Grão-de-bico: conheça os benefícios deste alimento para sua saúde

· 19 de novembro de 2013
Graças ao seu conteúdo de zinco, o grão-de-bico permite que o corpo assimile e armazene a insulina. Por isso, é ideal no caso de diabetes. Esse alimento também nos ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

O grão-de-bico é um dos principais ingredientes da gastronomia Oriental e do Oriente Médio. Além disso, contém muitos nutrientes, dentre eles fibras, proteínas e vitaminas.

Pode ser facilmente encontrado em supermercados em forma de grãos integrais (crus ou cozidos) ou como farinha, já processada.

Conheça algumas propriedades deste alimento versátil, que pode ser utilizado em dezenas de pratos diferentes.

Informação nutricional

Uma porção de 100 gramas de grão-de-bico cozido sem sal nos oferece carboidratos (criadores de energia), fibra dietética (boa para a saúde cardíaca e digestiva), proteínas e gorduras.

Além disso, este grão oferece em sua composição vitaminas A, B6, C, E e K, cálcio, fósforo, potássio, zinco, magnésio, ferro e sódio.

grão-de-bico

Dois principais benefícios do grão-de-bico

Por conter fibra dietética, os grãos-de-bico servem para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue. Por sua vez, é bom para diminuir a pressão arterial e a quantidade de triglicerídeos.

Portanto, pode reduzir o risco de sofrer ataques cardíacos, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

Seus componentes são excelentes para promover a saúde digestiva, aumentando o tamanho das fezes. Por exemplo, em casos de diarreia não há nada melhor do que um prato de grão-de-bico para estabilizar e fortalecer o intestino.

Além disso, também ajuda a prevenir e tratar as hemorroidas.

Leia também: Dicas de alimentação para aliviar as hemorroidas

grão-de-bico

Outra vantagem de consumir grão-de-bico

Pessoas que apresentam anemia ferropriva (por problemas na quantidade de ferro no organismo) podem consumir grão-de-bico para aumentar seus níveis de ferro, um dos componentes principais deste alimento.

Para aqueles que praticam esportes com frequência e tem um grande desgaste de ferro devido à atividade física, o grão-de-bico também é recomendado.

Além disso, o grão-de-bico é uma grande fonte de potássio, o que o torna muito bom para melhorar a circulação e regular a pressão arterial.

Também é muito recomendado para aqueles que sofrem de hipertensão e serve para prevenir doenças reumáticas ou artrite, assim como as cãibras.

Os diabéticos podem consumir grão-de-bico e aproveitar seus benefícios, pois seu teor de zinco permite ao corpo assimilar e armazenar insulina.

Além disso, o zinco é bom para fortalecer o sistema imunológico, cicatrizar feridas e metabolizar proteínas. Também ajuda a combater a fadiga e se encarrega de transportar vitamina A até a retina.

grão-de-bico

Aqueles que apresentam problemas com o trânsito intestinal podem comer grão-de-bico porque contém uma grande quantidade de fibras. Também serve para controlar a obesidade e prevenir o câncer de cólon.

Graças ao ácido fólico que esse legume contém, é muito bom para mulheres grávidas ou que estão amamentando. Ademais, pode ajudar as pessoas que fumam ou consomem álcool a absorver melhor a vitamina B9.

Por fim, foi comprovado que a vitamina K do grão-de-bico serve para uma melhor coagulação do sangue e para o metabolismo dos ossos.

Receitas simples com grão-de-bico

Para que você possa se beneficiar da grande quantidade de nutrientes que o grão-de-bico contém, experimente as seguintes receitas:

Hummus

Esta é uma receita árabe bem conhecida. Para prepará-la, primeiro adicione em um recipiente uma xícara de grãos-de-bico cozidos, dois dentes de alho picados, cominho, azeite, salsa picada, sal e o suco de um limão.

Em seguida, adicione um pouco de água e triture. Quando uma pasta lisa se formar, estará pronto.

Para servir, coloque mais um pouco de azeite e pimentão. Para comer, acompanhe com pão árabe e sirva de entrada.

Bolinhas de grão-de-bico (falafel)

Primeiramente, coloque em um recipiente uma xícara de grãos-de-bico e deixe repousar a noite toda. No dia seguinte, cozinhe bem os grãos.

À parte, misture uma cebola, dois dentes de alho, coentro, pimenta, cominho e pimentão. Acrescente essa mistura no grão-de-bico cozido e triture com uma batedeira ou liquidificador.

Deixe na geladeira por uma hora. Separe pequenas quantidades da mistura e forme bolinhas. Por fim, frite até que estejam douradas.

Leia também: 4 receitas ricas em fibras para cuidar da sua digestão

grão-de-bico

Hambúrguer de grão-de-bico e polenta

Em primeiro lugar, cozinhe os grãos e faça um purê. Em seguida, ferva água e sal e prepare a polenta. Quando estiver quase pronta, adicione o purê de grão-de-bico.

Adicione também uma cenoura e uma cebola ralada. Deixe esfriar e coloque em uma bandeja por 1 hora. Molde os hambúrgueres e, em seguida, prepare-os na frigideira com um pouco de óleo vegetal ou no forno.

Imagens oferecidas por  flavorrelish, rooey02, Albertas Agejevas, Alpha e momo