Casca de maçã para melhorar a digestão, desinflamar e proteger o corpo

20 de março de 2016
É na casca da maçã que se concentra a maior quantidade de nutrientes da fruta. Eles favorecem nossa saúde digestiva e podem nos ajudar a reduzir o acúmulo de gorduras no organismo.

A maçã – e a casca de maçã – é uma fruta deliciosa, econômica e ideal para incluir de diferentes maneiras na dieta regular. No entanto, por preferência ou porque desconhecem seus benefícios, muitas pessoas rejeitam sua casca.

O fato é que, como acontece com outros tipos de frutas, é justamente nesta parte que se concentram grande parte de suas qualidade nutricionais que podem oferecer ao organismo importantes propriedades para conservar sua saúde.

Devido a isso, quem continua jogando as cascas fora pode estar cometendo um grave erro, já que, apesar de não serem tão saborosas quanto a polpa, são muito saudáveis e vale a pena consumi-las.

Por isso vamos revelar todas os benefícios que podemos obter ao ingerir a casca e uma receita simples para aproveitá-la em benefício da digestão e da desinflamação.

Protege a saúde cardiovascular

A casca de maçã pode ajudar o coração

Na casca da maçã se concentra um tipo de fibra conhecida como pectina. Essa fibra desempenha um papel importante no controle do colesterol alto.

Além disso, ela contém uma quantidade significativa de polifenóis, poderosos antioxidantes que ajudam a impedir que o colesterol se oxide nas artérias.

Graças a isso, seu consumo protege o sistema cardiovascular e, como se fosse pouco, também reduz o risco de desenvolvermos doenças como a aterosclerose e os ataques cardíacos.

Não se esqueça de ler: 7 sintomas de um sopro cardíaco: conheça-os!

Melhora a digestão

Antes de mais nada, a saúde gástrica é a que mais se beneficia com o consumo da casca da maçã. Isso porque sua pectina apoia a função digestivacontribui para processar os alimentos com mais facilidade e diminui problemas como a prisão de ventre.

Sendo assim, consumi-la também ajuda combater as seguintes condições:

  • Gastrite;
  • Inchaço abdominal;
  • Diarreia;
  • Gases;
  • Dor abdominal.

É boa para desinflamar o abdômen

A casca de maçã pode desinflamar o abdômen

Esta parte da maçã pode ajudar a desinflamar o abdômen por várias razões:

  1. Seu efeito anti-inflamatório ajuda a controlar estes processos nos tecidos do corpo;
  2. Favorece os processos digestivos, assim como a eliminação de substâncias prejudiciais;
  3. Pode ajudar a reduzir o acúmulo de gorduras, pois contém uma alta concentração de ácido ursólico.

Sendo assim, consumi-las é uma grande ajuda para quem faz academia com a finalidade de definir o abdômen.

Além disso, um estudo publicado em 2012 sugere o ácido ursólico como uma potencial abordagem terapêutica para a obesidade e doenças relacionadas à obesidade.

Ajuda a ganhar massa muscular

Antes de mais nada, para ganhar massa muscular é preciso consumir de forma adequada proteínas e outros nutrientes importantes que o organismo requer para funcionar em perfeito estado.

Com a casca da maçã conseguimos não apenas fibras e uma leve quantidade de proteínas, mas também obtemos os benefícios do ácido ursólico, que reduz o desgaste muscular e promove o crescimentos do músculos.

Como se fosse pouco, acredita-se que o consumo de maçã com casca poderia complementar o tratamento da atrofia muscular, uma doença que se caracteriza pela diminuição de massa muscular.

Previne o envelhecimento precoce

A casca de maçã pode prevenir o envelhecimento precoce

Já que possui um alto teor de antioxidantes como a quercetina, a epicatequina e as procianidinas, seu consumo contribui para prevenir o envelhecimento precoce da pele, que costuma ocorrer devido à ação dos radicais livres.

Apoia a perda de peso

O consumo da maçã com casca foi associado ao controle de peso corporal, bem como à prevenção da diabetes.

Por outro lado, seu teor significativo de fibras funciona como um supressor do apetite, ideal para pessoas que não conseguem chegar ao peso adequado devido à ansiedade por comer.

Leia também: 7 truques para emagrecer rapidamente

Tem propriedades anticancerígenas

A casca de maçã tem propriedades anticancerígenas

Os polifenóis presentes neste alimento desempenham um papel muito importante na prevenção de diferentes tipos de câncer.

Estudos recentes demonstraram resultados positivos na redução do risco de câncer de pulmão, assim como do câncer de cólon. Dessa forma, o consumo regular de maçã pode ser muito benéfico na prevenção destes tipos de câncer.

Como preparar uma bebida digestiva com a casca da maçã

Bebida feita com casca de maçã

Esta bebida digestiva é uma das formas de aproveitar ao máximo todas as propriedades que a casca da maçã oferece.

Neste caso, usaremos ingredientes como a canela, o limão e o mel, cujas propriedades ajudam a controlar todos os sintomas ou incômodos do sistema digestivo. O melhor é que esta receita é perfeita para desinflamar o abdômen e, ao mesmo tempo, funciona como um apoio para a dieta.

Ingredientes

  • A casca de duas maçãs
  • 1 pau de canela
  • 1 limão
  • 1 colher de sopa de mel (25g)
  • 2 xícaras de água (500ml)

Preparo

  • Primeiramente, coloque as cascas da maçã em uma panela, adicione água e deixe ferver durante cinco minutos em fogo médio;
  • Em seguida, adicione o pau de canela, cubra a bebida e deixe repousar por 10 minutos;
  • Passado esse tempo, coe a infusão e, então, adicione um pouco de suco de limão e mel de abelha.

Modo de consumo

  • Tome um copo desta infusão antes do almoço e outro antes do jantar;
  • Beba todos os dias para obter seus benefícios.

Como acabamos de ver, existem muitas razões para não jogar a casca das maçãs fora nunca mais. Assim, a partir de agora, coma a maçã inteira ou use a casca para fazer bebidas naturais. Aproveite!

  • Cano-Flores, A. ”Esqueleto ursano” (p. 11) en: Biotransformación de triterpenos con diferentes microorganismos. Revista Mexicana de Ciencias Farmacéuticas 44 (2) 2013. [En línea] Disponible en: http://www.scielo.org.mx/pdf/rmcf/v44n2/v44n2a2.pdf
  • Hidalgo Filipovich Rosario, Gómez Ugarte Magaly, Escalera Cruz David Ángel, Rojas Navi Patricia, Moya Santos Vanessa, Delgado Flores Paola et al. Beneficios de La Manzana (Malus Domestica) en la Salud. Rev. Inv. Inf. Salud 11 (28): 58-64. [En línea] Disponible en: http://www.revistasbolivianas.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2075-61942016000300009&lng=es.
  • Massini, Laura & Rico, Daniel & Martin-Diana, Ana & Barry-Ryan, Catherine. (2013). Valorisation of Apple Peels. European Journal of Food Research & Review. 3. 1-15.