Qual é o segredo de Cristiano Ronaldo para não se lesionar?
Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto
Ser o melhor jogador de futebol do mundo é um teste de determinação em todos os sentidos, pois nenhum aspecto tem a capacidade de guiar o caminho para o sucesso. Assim, uma das maiores adversidades dos cracks são os problemas físicos. Apesar disso, muitos se perguntam qual é o segredo de Cristiano Ronaldo para não se machucar. Felizmente, temos a resposta.
Para ser mais exato, Cristiano Ronaldo sofreu lesões em sua carreira. No entanto, ao contrário de outros atletas, seu tempo de inatividade e recuperação após fatalidades físicas são geralmente muito baixos. Isso se deve a uma série de bons hábitos que adquiriu ao longo de sua carreira, o que lhe permite ser absolutamente válido aos 37 anos de idade.
Nesse sentido, começaremos a descobrir a naturalização do triunfo na vida de CR7, que é o maior goleador de todos os tempos do Real Madrid, a seleção portuguesa e já é o segundo na disputa para se tornar o maior goleador de todos os tempos.
O segredo de Cristiano Ronaldo para não se machucar
Como dissemos antes, o segredo de Cristiano Ronaldo dá a sensação de ausência de lesões, devido ao seu reduzido tempo de inatividade. As estatísticas indicam que nos últimos 12 anos de sua carreira ele só perdeu mais de 18 dias em uma ocasião, situação que foi causada pela distensão do ligamento lateral interno do joelho esquerdo.
Tomando esta situação privilegiada de recuperação como base para desenvolver os seus hábitos, mergulhamos na dieta do craque português como o centro nevrálgico do seu desempenho excecional. De fato, sua qualidade individual voltou a ser exibida na temporada 2020-21, com a distinção de artilheiro da Série A italiana, sobre Romelu Lukaku.
Dieta de Cristiano Ronaldo
A dieta que Cristiano Ronaldo aperfeiçoou ao longo dos anos apresenta a seguinte sequência:
- Café da manhã: as variações no café da manhã são produzidas por meio de frutas e sucos. Como complemento, ele adiciona torradas com abacate. Da mesma forma, as proteínas tomam seu lugar na primeira refeição do dia com queijo, ovos e presunto.
- Meio da manhã: a refeição do meio da manhã é uma espécie de reedição do café da manhã, mas em menor grau. Neste caso, as frutas e legumes voltam a aparecer, assim como a inevitável torrada.
- Almoço: peixe e frango são os dois elementos mais frequentes no almoço do lateral-esquerdo funchalense. Além disso, ocorrem mudanças dependendo se é o momento antes de uma sessão de treino ou de uma partida. Nestas circunstâncias opta por cereais ou massas integrais, respetivamente.
- Lanche da tarde: o lanche da tarde é resolvido simplesmente pela inclusão de uma variedade de frutas, entre as quais se destacam o kiwi, a tangerina e o morango.
- Jantar: a base de peixe é utilizada com acompanhamento de leguminosas e verduras.
A separação média entre as refeições é de 4 horas, o que ajuda a manter o índice de massa corporal (IMC) dentro dos valores ideais de um atleta de alto rendimento.
Cuidados físicos complementares
Depois de conhecer a dieta que o leva ao sucesso, vale a pena mergulhar nos cuidados físicos complementares que fortalecem a equação. O 7 enfatiza o tempo de descanso, sendo rigoroso com o total de 8 horas. A adequação de sua dinâmica de sono se dá por meio de vários cochilos curtos até completar o tempo máximo definido.
A precisão no descanso tem o objetivo de recuperar os músculos em menos tempo. É evidente que a carga de jogos para as grandes equipes que jogam a competição local no fim de semana e a competição continental nos dias de semana, no final cobra seu preço.
Depois disso, encontramos outros fatores que compõem o grande segredo de Cristiano Ronaldo para se distanciar das lesões. Trata-se da localização dos exercícios de Pilates na região central do corpo para buscar o fortalecimento. Por outro lado, pratica natação duas vezes por semana, combatendo as dores musculares, aumentando a flexibilidade e aumentando a resistência.
Finalmente, chegamos à arma secreta do atacante para reduzir o risco de problemas musculares. Referimo-nos à câmara de crioterapia que o acompanha em cada clube. Com a ajuda da ferramenta de recuperação acima mencionada, ele pode aplicar terapia fria para mitigar dores musculares, inchaço e entorses.
Descubra: Dieta mediterrânea verde: vantagens e desvantagens
Saúde mental entre os cuidados de Cristiano Ronaldo
O cuidado que conclui o segredo de Cristiano Ronaldo encontra-se em evitar a tentação diante de alimentos apetitosos, mas prejudiciais. Para o efeito, o que não faz parte da dieta do antigo Real Madrid é o seguinte:
- Bebidas açucaradas ou refrigerantes.
- Álcool.
- Refeições congeladas.
- Molhos comerciais.
- Biscoitos e doces industrializados (exceto em momentos muito isolados para festas, fora dos tempos de competição).
- Alimentos pré-cozidos.
Resumindo, revisamos a alimentação, o descanso e um dos segredos de recuperação muscular de Cristiano Ronaldo. Tudo isso faz uma aliança com a saúde mental, através da desconexão do futebol passando o tempo com a família. Até que idade o comandante continuará fazendo sua parte no retângulo do jogo?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- García A, Aguado F, Cuartero J, Calabria E, Jiménez R y Pérez P. Sueño, descanso y rendimiento en jóvenes deportistas de competición. Revista de psicología del deporte, Vol. 12, Núm. 2. 2003. Disponible en: https://ddd.uab.cat/record/63074.
- Zerón M, Díez A, Izquierdo M y Cambras T. Una mayor frecuencia de alimentación se asocia con una menor adiposidad y ritmos circadianos robustos: un estudio transversal. Am J Clin Nutr. 2020. Disponible en: 10.1093/ajcn/nqaa282. Epub ahead of print. PMID: 33094802.
- González M, Gutiérrez Al, Mesa J, Ruiz J y Castillo M. La nutrición en la práctica deportiva: Adaptación de la pirámide nutricional a las características de la dieta del deportista. ALAN. 2001. Disponible en: http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-06222001000400001&lng=es.
- Paquot N. Nutrición deportiva. Rev Med Lieja. 2001.
- Smith M, Nickols S y Thye F. Conocimientos, opiniones y prácticas nutricionales de entrenadores y preparadores físicos en una universidad de división 1. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2001.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.