Receitas que te ajudarão a melhorar a circulação

Você sabia que os frutos secos contêm ácidos graxos que nos ajudam a reduzir o colesterol e os triglicérides? Além disso, eles fazem com que o sangue flua melhor, minimizando o risco de coágulos.
 Receitas que te ajudarão a melhorar a circulação

Última atualização: 28 janeiro, 2021

Muitas pessoas sofrem problemas de circulação e se veem obrigadas a tomar medicamentos ou suplementos naturais, mas, no entanto, é mais natural tentar combater este problema com a alimentação.

Existem alimentos como o alho, a laranja ou o mamão. E plantas como o alecrim, o gengibre ou o açafrão, que te ajudarão a melhorar a circulação progressivamente.

Por isso, neste artigo propomos algumas receitas originais e deliciosas para que você desfrute destes ingredientes e, além disso, sua saúde se beneficie deles. Confira.

Creme de abóbora e açafrão

A abóbora reduz a absorção de gorduras nas artérias e deste modo a possibilidade delas se aderirem aos vasos. Além disso, possui uma textura excelente para preparar um creme, e será o ingrediente principal desta receita.

Ao cozinhar a abóbora, adicione o açafrão em pó, uma especiaria típica da Índia que cada vez mais vem sendo utilizada, graças as suas propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.

Neste caso, o açafrão ajudará a manter a fluidez do sangue. Quando o creme estiver pronto adicione algumas sementes de abóbora, que são ricas em vitamina E. Esta vitamina protege os tecidos do corpo e, além disso também torna o sangue mais fluido, o que ajudará a prevenir os coágulos.

Creme de abobora para melhorar a circulação

Vitamina de laranja, mamão e gengibre

Uma vitamina doce e exótica que ajudará a melhorar a circulação e também a aumentar as defesas do corpo. A laranja e o mamão trazem vitamina C, o que fortalece as paredes capilares e evita a acumulação de placas de gordura no sangue.

Além disso, o outro ingrediente, o gengibre, é uma especiaria que estimula a circulação em geral. Se for adicionado a esta batida ajudará também na absorção de nutrientes e oxigênio pelo estômago.

Assim, o sangue obterá os nutrientes que precisa para circular por todo o corpo. Bata todos os ingredientes com água e adoce com mel, xarope de agave ou de cana de açúcar.

Sucos naturais que ajudam a melhorar a circulação

Pesto de rúcula com alecrim

Um molho original para nosso macarrão ou arroz. Consiste em preparar um pesto de rúcula aromatizado com alecrim fresco. Assim, triture os seguintes ingredientes:

  • 50 ml de azeite de oliva extra virgem
  • 2 dentes de alho cru
  • Uma colher rasa de sal
  • 100 g de rúcula fresca
  • Uma pitada de alecrim fresco
  • Dois punhados de pinhão ou nozes cruas

O alecrim é um grande remédio interno e externo para a circulação. E o alho ajuda a limpar o sangue e evitar a acumulação de placas de gordura. A textura tem que ser sólida mas cremosa.

Suco picante de tomate

O tomate é uma hortaliça rica em licopeno, um nutriente antioxidante que estimula a circulação do sangue e ajuda a prevenir problemas cardíacos.

A pimenta caiena é um tempero que usamos em pequenas quantidades porque é muito picante, mas se utilizada com moderação ajudará também a potenciar a circulação e a tornar o sangue mais fluido.

Bata o tomate maduro bem descascado e, em seguida, adicione um pouco de azeite de oliva extra virgem, uma pitada de sal, um pouco de salsa fresca ou alfavaca e uma pitada de pimenta caiena. Este suco é ideal como entrada ou como aperitivo.

Suco de tomate para circulação

Leite de nozes e canela para melhorar a circulação

Uma alternativa ao leite de vaca, igualmente muito nutritivo e além disso delicioso e diferente, é esta bebida vegetal preparada com nozes.

Os frutos secos contêm ácidos graxos poli-insaturados, que reduzem o colesterol e os triglicerídeos, tornam o sangue mais fluido e, além disso, reduzem o risco de coágulos.

A noz é rica em vitamina B3 (tiamina), que também promove uma boa circulação. A canela, além de potenciar o sabor da bebida, também possui propriedades antiescleróticas e antitrombóticas.

Ponha de molho as nozes cruas durante uma hora, em seguida bata com água e coa a bebida.

Por fim, adicione a canela em pó e adoce. Sirva bem fria.

Imagens por cortesia de alpha, madlyinlovewithlife y postbear


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Veda, S., Platel, K., & Srinivasan, K. (2008). Influence of food acidulants and antioxidant spices on the bioaccessibility of β-carotene from selected vegetables. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf801374d
  • Prasad, S., & Aggarwal, B. B. (2011). Turmeric, the Golden Spice: From Traditional Medicine to Modern Medicine. Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects. https://doi.org/doi:10.1201/b10787-14
  • Aggarwal, B. B., & Harikumar, K. B. (2009). Potential therapeutic effects of curcumin, the anti-inflammatory agent, against neurodegenerative, cardiovascular, pulmonary, metabolic, autoimmune and neoplastic diseases. International Journal of Biochemistry and Cell Biology. https://doi.org/10.1016/j.biocel.2008.06.010
  • Benzie, I. F. F., & Watchel-Galor, S. (2011). Herbal Medicine: an introduction to its history, usage, regulation, current trends, and research needs. Herbal Medicine: biomolecular and clinical aspects. https://doi.org/doi:10.1201/b10787-2

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.