5 benefícios psicológicos de praticar natação

· 19 de fevereiro de 2019
Além de promover o nosso desenvolvimento físico de maneira muito menos agressiva para nossas articulações do que outros exercícios; praticar natação também nos beneficia a nível psicológico e melhora a nossa autoestima.

A natação é um exercício muito completo que nos ajuda a exercitar os braços, a costa, e as pernas; em suma, o corpo todo. No entanto existem alguns benefícios psicológicos da natação que você provavelmente não conhece e que explicaremos nesse artigo. Confira!

Benefícios psicológicos de praticar natação

Mulher praticando natação

1. Eliminar o estresse

Um dos benefícios psicológicos de praticar natação é eliminar o estresse. Hoje em dia carregamos muito estresse nas costas, e é muito importante saber como liberá-lo para que não afete nossa saúde.

A natação consegue isso graças ao efeito relaxante de estar em contato com a água, e a temperatura tão agradável dela. Nas piscinas a água não é muito fria, o que é ideal para praticar este esporte de forma cômoda.

Você pode praticar natação de manhã e começar o dia de maneira muito mais ativa, ou à noite, depois do trabalho, para relaxar e poder desfrutar de um sono mais reparador.

Não perca: Como superar o medo da água e melhorar sua técnica de natação

2. Aumentar a confiança

O segundo dos benefícios psicológicos de praticar natação é que ela ajuda você a aumentar sua confiança em si mesmo; algo fundamental que ajudará você em todas as áreas de sua vida.

Quando você começar este esporte, começará a praticar o estilo crawl (nado livre). No começo você fará isso onde consiga ficar de pé. No entanto, pouco a pouco, começará a ganhar confiança para nadar em direção à área da piscina, onde não tocará o fundo com os pés.

A mesma coisa acontecerá com outros estilos de nado que pode aprender, e isso só permitirá que você trabalhe com sua autoconfiança para aumentá-la. Se tiver problemas desse tipo, a natação será seu grande aliado.

A confiança em nós mesmos é o que nos permite enfrentar os diferentes medos que podemos ter. Se não tivermos uma boa confiança, podemos deixar que esses medos nos invadam, e nos incitem a refugiar-nos em nossa zona de conforto.

3. Reduz a timidez

Benefícios psicológicos de praticar natação: Reduz a timidez

Quando você começa a praticar a natação, raramente o faz sozinho. Em todas as turmas haverá muito mais pessoas como você, que lhe ajudarão a superar seus medos e vergonhas. Isto é muito importante, se você é uma pessoa tímida.

Você pode pensar a princípio que será difícil fazer amigos ou conhecer novas pessoas, mas, na realidade, é mais fácil do que pensa. Pense que você já tem algo em comum com essas pessoas. Portanto, pode ser um tópico que poderá usar para iniciar conversas.

O fato de ser tímido não significa que tenha que se esconder dos outros. Você pode enfrentar a timidez, desde que tome a iniciativa.

4. Melhora a tomada de decisão

O quarto dos benefícios psicológicos de fazer natação, é que ela melhora a tomada de decisões. Como nadar ajuda a reduzir o estresse permite equilibrar suas emoções, você poderá ver mais claramente as situações em que tem que enfrentar uma escolha.

Além disso, como vimos acima, a natação ajuda você a aumentar sua confiança em si mesmo, algo essencial para tomar as melhores decisões.

Leia também este artigo: Qual o melhor esporte para você de acordo com sua personalidade

5. Melhora a autoimagem

Como você se vê? Praticar natação permitirá que você se reconcilie com seu corpo, caso considere que tem um defeito, ou que há uma parte dele que não gosta.

Com este esporte você desfrutará de um melhor tônus físico, estará em forma, e seu corpo adquirirá um condicionamento muito mais atlético. Isso pode melhorar sua autoestima.

No entanto, entre outros benefícios que pode lhe trazer a natação, também melhorará a sua autoestima.  Se você tem uma boa confiança em si mesmo, se sentir seguro, e seu nível de timidez diminuir, se sentirá muito melhor.

Você conhecia todos esses benefícios psicológicos de praticar natação? Este esporte é muito completo e, como vimos, não apenas nos ajuda a nível físico, mas também psicologicamente, o que é muito positivo.

Além disso, depois de dominar alguns dos estilos de natação mais básicos, você poderá praticá-los mesmo quando for à praia; desta forma, poderá se exercitar mesmo se estiver de férias.

O que você está esperando para se beneficiar de todas as vantagens oferecidas pela prática da natação?

 

  • Maglione, J. (2008). Manual natación para todos – natación para la vida. FEDERACION INTERNACIONAL DE NATACION.
  • Quichimbo, G. (2016). La Psicomotricidad Influye en el desarrollo de la Tecnica de los Estilos de Natacion. Unidad Academica de Ciencias Sociales. https://doi.org/file:///C:/Users/DIABLO/Desktop/ECUACS%20DE00022.pdf
  • Ramírez, W., Vinaccia, S., & Gustavo, R. S. (2004). EL IMPACTO DE LA ACTIVIDAD FÍSICA Y EL DEPORTE SOBRE LA SALUD, LA COGNICIÓN, LA SOCIALIZACIÓN Y EL RENDIMIENTO ACADÉMICO: UNA REVISIÓN TEÓRICA. Revista de Estudios Sociales. https://doi.org/10.7440/res18.2004.06