Dicas de alimentação para aliviar as hemorroidas

31 de julho de 2018
Se você tem hemorroidas, pode facilitar o trânsito intestinal e reduzir os incômodos causados por esta condição por meio do consumo de alimentos ricos em fibras e em água.

Viver com hemorroidas pode ser um verdadeiro suplício. Além da dor e dos incômodos físicos que elas podem causar, existe a vergonha que muitos sentem. Ainda que seja um problema que deve ser atendido por um médico, há algumas considerações quanto à dieta que podemos seguir para aliviar as hemorroidas.

Falaremos sobre este tema a seguir. Preste atenção pois nós lhe diremos como fazer escolhas que realmente possam ajudá-lo. Acreditamos que será um bom guia se você só recebe conselhos gerais como “adicione mais fibra à sua dieta ou “coma de forma saudável”.

O que são as hemorroidas?

Antes de falar da dieta para aliviar as hemorroidas, é importante saber do que se trata este problema. As hemorroidas são veias inflamadas no reto ou ânus e são muito comuns nos adultos com mais de 50 anos.

Costumam ser dolorosas, causar coceira e trânsito intestinal lento e doloroso. Podem surgir devido à gravidez, sobrepeso, falta de atividade física ou um consumo insuficiente de fibra e água.

Inclua alimentos fermentados em sua dieta para aliviar as hemorroidas

Os alimentos fermentados são parte da dieta ideal para aliviar as hemorroidas. Dois bons exemplos são o kefir e o iogurte. Segundo um estudo realizado em 2014, ambos são ricos em probióticos que beneficiam a saúde intestinal e melhoram a capacidade imunológica do corpo.

Pela consistência do kefir, ele também vai ajudá-lo a se manter hidratado enquanto estimula o trânsito intestinal. É possível que, ao ter hemorroidas, isso seja doloroso.

Lembre-se de provar diferentes alimentos fermentados para ter uma dieta variada da qual você não enjoe.

Frutas e vegetais

Um ponto fundamental na dieta para aliviar as hemorroidas é a quantidade de fibras que você consome. Ao receber altos níveis de fibras, seu corpo fará a limpeza do trato digestivo de forma mais fácil.

Frutas e vegetais

Porém, nem sempre consumimos a fibra necessária e sofremos com dores desnecessárias. Evite isso comendo uma boa variedade de frutas e vegetais em cada refeição.

Ambos os grupos contêm nutrientes que melhoram a capacidade do seu sistema imunológico, além de líquidos que favorecem o trânsito intestinal.

No que se refere aos vegetais, todos são uma excelente opção. Com as frutas, você deve saber que as que têm um maior teor de fibra são:

  • Maçã
  • Amora
  • Pera
  • Abacate

Outro ponto importante é que sejam frutos e vegetais frescos e da estação. Assim, você evitará adicionar conservantes e produtos químicos que prejudiquem seu estômago.

Leia também: Casca de maçã para melhorar a digestão, desinflamar e proteger o corpo

Grãos integrais

Outro ingrediente necessário na dieta que você deve seguir caso sofra de hemorroidas são os grãos integrais. Eles são a principal fonte de fibra que você poderá encontrar na natureza. Além disso, oferecem micronutrientes que são perdidos ao serem processados para a obtenção de farinhas refinadas.

Quinoa

Em geral, uma pessoa adulta requer entre 21 e 38 gramas de fibra por dia. Apesar de ser uma quantidade pequena, nem sempre a consumimos.

Quais cereais e grãos nos oferecem mais fibra?

  • Para obter 2,8 g de fibra, basta consumir 1 colher de sopa de sementes de linhaça (15 g).
  • 100 gramas de cevada (1 xícara) nos oferecem 1,6 g de fibra.
  • Ao consumir meia xícara de aveia (100 g) obtemos 14,5 g de fibra.
  • Com meia xícara de farelo de trigo (100 g) conseguimos 14,5 g de fibra.
  • Para obter 15,1 g de fibra, devemos consumir 1/2 xícara de centeio (100 g).
  • Meia xícara de trigo sarraceno (100 g) nos oferece até 10 g de fibra.
  • Com meia xícara de milho (100 g) obteremos 7,3 g de fibra.
  • Se queremos aproveitar a fibra da quinoa, com 100 gramas (1/2 xícara) obteremos até 7 de fibra.
  • Por último, 100 gramas de amaranto (1/2 xícara) nos oferecem 6 g de fibra.

O ideal é que em cada refeição do dia você adicione uma porção destes cereais. Tente combiná-los com suas vitaminas, em suas saladas ou misturados com iogurte.

Beba líquidos o suficiente

Infusões naturais

Outro fator fundamental na dieta que você deve seguir se sofre de hemorroidas está relacionado aos líquidos que você consome. O ideal é que, ao todo, você beba 8 copos de água pura. A esta quantidade, você pode somar:

  • Infusões
  • Sucos naturais (vigiando as porções de açúcares)
  • Chás de ervas
  • Leite

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Idealmente, você deve evitar:

  • Líquidos com cafeína
  • Bebidas alcoólicas
  • Bebidas com muito açúcar ou adoçantes

Estas últimas oferecem menos hidratação, favorecem o ganho de peso e adicionam elementos que dificultam o trânsito intestinal.

Com isso em mente, acreditamos que será mais fácil manter uma dieta variada, simples e que realmente possa ajudá-lo. O que você achou desta lista? Se tiver outras recomendações, compartilhe quais são os alimentos que funcionam melhor para você.

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