Você sabe como lidar com as cãibras?

· 16 de novembro de 2013
Elas acontecem subitamente, causam uma dor angustiante e costumam demorar a passar. Confira o artigo e aprenda algumas formas interessantes de lidar com as cãibras.

As cãibras acontecem quando menos esperamos, ou seja, involuntariamente. Essa ação involuntária atinge os músculos, contraindo-os.

A dor que causam pode ser de curta ou longa duração e afetar um ou mais músculos em diferentes partes do corpo.

Além disso, essas contrações são denominadas espasmos e os membros inferiores, como joelhos, pés, dedos, pernas, coxas, tornozelos e panturrilha, são os mais afetados.

Cãibras são perigosas?

Quando o assunto é cãibra, o perigo está relacionado com a posição na qual permanecemos durante longos períodos de tempo, além de serem causadas também por excesso de esforços físicos.

Basta ter bom senso, e não machucar as articulações, pressionando demais os músculos, a fim de se contraírem por um longo tempo. Outro fator que as desencadeia é o histórico familiar, ou seja, se alguém da mesma família teve problemas com cãibras, provavelmente, um parente irá sofrer, então o cuidado redobra.

Atletas correm riscos quando estão em atividade. Isso acontece, por exemplo, em esportes como a natação e outro que seja radical, realizado no alto, como escaladas.

Desse modo, indivíduos que praticam tais atividades e sofrem de cãibras podem se afogar ou cair de uma altura tendo até como consequência a morte.

Não deixe de ler: 5 esportes que oferecem vários benefícios para a saúde

Feet of jogging person
Atletas e amantes de esportes radicais devem ter cuidado redobrado com as cãibras.

Existe alívio imediato?

A palavra é mesmo alívio, pois para passar definitivamente leva algum tempo. Por exemplo, quando esse problema acontece nos dedos é necessário estica-lo vagarosamente. Ao sentir cãibras nas pernas o importante é não ficar nervoso, pois há até um remédio caseiro para isso.

Alimentos que ajudam a combater a cãibra

Alguns alimentos auxiliam no alívio e no término da dor causada. Além disso, tais alimentos servem para qualquer tipo de cãibra. Assim, dentre eles estão:

Receitas

O agrião e a beterraba podem ser utilizados como sucos; as bananas devem ser consumidas diariamente; além disso, o mel precisa ser consumido todos os dias também, e se possível, substituir o açúcar por ele; e os chás de camomila, entre outros chás calmantes ajudam a aliviar tensões, e podem ser tomados diariamente.

Causas das cãibras

Alguns fatores facilitam são surgimento são:

  • Consumo excessivo de fósforo (contribui para a má absorção do cálcio);
  • Fadiga muscular;
  • Má circulação;
  • Esforço físico;
  • Fratura óssea;
  • Desidratação;
  • Cirrose hepática;
  • Anemia;
  • Algumas drogas que tratam de outros problemas;
  • Hemodiálise, etc.

Leia também: Dicas para reduzir cãibras

Tratamento

Assim que acontecem, o primeiro passo é alongar o membro afetado. Com a ajuda das mãos na direção contrária aos músculos que doem.

Por fim, massagens suaves com compressas de água quente atenuam dores causadas pelas cãibras.

Felice, T. D., & Santana, L. R. (2009). Recursos Fisioterapêuticos (Crioterapia e Termoterapia) na espasticidade:
revisão de literatura. Revista Neurociências, 17(1), 57-62.
DA FIBRA, A. E. Um Estudo das Cãibras Musculares.