8 hábitos físicos que melhoram seu humor

Para melhorar nosso bem estar psicológico e evitar problemas, podemos realizar uma série de hábitos físicos que não nos contaram quase nada sobre, mas que nos aportarão muita coisa

Se você realiza ligeiras mudanças em suas rotinas físicas, pode encontrar efeitos imensamente benéficos para seu estado emocional.

Pense dessa maneira, da mesma maneira que boas ou más notícias afetam seu estado de ânimo, qualquer outra mudança física ou no seu entorno pode transformar suas emoções.

Há estudos psicológicos que indicam que existem uma série de hábitos físicos que podem melhorar seu estado de ânimo e induzir emoções positivas em você.

1. Postura de energia

Sua postura altera a composição dos hormônios que existem no sangue, o que, consequentemente, influencia em seu estado de ânimo. Há diferentes hormônios que têm efeitos sobre o estado de sua mente.

Homem fazendo meditação para melhorar seu humor

  • Por exemplo, o cortisol se encarrega de regular os níveis de estresse. Quando está ativo esse hormônio, você se sentirá mais estressado.
  • Por outro lado, a testosterona é considerada como o hormônio da confiança. Quanto mais ele percorre pelo sangue, mais confiante você se sentirá.

Segundo indicam os estudos realizados pela psicóloga Amy Cuddy, quando uma pessoa toma uma postura de poder, aumenta seus níveis de testosterona e diminui o cortisol no sangue.

Isso permite ter a suficiente confiança em si mesmo para realizar o que propõe.

2. O contato físico

Você sabia que a oxitocina é chamada de hormônio do carinho? Pois bem, este hormônio afeta seu estado emocional. Quando seus níveis de oxitocina aumentam, você se sente mais relaxado e calmo.

  • Este hormônio faz com que você reaja menos diante das emoções negativas e dos elementos ameaçadores ao seu entorno.
  • A oxitocina libera-se com muito mais rapidez quando há contato físico entre as pessoas, como abraços, apertos de mão, tapinhas no ombro e orgasmos.
  • Em menor escala, o contato com objetos quentes e suaves também ajudam a liberar oxitocina.

3. Sorria

Seus músculos faciais têm um efeito sobre suas emoções de maneira tão significativa como o que produzem seus hormônios. Se você adquire hábitos físicos como sorrir constantemente, notará que seu estado de ânimo também mudará positivamente.

  • Quando sorri, seu cérebro começa a ver as coisas a partir de uma perspectiva mais positiva e você enfrentará a vida com uma melhor atitude.
  • Quando você franze a testa acontece o mesmo, mas de maneira negativa, ainda que possa parecer algo muito divertido, para você não tem a menor graça.

4. Mantenha-se em movimento

Sempre que você pensa em fazer exercícios, logo começa a se convencer que não tem tempo para matricular-se em uma academia, dar uma caminhada ou, talvez, treinar em casa?

Casal correndo para melhorar o humor

Você deve começar esquecendo a ideia de que atividade física é chata. Existe uma enorme variedade de opções que você pode experimentar até encontrar um exercício que pode se transformar em uma atividade física rotineira que lhe agrade.

  • Uma das maneiras de começar a fazer seu cérebro se acostumar com os exercícios é reduzir qualquer coisa que pode ser convertida em uma desculpa para não fazê-los.
  • Ir de tênis para o trabalho quando o código de vestimenta for casual é uma boa opção para começar.

5. Cuide de sua pele

 

Sua pele é a que reflete tudo o que ocorre com você, seja internamente como externamente. Existem muitos problemas de pele que são gerados pelo estresse como a acne, os eczemas e a psoríase.

  • Ter uma rotina de limpeza e hidratação para sua pele não só te permitirá vê-la melhor, como você também vai se sentir melhor.
  • À medida que você cuidar mais dela, se sentirá mais feliz de saber que está fazendo algo pelo seu bem-estar e isso fará com que melhore seu humor.

6. Cante

Quem disse que para cantar é preciso uma boa voz ou afinação? Você só precisa ter vontade. Claro, se você tem vergonha de ir a um karaokê, não precisa fazer isso. Basta que cante quando esteja tomando banho ou, simplesmente, quando tenha vontade de fazê-lo.

  • Cantar melhora seu estado de ânimo ajudando seu cérebro a liberar serotonina e triptófano que são hormônios que influenciam no humor.
  • Além disso, foi demonstrado que cantar ajuda a autoestima, melhora a memória e, inclusive, pode aliviar algumas dores.

7. Melhore sua alimentação

Certamente você já ouviu as palavras “somos o que comemos”.

Você também sabe que as pessoas que têm uma melhor alimentação sofrem menos transtornos mentais e emocionais como:

  • Depressão
  • Ansiedade
  • Mudanças de humor
  • Hiperatividade
Alimentos que melhoram o humor

Por isso é recomendável que comece a prestar mas atenção a o que você come. Isso não quer dizer que você tenha que ter uma dieta chata.

Hoje em dia existe uma imensa variedade de comidas saudáveis e deliciosas que você pode optar.

8. Arrume-se

Se você deixar sua aparência de lado, é provável que isso faça com que seu humor decaia. É importante que leve em conta que é importante como você se vê e o que projeta.

  • Levar um pouco de tempo para cuidar de sua aparência é um dos hábitos físicos que ajudará a manter seu bom humor.
  • Lembre-se de que sua aparência física é sua carta de apresentação. Por isso, é importante que seja um reflexo fiel do que acontece em seu interior. Enquanto você estiver enfrentando as adversidades com um sorriso e uma atitude positiva, tudo irá bem.

Depende de você enfrentar a vida da melhor maneira, e praticar esses hábitos físicos ajudará seu cérebro a não ficar preso com pensamentos negativos.

É melhor que você deixe os problemas de lado e se foque em seu corpo para assim ajudar a mudar seu estado de ânimo.

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