7 hábitos de pessoas que parecem ser mais jovens
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Há algo que você pode fazer para ser como as pessoas que parecem ser mais jovens do que são? A resposta é sim! Mas talvez você precise mudar alguns de seus hábitos. Aqui te mostramos 7 deles.
Nossa cultura é obcecada pela aparência, por isso, as pessoas que parecem ser mais jovens costumam ser elogiadas.
Existem milhares de cremes antirrugas e milhares de cirurgiões plásticos capazes de nos fazer “voltar alguns anos” no tempo.
Apesar das esperanças de muitas pessoas recaírem sobre esses cremes, a verdade é que muitas vezes eles não desempenham o que prometem. Além disso, as cirurgias podem ser uma roleta russa e talvez acabemos pagando muito caro por elas.
Por isso, deixamos 7 hábitos de pessoas que parecem ser mais jovens que você pode aplicar facilmente em sua vida. Confira!
Conselhos das pessoas que parecem ser mais jovens
1. Envelheça, mas faça-o com graça
Não há coisa pior do que presenciar alguém que procura de forma desesperada parecer permanentemente como um adolescente (enquanto todos os outros notam sua idade real). Se você está tentando parecer mais jovem, o segredo está em olhar para a sua idade.
Vestir-se como uma adolescente e usar muita maquiagem só fará com que consiga o efeito contrário ao que procura e pareça muito mais velha do que realmente é.
Aceite que a idade não é tudo, envelheça com graça e ama-se. Isso fará com que você pareça mais jovem sem sequer se esforçar.
Quando temos uma atitude positiva sobre o envelhecimento e vivemos plenamente as etapas de nossa vida, parecemos mais jovens do que as pessoas que se frustram por envelhecer.
2. Adicione sabor à sua dieta
Parecer mais jovem não tem a ver só com a aparência física. Manter seu cérebro alerta e jovem talvez seja a coisa mais importante.
Um grupo de pesquisadores em Singapura descobriu que as pessoas que comem curry com frequência têm um funcionamento cognitivo melhor do que aquelas que não o fazem.
A capacidade de funcionamento cognitivo de seu cérebro é um aspecto importante na juventude. Assim como seu corpo reflete sua idade, sua forma de pensar e raciocinar também demonstra juventude.
Pense que uma dieta balanceada alimenta seu cérebro com o necessário para mantê-lo ativo e ágil por muito mais tempo. Não se trata apenas de nutrir o corpo, mas também a mente.
Leia também: Hábitos alimentares para combater o envelhecimento precoce
3. Aceite a vida como ela é
As pessoas que parecem ser mais jovens costumam ter a capacidade de agarrar as bolas curvas que a vida lhes lança.
Ninguém tem a vida comprada, mas se você aprender a se dar bem com as circunstâncias, começará com pé direito a batalha contra as rugas.
É preciso entender que as eventualidades da vida não definem quem você é. Ninguém pode mudar o que é. As situações da vida sempre mudam, pois nada dura para sempre.
Você deve tratar de não se preocupar em excesso com as coisas pequenas. Às vezes encarar os grandes problemas com humor é a melhor solução.
4. Cante!
Não é preciso ter uma voz angelical para cantar, mas entoar melodias pode trazer muitos efeitos benéficos.
A ciência não sabe dizer ao certo porque cantar nos mantém jovens. Os cientistas especularam com diversas teorias, mas até agora a mais aceita indica que esta atividade melhora a respiração e as habilidades sociais.
Ser uma dessas pessoas que parecem mais jovens é algo que vem como um efeito secundário. Então, o que está esperando para procurar um karaokê e sair para cantar com seus amigos?
5. Passe um tempo de qualidade com seu animal de estimação
Os animais costumam dar amor incondicional e é difícil não se apaixonar por eles. Quando você passa um tempo com um animal que te adora e quer se divertir com você, a perspectiva emocional com a qual você vê a vida melhora.
O simples fato de passear com seu cachorro ou brincar com seu gato melhora sua condição física. Além disso, aumenta sua atividade social e lhe dá um sentido de bem-estar que o impulsiona.
Todos estes fatores desempenham um papel fundamental em como os outros nos percebem.
6. Durma bem
As pessoas que parecem ser mais jovens sabem que o sono é muito importante para as funções do seu corpo e cérebro. Os especialistas do sono descobriram que não é necessário dormir mais e nem menos à medida que envelhecemos.
Você sempre precisará dormir tanto quanto conseguir, é claro, sem se exceder. Obter 7 a 8 horas diárias de sono e um descanso de 15 a 20 minutos à tarde será o suficiente para preservar sua juventude.
Leia também: 10 conselhos para dormir bem e acordar disposto
7. Pratique uma religião
Muitos estudos demonstram que o ato de orar, ir a um templo e ter fé, adiciona alguns anos de vida a mais. Isso pois a amargura, o ressentimento e a falta de perdão podem estar envelhecendo seu coração.
Quando você se apega a estes sentimentos ruins, também abre a porta para diversas doenças. As pessoas que abrem seu coração conseguem viver por mais tempo e levam uma vida mais satisfatória.
A fé atrai uma espécie de liberação de tensão e preocupações. Isso faz com que sejam pessoas que parecem mais jovens do que realmente são.
Não importa a religião ou crença que adote, trata-se de se animar a gerar este tipo de sentimento de bondade e amor em você, para que viva uma vida mais tranquila, plena e feliz.
Isso também irá transformá-lo em uma pessoa mais atraente para os outros.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ng, T. P., Chiam, P. C., Lee, T., Chua, H. C., Lim, L., & Kua, E. H. (2006). Curry consumption and cognitive function in the elderly. American Journal of Epidemiology. https://doi.org/10.1093/aje/kwj267
- Salomoni, S., Van Den Hoorn, W., & Hodges, P. (2016). Breathing and singing: Objective characterization of breathing patterns in classical singers. PLoS ONE. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0155084
- Ellen L. Idler, Julie McLaughlin, Stanislav Kasl. (2009). Religion and the Quality of Life in the Last Year of Life. J Gerontol B Psychol Sci Soc Sci. doi: 10.1093/geronb/gbp028
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.