Receitas que te ajudarão a melhorar a circulação
Muitas pessoas sofrem problemas de circulação e se veem obrigadas a tomar medicamentos ou suplementos naturais, mas, no entanto, é mais natural tentar combater este problema com a alimentação.
Existem alimentos como o alho, a laranja ou o mamão. E plantas como o alecrim, o gengibre ou o açafrão, que te ajudarão a melhorar a circulação progressivamente.
Por isso, neste artigo propomos algumas receitas originais e deliciosas para que você desfrute destes ingredientes e, além disso, sua saúde se beneficie deles. Confira.
Creme de abóbora e açafrão
A abóbora reduz a absorção de gorduras nas artérias e deste modo a possibilidade delas se aderirem aos vasos. Além disso, possui uma textura excelente para preparar um creme, e será o ingrediente principal desta receita.
Ao cozinhar a abóbora, adicione o açafrão em pó, uma especiaria típica da Índia que cada vez mais vem sendo utilizada, graças as suas propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.
Neste caso, o açafrão ajudará a manter a fluidez do sangue. Quando o creme estiver pronto adicione algumas sementes de abóbora, que são ricas em vitamina E. Esta vitamina protege os tecidos do corpo e, além disso também torna o sangue mais fluido, o que ajudará a prevenir os coágulos.
Vitamina de laranja, mamão e gengibre
Uma vitamina doce e exótica que ajudará a melhorar a circulação e também a aumentar as defesas do corpo. A laranja e o mamão trazem vitamina C, o que fortalece as paredes capilares e evita a acumulação de placas de gordura no sangue.
Além disso, o outro ingrediente, o gengibre, é uma especiaria que estimula a circulação em geral. Se for adicionado a esta batida ajudará também na absorção de nutrientes e oxigênio pelo estômago.
Assim, o sangue obterá os nutrientes que precisa para circular por todo o corpo. Bata todos os ingredientes com água e adoce com mel, xarope de agave ou de cana de açúcar.
Leia também: Vitaminas detox. Por que são tão benéficas?
Pesto de rúcula com alecrim
Um molho original para nosso macarrão ou arroz. Consiste em preparar um pesto de rúcula aromatizado com alecrim fresco. Assim, triture os seguintes ingredientes:
- 50 ml de azeite de oliva extra virgem
- 2 dentes de alho cru
- Uma colher rasa de sal
- 100 g de rúcula fresca
- Uma pitada de alecrim fresco
- Dois punhados de pinhão ou nozes cruas
O alecrim é um grande remédio interno e externo para a circulação. E o alho ajuda a limpar o sangue e evitar a acumulação de placas de gordura. A textura tem que ser sólida mas cremosa.
Suco picante de tomate
O tomate é uma hortaliça rica em licopeno, um nutriente antioxidante que estimula a circulação do sangue e ajuda a prevenir problemas cardíacos.
A pimenta caiena é um tempero que usamos em pequenas quantidades porque é muito picante, mas se utilizada com moderação ajudará também a potenciar a circulação e a tornar o sangue mais fluido.
Bata o tomate maduro bem descascado e, em seguida, adicione um pouco de azeite de oliva extra virgem, uma pitada de sal, um pouco de salsa fresca ou alfavaca e uma pitada de pimenta caiena. Este suco é ideal como entrada ou como aperitivo.
E não perca: Receitas de sopa de tomate caseira
Leite de nozes e canela para melhorar a circulação
Uma alternativa ao leite de vaca, igualmente muito nutritivo e além disso delicioso e diferente, é esta bebida vegetal preparada com nozes.
Os frutos secos contêm ácidos graxos poli-insaturados, que reduzem o colesterol e os triglicerídeos, tornam o sangue mais fluido e, além disso, reduzem o risco de coágulos.
A noz é rica em vitamina B3 (tiamina), que também promove uma boa circulação. A canela, além de potenciar o sabor da bebida, também possui propriedades antiescleróticas e antitrombóticas.
Ponha de molho as nozes cruas durante uma hora, em seguida bata com água e coa a bebida.
Por fim, adicione a canela em pó e adoce. Sirva bem fria.
Imagens por cortesia de alpha, madlyinlovewithlife y postbear
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Veda, S., Platel, K., & Srinivasan, K. (2008). Influence of food acidulants and antioxidant spices on the bioaccessibility of β-carotene from selected vegetables. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf801374d
- Prasad, S., & Aggarwal, B. B. (2011). Turmeric, the Golden Spice: From Traditional Medicine to Modern Medicine. Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects. https://doi.org/doi:10.1201/b10787-14
- Aggarwal, B. B., & Harikumar, K. B. (2009). Potential therapeutic effects of curcumin, the anti-inflammatory agent, against neurodegenerative, cardiovascular, pulmonary, metabolic, autoimmune and neoplastic diseases. International Journal of Biochemistry and Cell Biology. https://doi.org/10.1016/j.biocel.2008.06.010
- Benzie, I. F. F., & Watchel-Galor, S. (2011). Herbal Medicine: an introduction to its history, usage, regulation, current trends, and research needs. Herbal Medicine: biomolecular and clinical aspects. https://doi.org/doi:10.1201/b10787-2