O poder de consumir beterraba

· 24 de outubro de 2013
De acordo com pesquisadores, consumir beterraba diariamente aumenta o oxigênio e os nutrientes que o ser humano necessita, prevenindo doenças.

De acordo com pesquisadores, o consumir beterraba aumenta o oxigênio e os nutrientes que o ser humano necessita, prevenindo doenças.

A beterraba é um legume, rico em vitamina C, fibras, ferro e sais minerais, sendo capaz de proteger o cérebro e evitar a anemia. Além de ser um alimento acessível durante todo o ano.

Leia também: Tratar a anemia: alimentos e receitas.

Consumir beterraba contra a formação de pedras nos rins

Por ser uma fonte de sais minerais, a beterraba protege o organismo contra uma série de doenças e, neste caso, os principais personagens são as fibras e o ferro que ela contém.

Para prevenir pedras nos rins, basta preparar uma bebida natural com a beterraba. Ferva o legume com meio litro de água e tome colheres de sopa várias vezes ao dia.

Contra o mau colesterol

Devido às substâncias chamadas carotenoides e flavonoides, encontradas nas folhas da planta, e com propriedades antioxidantes, torna-se possível controlar o colesterol ruim, conhecido como LDL.

Consumir beterraba age promovendo a proteção contra os radicais-livres, responsáveis pelo aumento do LDL.

Benefícios da beterraba

  • Previne infecções;
  • Combate anemia;
  • Regula o pH sanguíneo;
  • Recupera músculos contraídos após exercícios físicos;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Acelera processos de cicatrização;
  • Fortalece ossos, dentes, cabelos e unhas;
  • Diminui riscos de doenças cardiovasculares;
  • Previne certos tipos de câncer, como o de fígado e o de pele;
  • Previne pedras nos rins;
  • Aumenta a oxigenação do cérebro, protegendo-o contra demências, etc.

O suco de beterraba pode diminuir pressão sanguínea

De acordo com pesquisadores ingleses no ano de 2008, foi descoberto que consumir beterraba diariamente em forma de suco reduz a pressão sanguínea.

A causa é a substância denominada nitrato, que é encontrada em vegetais verde-escuros e folhosos, como a beterraba, pois as suas folhas são a parte mais nutritiva, podendo ser cozidas e servidas da mesma forma que espinafres e acelgas.

Na pesquisa, evidenciou-se que os hipertensos, após 1 hora da ingestão do suco de beterraba, tiveram a pressão arterial reduzida. E o efeito foi ainda mais forte após 4 horas, permanecendo até depois de 24 horas.

Conheça: Alimentos no combate a hipertensão

Beetroot juice,Healthy drink on wood
O suco de beterraba é uma poderosa receita no combate à hipertensão.

Mais sobre a beterraba

A beterraba é um vegetal com várias possibilidades de uso. Pode servir de alimento e bebida em épocas quentes e frias. É servida como salada, condimento, suco, em conserva, etc.

Quando a beterraba é servida na forma de picles, no qual se mistura o vegetal ao vinagre, por exemplo, o produto deixa de ser natural e passa a ser industrializado, logo, mesmo que o gosto permaneça semelhante ao original, o legume perde seus nutrientes.

  • Sanches, A. G., Barros, M., Silva, D., Gleice, E., Moreira, S., Macedo Costa, J., & Martins Cordeiro, C. A. (2016). Atividade respiratória e qualidade de beterraba inteira e minimamente processada. Revista de Agricultura Neotropical.