Dicas de alimentação para aliviar as hemorroidas

Se você tem hemorroidas, pode facilitar o trânsito intestinal e reduzir os incômodos causados por esta condição por meio do consumo de alimentos ricos em fibras e em água.
Dicas de alimentação para aliviar as hemorroidas
Elisa Morales Lupayante

Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante.

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 23 agosto, 2022

Viver com hemorroidas pode ser um verdadeiro suplício. Além da dor e dos incômodos físicos que elas podem causar, existe a vergonha que muitos sentem. Ainda que seja um problema que deve ser atendido por um médico, há algumas considerações quanto à dieta que podemos seguir para aliviar as hemorroidas.

Falaremos sobre este tema a seguir. Preste atenção pois nós lhe diremos como fazer escolhas que realmente possam ajudá-lo. Acreditamos que será um bom guia se você só recebe conselhos gerais como “adicione mais fibra à sua dieta ou “coma de forma saudável”.

O que são as hemorroidas?

Antes de falar da dieta para aliviar as hemorroidas, é importante saber do que se trata este problema. As hemorroidas são veias inflamadas no reto ou ânus e são muito comuns nos adultos com mais de 50 anos.

Costumam ser dolorosas, causar coceira e trânsito intestinal lento e doloroso. Podem surgir devido à gravidez, sobrepeso, falta de atividade física ou um consumo insuficiente de fibra e água.

Inclua alimentos fermentados em sua dieta para aliviar as hemorroidas

Os alimentos fermentados são parte da dieta ideal para aliviar as hemorroidas. Dois bons exemplos são o kefir e o iogurte. Segundo um estudo realizado em 2014, ambos são ricos em probióticos que beneficiam a saúde intestinal e melhoram a capacidade imunológica do corpo.

Pela consistência do kefir, ele também vai ajudá-lo a se manter hidratado enquanto estimula o trânsito intestinal. É possível que, ao ter hemorroidas, isso seja doloroso.

Lembre-se de provar diferentes alimentos fermentados para ter uma dieta variada da qual você não enjoe.

Frutas e vegetais

Um ponto fundamental na dieta para aliviar as hemorroidas é a quantidade de fibras que você consome. Ao receber altos níveis de fibras, seu corpo fará a limpeza do trato digestivo de forma mais fácil.

Porém, nem sempre consumimos a fibra necessária e sofremos com dores desnecessárias. Evite isso comendo uma boa variedade de frutas e vegetais em cada refeição.

Ambos os grupos contêm nutrientes que melhoram a capacidade do seu sistema imunológico, além de líquidos que favorecem o trânsito intestinal.

No que se refere aos vegetais, todos são uma excelente opção. Com as frutas, você deve saber que as que têm um maior teor de fibra são:

  • Maçã
  • Amora
  • Pera
  • Abacate

Outro ponto importante é que sejam frutos e vegetais frescos e da estação. Assim, você evitará adicionar conservantes e produtos químicos que prejudiquem seu estômago.

Grãos integrais

Outro ingrediente necessário na dieta que você deve seguir caso sofra de hemorroidas são os grãos integrais. Eles são a principal fonte de fibra que você poderá encontrar na natureza. Além disso, oferecem micronutrientes que são perdidos ao serem processados para a obtenção de farinhas refinadas.

Quinoa

Em geral, uma pessoa adulta requer entre 21 e 38 gramas de fibra por dia. Apesar de ser uma quantidade pequena, nem sempre a consumimos.

Quais cereais e grãos nos oferecem mais fibra?

  • Para obter 2,8 g de fibra, basta consumir 1 colher de sopa de sementes de linhaça (15 g).
  • 100 gramas de cevada (1 xícara) nos oferecem 1,6 g de fibra.
  • Ao consumir meia xícara de aveia (100 g) obtemos 14,5 g de fibra.
  • Com meia xícara de farelo de trigo (100 g) conseguimos 14,5 g de fibra.
  • Para obter 15,1 g de fibra, devemos consumir 1/2 xícara de centeio (100 g).
  • Meia xícara de trigo sarraceno (100 g) nos oferece até 10 g de fibra.
  • Com meia xícara de milho (100 g) obteremos 7,3 g de fibra.
  • Se queremos aproveitar a fibra da quinoa, com 100 gramas (1/2 xícara) obteremos até 7 de fibra.
  • Por último, 100 gramas de amaranto (1/2 xícara) nos oferecem 6 g de fibra.

O ideal é que em cada refeição do dia você adicione uma porção destes cereais. Tente combiná-los com suas vitaminas, em suas saladas ou misturados com iogurte.

Beba líquidos o suficiente

Infusões naturais

Outro fator fundamental na dieta que você deve seguir se sofre de hemorroidas está relacionado aos líquidos que você consome. O ideal é que, ao todo, você beba 8 copos de água pura. A esta quantidade, você pode somar:

  • Infusões
  • Sucos naturais (vigiando as porções de açúcares)
  • Chás de ervas
  • Leite

Idealmente, você deve evitar:

  • Líquidos com cafeína
  • Bebidas alcoólicas
  • Bebidas com muito açúcar ou adoçantes

Estas últimas oferecem menos hidratação, favorecem o ganho de peso e adicionam elementos que dificultam o trânsito intestinal.

Com isso em mente, acreditamos que será mais fácil manter uma dieta variada, simples e que realmente possa ajudá-lo. O que você achou desta lista? Se tiver outras recomendações, compartilhe quais são os alimentos que funcionam melhor para você.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Mott T., Latimer K., Edwards C., Hemorrhoids: diagnosis and treatment options. Am Fam Physician, 2018. 97 (3): 172-179.
  • Bron PA., Kleerebezem M., Brummer RJ., Cani PD., et al., Can probiotics modulate human disease by impacting intestinal barrier function? Br J Nutr, 2017. 117 (1): 93-107.
  • Christodoulides S., Dimidi E., Fragkos KC., Farmer AD., et al., Systematic review with meta analysis: effect of fibre supplementation on chronic idiopathic constipation in adults. Aliment Pharmacol Ther, 2016. 44 (2): 103-16.
  • Alonso Coello P., Mills E., Ansdell DH., Yarto ML., et al., Fiber for the treatment of hemorroids complications: a systematic review and meta analysis. Am J Gastroenterol, 2006. 101 (1): 181-8.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.