Água de alpiste e canela, um remédio para limpar as artérias

26 Janeiro, 2020
É muito importante comprar sementes de alpiste aptas para o consumo humano, uma vez que nem todas podem ser ingeridas e não têm as mesmas propriedades. Além disso, para limpar as artérias, devemos cuidar da nossa alimentação.

Consumir uma dieta rica em gorduras saturadas, pode aumentar os níveis de colesterol e obstruir as artérias. Por isso, é necessário melhorar os hábitos alimentares e seguir as indicações do médico. Dentro da dieta, inclua preparações naturais, como a água de alpiste e canela.

Nesse caso, comer de forma saudável equivale a reduzir o consumo de gorduras saturadas, escolher alimentos naturais e frescos, ricos em fibra (como as verduras, hortaliças e frutas), minimizar o consumo de sal e açúcar, comer carnes magras sem pele e beber bastante água ao longo do dia.

O que são as artérias?

As artérias são os vasos responsáveis ​​pelo transporte de sangue pelo corpo humano. Um dos problemas circulatórios mais comuns é a obstrução arterial que pode acarretar sérias consequências.

Os sintomas do bloqueio das artérias podem ser realmente incômodos e preocupantes em certos casos. Entre os mais comuns, encontramos:

  • Cansaço
  • Dor no peito
  • Retenção de líquidos
  • Problemas respiratórios

Leia também: Os 5 melhores remédios caseiros para limpar as artérias obstruídas

O que causa a obstrução das artérias?

Limpar as artérias

As artérias podem ser obstruídas por vários fatores, embora o mais importante seja a dieta. Uma dieta não saudável (rica em açúcar, sal, gorduras trans e saturadas), aumentará os níveis de colesterol e pode levar à hipertensão, aterosclerose, obesidade e outros problemas de saúde.

Por outro lado, o estresse crônico, o tabagismo, o alcoolismo são fatores de risco comuns (e importantes) a serem considerados.

Os especialistas da Associação Espanhola de Enfermagem em Cardiologia (AEEC) esclarecem que a oclusão coronariana é o bloqueio completo do fluxo sanguíneo através de uma das artérias coronárias, geralmente como resultado da aterosclerose coronariana.

Como evitar o entupimento das artérias?

Para evitar o entupimento das artérias, a melhor coisa a fazer diariamente é seguir uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos (pelo menos 30 a 40 minutos por dia) e evitar o consumo de álcool e tabaco.

Os especialistas da Fundação Espanhola do Coração disponibilizam ao público em geral e pacientes com doenças cardiovasculares, um decálogo para levar uma vida saudável que pode servir de referência.

Dentro de uma dieta equilibrada, há quem considere que pode incluir preparações naturais, como a próxima bebida que vamos comentar: a água de alpiste e canela.

Receita da água de alpiste e canela

Água de alpiste e canela

O alpiste para consumo humano é um alimento que foi incluído recentemente nas dietas de pacientes com diabetes e hipertensão, pois existe a hipótese de que possa contribuir para a regulação dos níveis de glicose e colesterol no sangue.

Uma das maneiras pelas quais está sendo usada é através da elaboração de uma bebida, comumente chamada de “água de alpiste e canela”, que é uma bebida vegetal caseira, sem adição de açúcar.

Mesmo se não houver evidências suficientes de que o alpiste possa contribuir com a saúde nos termos indicados acima, está provado que a canela pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Isso seria benéfico para as artérias entupidas.

A Fundação Espanhola de Nutrição indica que a canela contém proteínas, ferro, cálcio, zinco, potássio, selênio, vitaminas B6, C, fenóis e aldeídos.

Para preparar a água de alpiste e canela, você precisará de:

Ingredientes

  • ½ colher de sopa de sementes de alpiste (7 g)
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 pau de canela

Como fazer

  • Primeiro, aqueça a água.
  • Quando ferver, adicione as sementes de alpiste e deixe em infusão por 5 minutos.
  • Em seguida, adicione a canela e deixe ferver por 10 minutos.
  • Após o tempo indicado, remova a infusão do fogo e deixe esfriar.
  • A bebida deve ser ingerida quando estiver em temperatura ambiente.

Nota final

Você pode beber água de alpiste e canela com moderação ao longo do dia e sempre como complemento de um estilo de vida saudável. Nunca a utilize para substituir as refeições principais nem os medicamentos receitados pelo seu médico.