as artérias, causando problemas de circulação e doenças cardiovasculares que podem levar à morte. No entanto, também existem alimentos que ajudam a limpar as artérias e veias que, ao serem incluídos na dieta, podem nos ajudar a prevenir um grande número de doenças.

De acordo com as pesquisas, a arteriosclerose é uma das doenças que causa mais mortes anualmente em todo o mundo. Esta doença é um problema bastante complexo que provoca autoimunidade, infecções, incompatibilidades, entre outros. Mas, além da arteriosclerose, quando as artérias e as veias se obstruem, também pode ocorrer hipertensão e doenças do coração.

Levando em consideração a importância de uma boa alimentação para prevenir todas estas doenças, a seguir compartilharemos os 10 melhores alimentos para limpar as artérias e veias.

Alho

Some figure

É o número um dos alimentos para promover a limpeza arterial, pois possui propriedades antioxidantes muito poderosas que têm a capacidade de combater os radicais livres do nosso corpo e, ao mesmo tempo, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim e aumenta os níveis de colesterol bom. Este ótimo benefício melhora o fluxo sanguíneo e ajuda a combater a hipertensão.

Aveia para limpar as artérias e veias

Este alimento é recomendado especialmente para iniciar o dia, pois além de promover a boa digestão, também nos proporciona energia para o restante do dia. Entre os grandes benefícios de consumir aveia, está seu poder de reduzir a habilidade do colesterol de se fixar nas paredes das artérias, evitando assim o desenvolvimento da arteriosclerose e problemas do coração.

Maçã

Some figure

As maçãs possuem uma substância chamada pectina, que é uma fibra que se une com o colesterol, como foi explicado por Liz Applegate, Ph.D, membro da faculdade e diretora de nutrição esportiva na Universidade da Califórnia em Davis. Além do mais, as maçãs contêm flavonoides que podem reduzir em até 50% o risco de sofrer um problema do coração.

Peixe para limpar as artérias e veias

O peixe azul é uma fonte rica de ácidos graxos ômega 3, que são as denominadas “gorduras boas” que o nosso organismo precisa para funcionar em perfeitas condições e limpar as artérias e veias. Entre os peixes recomendados, podemos encontrar: o salmão, a cavala, o atum, a truta, o arenque e as sardinhas.

Cúrcuma

Some figure

Um dos princípios ativos da cúrcuma, chamado de curcumina, vem dando excelentes resultados como cardioprotetor. As pesquisas conseguiram determinar que graças a isto, a cúrcuma pode evitar o dano nas artérias associados com a obstrução.

Espinafre

Esta hortaliça de folhas verdes é rica em vitaminas A e C, que de acordo com pesquisas, podem prevenir a oxidação do colesterol e problemas como a arteriosclerose.

Leia também: Água de alpiste e canela, um remédio para limpar as artérias

Oleaginosas

Some figure

As oleaginosas também são boas aliadas para evitar a obstrução das artérias e estimular sua limpeza. Esta maravilhosa propriedade se deve ao conteúdo de gorduras monoinsaturadas e ácidos graxos ômega 3 que elas possuem, que é a chave para a saúde arterial. Entre as oleaginosas recomendadas, podemos encontrar: as avelãs, as amêndoas, as nozes e o amendoim.

Azeite de oliva

O azeite de oliva extravirgem tem muitas propriedades para a saúde e, entre elas, está incluída sua capacidade de prevenir as doenças do coração. Este alimento é uma gordura monoinsaturada, com menos chances de se oxidar, o que evitará que o colesterol oxidado e se fixe nas paredes das artérias.

Tomates

Some figure

Os tomates possuem uma fonte significativa de licopenos, que é um antioxidante que evita que o colesterol ruim se fixe às paredes arteriais. De acordo com as pesquisas, o consumo diário de tomate reduz significativamente o risco de formação de placas nas artérias.

O suco de romã ajuda a limpar as artérias e veias

Está cientificamente comprovado que o suco de romã possui mais níveis de antioxidantes que outros sucos como o de amoras, mirtilos e laranja. Graças a esta propriedade, o suco de romã também se mostrou muito eficaz no tratamento do dano nas artérias, chamado de arteriosclerose, em um estudo que foi realizado com cobaias.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Pérez-Jiménez, F., Ros, E., Solá, R., Godás, G., Pérez-Heras, A., Serra, M., … nombre del Grupo de Unidades de Lípidos de la Sociedad Española de Arteriosclerosis, E. (2006). Consejos para ayudar a controlar el colesterol con una alimentación saludable. Clin Invest Arterioscl. http://doi.org/10.1016/S0214-9168(06)73670-1
  • Avci A1, Atli T, Ergüder IB, Varli M, Devrim E, Aras S, Durak I. Effects of garlic consumption on plasma and erythrocyte antioxidant parameters in elderly subjects. Gerontology. 2008;54(3):173-6. doi: 10.1159/000130426. Epub 2008 May 7.
  • Kapil, V., Milsom, A. B., Okorie, M., Maleki-Toyserkani, S., Akram, F., Rehman, F., … Ahluwalia, A. (2010). Inorganic nitrate supplementation lowers blood pressure in humans: Role for nitrite-derived no. Hypertension. http://doi.org/10.1161/HYPERTENSIONAHA.110.153536
  • Periago, M. J., Martinez-Valverde, I., & Ros, G. (2001). Propiedades químicas, biológicas y valor nutritivo del licopeno. Anales de Veterinaria.
  • Covas, M.-I., De La Torre, R., & Fitó, M. (2014). Scientific evidence of the benefits of virgin olive oil for human health. Medicina Balear. http://doi.org/10.3306/MEDICINABALEAR.29.02.39
  • Lavie, C. J., Milani, R. V., Mehra, M. R., & Ventura, H. O. (2009). Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids and Cardiovascular Diseases. Journal of the American College of Cardiology. http://doi.org/10.1016/j.jacc.2009.02.084
  • Srivastava, G., & Mehta, J. L. (2009). Currying the heart: Curcumin and cardioprotection. Journal of Cardiovascular Pharmacology and Therapeutics. http://doi.org/10.1177/1074248408329608
  • Meydani, M. (2009). Potential health benefits of avenanthramides of oats. Nutrition Reviews. http://doi.org/10.1111/j.1753-4887.2009.00256.x

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.