10 alimentos que irão ajudá-lo a dormir melhor

28 Janeiro, 2019
Apesar dos laticínios serem muito benéficos para eliminar o estresse, deveremos evitá-los se sofremos de algum transtorno digestivo, já que podem causar refluxo e nos impedir de descansar.
 

Ter uma noite de sono reparador é importante. Por isso, usamos esse artigo para deixar uma lista de alimentos que o ajudarão a dormir melhor. Talvez você já conheça as propriedades de alguns deles, mas outros com certeza serão surpreendentes.

Além disso, recomendamos evitar o consumo de refrigerantes e café no período da noite. Substitua-os por uma xícara de chá verde e diga adeus à insônia.

Cereja

Você pode optar por consumir cerejas frescas ou um pouco de suco de cereja, pois ambos favorecerão seu descanso. Este suco é um bom substituto tanto para os refrigerantes quanto outras bebidas que contêm corantes e adoçantes.

A cereja é um alimento que ajuda a dormir melhor porque aumenta seus níveis de melatonina de forma natural. Comece a consumir esta fruta ou seu suco e não terá dificuldades para dormir.

Amêndoas

As amêndoas são consideradas um superalimento. Um de seus benefícios é que ajudam a dormir melhor, pois tem alto teor de magnésio, que ajuda seu corpo a ficar relaxado.

Lembre-se de que um dos principais requisitos de um sono reparador é dormir várias horas seguidas. Portanto, isso só é possível quando estamos relaxados e livres do estresse.

Tomate

tomates-e-brócolis-para-dormir-melhor
 

O licopeno que o tomate contém o transforma em um dos alimentos capazes de nos ajudar a dormir melhor. Portanto, consuma tomate cozido sempre que puder. Ao passar pelo processo de cozimento aproveitamos melhor os benefícios do licopeno.

Uma boa opção é preparar uma sopa que inclua o tomate entre seus ingredientes. Se quer algo mais fresco, opte por uma salada. Em ambos os casos, você se beneficiará do licopeno.

Leia também: Os 10 alimentos que o seu fígado mais gosta

Laticínios

O cálcio contido no iogurte e em outros laticínios ajudará seu corpo a eliminar o estresse. Dessa forma, você irá dormir melhor e mais rapidamente ao evitar que sua mente divague.

Quando consumimos iogurte como sobremesa após o jantar também introduzimos bactérias boas em nosso sistema digestivo, e são elas que trabalharão melhor enquanto dormirmos.

Os diferentes tipos de queijo são ideais para preparar um sanduíche quando temos fome a noite. Ou seja, evitaremos que a fome nos impeça de dormir bem.

Chá

O chá é uma das opções mais populares quando o assunto é dormir bem. Há uma grande variedade de chás, inclusive alguns são especificamente desenvolvidos para facilitar o sono.

Você pode provar o chá de camomila, conhecido principalmente por sua capacidade de relaxar o corpo. Além disso, pode alterná-lo ou combiná-lo com o chá de hortelã ou mel. O chá de capim limão também pode favorecer um bom descanso.

Entretanto, o importante é evitar qualquer chá com cafeína. A partir disso você pode fazer as misturas e combinações que preferir.

 

Banana

Banana-para-dormir-melhor

Em outras ocasiões já falamos sobre os benefícios da banana em nossa alimentação. Inclusive já sugerimos alguns usos para a sua casca. Portanto, dessa vez queremos recomendá-la para quem quer dormir melhor.

Algo muito curioso é que a banana regula o ciclo circadiano. Ou seja, ela lhe ajudará a dormir no momento certo e nas horas que precisar.

Uma banana com iogurte antes de dormir e você poderá se esquecer completamente da insônia. Além disso, durante o dia terá a energia necessária para todas as suas atividades.

Melancia

A melancia é uma das frutas favoritas durante o varão. Mas não é rica apenas em sabor, água e nutrientes. Também é um dos alimentos que podem favorecer o sono.

A melancia é uma fonte de licopeno, o mesmo composto químico benéfico que encontramos no tomate. Por causa de suas propriedades, é ideal para perdermos peso.

Nossa recomendação é que duas horas antes de dormir você consuma uma xícara de melancia. Se tiver muita fome, pode completar o jantar com alguma proteína.

Verá que não facilita apenas a perda de peso, como também ajuda a dormir melhor.

Peixe

A vitamina B6, existente em muitos tipos de peixe, ajudará seu corpo a produzir a quantidade de melatonina de que precisa para dormir melhor. As opções com maior quantidade de B6 são o salmão e o linguado.

 

Além de ajudar a dormir melhor, muitas das variedades de peixe de profundidade contêm ômega 3. Este tipo de gorduras melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.

Mas, não se preocupe, pois a melatonina e a sensação de sonolência não afetarão suas atividades diárias. Seu corpo regulará os momentos em que você precisa dormir ou estar acordado de forma natural.

Grão de bico

grão-de-bico-para-dormir-melhor

Foi comprovado que o grão de bico é capaz de aumentar a quantidade de vitamina B6 no corpo, assim como o peixe.

Esta característica faz com que seja perfeito para vegetarianos e veganos que têm problemas para dormir. Ao consumir o grão de bico você terá um sono reparador, sem a necessidade de tomar nenhum medicamento ou suplemento artificial.

Visite o artigo: Propriedades do grão de bico

Brócolis

O brócolis não é apenas um dos alimentos que ajudam a dormir melhor, ele também tem muitos outros benefícios. Contém grande parte das vitaminas e minerais necessários para o corpo. Além disso, é rico em proteínas, ferro, fibra e magnésio. Este último é o encarregado de gerar um sono mais reparador e tranquilo com menos esforço.

 

Você pode consumir brócolis cozinho, em saladas ou em sucos. Não existem pretextos para não o incluir em sua dieta.

Consuma estes alimentos para dormir melhor e dar adeus à insônia

Sabemos o quão incômodo é passar toda a noite dando voltas de um lado para o outro da cama. Os alimentos que acabamos de mencionar lhe permitirão dormir melhor sem a necessidade de recorrer a medicamentos. Aproveite-os!

  • How Almonds Can Improve Your Heart Health. Cleveland Clinic. (2015). Recuperado el 21 de marzo de 2020.
  • Kitano, N., Tsunoda, K., Tsuji, T., Osuka, Y., Jindo, T., Tanaka, K., & Okura, T. (2014). Association between difficulty initiating sleep in older adults and the combination of leisure-time physical activity and consumption of milk and milk products: A cross-sectional study. BMC Geriatrics. https://doi.org/10.1186/1471-2318-14-118
  • Cohen M. M. (2014). Tulsi – Ocimum sanctum: A herb for all reasons. Journal of Ayurveda and integrative medicine5(4), 251–259. https://doi.org/10.4103/0975-9476.146554
  • Marie-Pierre St-Onge, Anja Mikic, Cara E Pietrolungo, Effects of Diet on Sleep Quality, Advances in Nutrition, Volume 7, Issue 5, September 2016, Pages 938–949, https://doi.org/10.3945/an.116.012336
  • Yoneyama, S., Sakurai, M., Nakamura, K., Morikawa, Y., Miura, K., Nakashima, M., Yoshita, K., Ishizaki, M., Kido, T., Naruse, Y., Nogawa, K., Suwazono, Y., Sasaki, S., & Nakagawa, H. (2014). Associations between rice, noodle, and bread intake and sleep quality in Japanese men and women. PLoS ONE. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0105198
  • Lin, H. H., Tsai, P. S., Fang, S. C., & Liu, J. F. (2011). Effect of kiwifruit consumption on sleep quality in adults with sleep problems. Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.6133/apjcn.2011.20.2.05
  • Fakhr-Movahedi, A., Mirmohammadkhani, M., & Ramezani, H. (2018). Effect of milk-honey mixture on the sleep quality of coronary patients: A clinical trial study. Clinical Nutrition ESPEN. https://doi.org/10.1016/j.clnesp.2018.08.015
  • Sae-Teaw, M., Johns, J., Johns, N. P., & Subongkot, S. (2013). Serum melatonin levels and antioxidant capacities after consumption of pineapple, orange, or banana by healthy male volunteers. Journal of Pineal Research. https://doi.org/10.1111/jpi.12025
  • Srivastava, J. K., Shankar, E., & Gupta, S. (2010). Chamomile: A herbal medicine of the past with a bright future (review). In Molecular Medicine Reports. https://doi.org/10.3892/mmr.2010.377