Canela, o remédio caseiro contra a diabetes por excelência

· 9 de janeiro de 2019
Embora a canela possa ser muito eficaz no controle da diabetes, se estivermos seguindo um tratamento médico, devemos consultar o especialista antes de consumi-la, pois pode haver efeitos adversos.

A canela é uma especiaria que se obtém da casca da árvore conhecida como Cinnamomum verumÉ um ingrediente medicinal e gastronômico que, durante centenas de anos, fez parte da alimentação dos seres humanos.

Hoje em ainda continua vigente como um complemento perfeito para dar sabor e aroma especial às comidas. Além disso, também é usada como base para o preparo de remédios caseiros.

De fato, devido ao seu alto teor de nutrientes e princípios ativos, é aproveitada como aliada para controlar os níveis de glicose no sangue de pacientes com diabetes.

Embora sejam necessárias mais evidências científicas para comprovar estes efeitos, seu consumo regular pode trazer benefícios interessantes no controle desta doença.

O que é a diabetes?

O que é a diabetes?

A diabetes mellitus é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de açúcar no sangue. Agrupa uma série de transtornos que impedem que o organismo utilize a glicose de forma correta.

A glicose é uma substância que, em certa medida, é necessária para a saúde. No entanto, quando não processada adequadamente, sua retenção no sangue produz um impacto negativo em todo o organismo. Há diferentes tipos de diabetes:

  • Tipo 1
  • Tipo 2
  • Pré-diabetes
  • Gestacional

Causas da diabetes

A diabetes se origina quando o corpo perde sua capacidade para utilizar a insulina, ou quando reduz sua produção no pâncreas.

  • A diabetes tipo 1 não tem uma causa exata. Seu desenvolvimento se relaciona com descontroles no sistema imunológico e deterioração das células que produzem insulina.
  • Tanto a diabetes tipo 2 como a pré-diabetes se originam pela resistência à insulina ou à baixa produção da mesma.
  • No caso da diabetes gestacional, há fatores hormonais que se associam com a resistência das células à insulina.

Fatores de risco

Certos fatores se relacionam com o aumento do risco de diabetes. Os mais comuns são:
  • Antecedentes familiares.
  • Sobrepeso, obesidade e sedentarismo.
  • Presença de células nocivas no sistema imunológico.
  • Níveis anormais de colesterol e triglicerídeos.

Leia também: Quais são os 8 sintomas iniciais da diabetes?

Porque utilizar canela para o tratamento da diabetes?

Porque utilizar canela para o tratamento da diabetes?

A canela é uma especiaria que pode ajudar a controlar a diabetes de forma progressiva. Embora não se trate de uma cura milagrosa ou algo similar, sua inclusão na dieta regular pode ser um grande apoio para regular a glicose do sangue.

Assim foi possível comprovar em um estudo publicado em 2003. Nele participaram 60 pacientes com diabetes do tipo 2, cada um recebeu um acréscimo de entre 1 e 6 gramas de canela em sua alimentação diária.

  • Depois de 40 dias de tratamento e pesquisa, os níveis de glicose no sangue destas pessoas haviam diminuído entre 18% e 29%.
  • Os resultados também determinaram que a inclusão de canela na dieta pode diminuir os fatores de risco relacionados com a diabetes e os problemas cardiovasculares. Isso devido ao fato de que a especiaria reduziu os níveis de triglicerídeos, colesterol ruim (LDL) e colesterol total em pacientes com diabetes tipo 2.

Pode te interessar: As 10 incríveis propriedades da canela para a saúde

Como preparar a canela para o controle da diabetes?

Como preparar a canela para o controle da diabetes?

Há vários tipos de canelas. No entanto, neste caso em particular, é recomendável usar a variedade do Ceilão (Cinnamomum Zeylanicum).

É importante moderar a dose diária, já que o consumo excessivo da especiaria pode causar efeitos contrários.

  • 3 ou 4 gramas de canela diariamente são o suficiente para obter seus benefícios.

Muitas pessoas preferem consumi-la em suas bebidas e sobremesas. Apesar dessas opções serem válidas, como remédio é melhor prepará-la em chá.

Ingredientes

  • Meia colher de chá de canela em pó (2 g)
  • Uma xícara de água (250 ml)

Preparo

  • Coloque a canela em pó em uma xícara de água fervendo e cubra a bebida.
  • Depois de 5 a 10 minutos, filtre-a com um coador fino.

Modo de consumo

  • Ingira uma xícara de infusão em jejum e repita seu consumo no meio da tarde.

Atenção:

Consulte o médico antes de ingerir este remédio se você estiver tomando medicamentos para a diabetes.

A diabetes é uma doença complexa que não tem cura. Apesar disto, os pacientes podem ter em estilo de vida normal se melhoram seus hábitos diários.

É fundamental que, além de aproveitar as virtudes da canela, você também vigie sua alimentação. Para não sofrer complicações, é essencial excluir por completo as fontes de açúcares refinados.