Logo image
Logo image

Como preparar um óleo natural de pimenta caiena para aliviar a dor

4 minutos
Graças às propriedades da pimenta caiena podemos conseguir um óleo natural com propriedades calmantes, sem recorrer a produtos sintéticos e conservantes.
Como preparar um óleo natural de pimenta caiena para aliviar a dor
Lourdes Martínez

Revisado e aprovado por a farmacêutica Lourdes Martínez

Última atualização: 24 agosto, 2022

Qualquer um pode sofrer a qualquer momento de algum tipo de dor em diferentes áreas do corpo. Assim, mostraremos como preparar um óleo natural de pimenta caiena para aliviar a dor que pode ajudá-lo a reduzir muitos dos seus males físicos. Quer conhecer?

As dores podem ser musculares, nas articulações ou generalizadas e quase sempre são originárias de uma lesão, trauma, esforço excessivo ou além disso, uma doença.

Dependendo do tipo de dor, a sua causa e a área na qual está localizada pode se tornar uma razão de incapacidade para realizar as atividades diárias normalmente. Além disso, se não controlada a tempo, não é de surpreender que provoquem problemas de saúde mais complicados.

Os analgésicos são as drogas mais populares e utilizadas no tratamento para diminuir a dor. Eles são de vários tipos e são administrados de acordo com a origem e gravidade da doença.

No entanto, o uso indevido e prolongado desses fármacos, muitas vezes leva a sofrer efeitos secundários em outras áreas do corpo, tais como os rins e o fígado.

Por isso, os analgésicos sempre devem ser tomados sob supervisão médica e tentando evitá-los ao máximo na vida cotidiana.

Para reduzir o seu consumo, como alternativa, pode-se considerar outros remédios naturais com propriedades semelhantes para encontrar alívio.

Óleo natural de pimenta caiena para aliviar a dor

Some figure

pimenta caiena tem sido utilizada desde a antiguidade como um tempero na culinária, pois é ideal para dar um toque picante para os pratos.

Um dos seus princípios ativos, a capsaicina, é responsável pelo característico sabor picante, mas também dá um elevado poder medicinal.

É justamente este composto da pimenta que a torna um poderoso analgésico natural, capaz reduzir os diferentes tipos de doenças.

Visite este artigo: Aprenda a elaborar em casa um creme com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias

O uso da pimenta caiena

Além de ser uma fonte de capsaicina, a pimenta caiena é caracterizada por proporcionar uma quantidade significativa de vitamina A, vitamina B6, manganês, vitamina K e vitamina C.

Graças à sua ação analgésica pode ser aplicada topicamente sobre a pele para aliviar a dor causada por condições tais como:

  • Osteoartrite
  • Poliartrite reumatoide.
  • Fibromialgia
  • Dor nos nervos (neuropatia) associada à diabetes.
  • Dor do nervo (neuralgia).
  • Dores nas costas.
  • Espasmos musculares.

Atualmente, os compostos ativos desta especiaria natural estão sendo utilizados para a produção de gel, cremes e outros produtos para a dor de forma tópica.

No entanto, para não ter que investir grandes somas de dinheiro em tratamentos caros, há uma alternativa natural que faz com que se aproveitem 100% de todas as propriedades deste vegetal.

A pimenta caiena possui propriedades ideais para aliviar a dor, por isso é um ingrediente ideal para um óleo natural.

Como preparar um óleo natural com ação analgésica para aliviar a dor?

O preparo deste óleo natural é bastante simples e, além disso, a pimenta caiena podem ser cultivada em casa para termos um abastecimento constante.

Ingredientes

  • 4 pimentas caiena cortadas
  • Azeite de oliva (quantidade necessária)
  • 1 garrafa de vidro.

Procedimento

Antes de começar, é claro que as pimentas devem estar secas para obter suas propriedades.

  • Para isso, primeiramente corte a parte superior das pimentas e, logo em seguida, no sentido do comprimento
  • Coloque-as em uma bandeja de cozimento em um lugar escuro e ventilado para secar. Isso pode demorar entre 1 e 3 semanas.

Quando a pimenta estiver seca, pegue os outros ingredientes e continue com a preparação de seu remédio.

  • Encha ¾ do frasco de vidro com a pimenta seca e, em seguida, despeje o azeite de oliva até cobrir a pimenta.
  • Para potencializar os efeitos pode-se adicionar um pouco de raiz de gengibre. Isso é muito apropriado pois tem uma ação analgésica e anti-inflamatória e ajudar a melhorar a circulação sanguínea. Também pode-se optar por adicionar a arnica.
  • Quando a mistura já estiver pronta você pode aquecê-la em banho-maria por 2 horas em fogo baixo ou, se preferir, mantenha a garrafa em local fresco, sem luz durante 15  minutos. Tudo dependerá da pressa que você tiver para usá-la.
  • Após o tempo aconselhado, filtre o óleo, drenando bem as pimentas, e então, coloque o óleo em outro frasco com tampa.

Veja também: Sucos de pimenta caiena para emagrecer, baixar o colesterol e aliviar a dor.

Modo de aplicação
Some figure

Pegue um pouco de óleo e então aplique sobre a área afetada com uma massagem suave. Pode ser utilizado várias vezes ao dia para uma maior sensação de alívio.

Em um lugar fresco e seco o óleo de caiena pode durar até 6 meses em perfeito estado.

 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Kumar, S., Kumar, R., & Singh, J. (2006). Cayenne/American pepper. In Handbook of Herbs and Spices. https://doi.org/10.1533/9781845691717.3.299
  • Ernst, E. (2003). The safety of massage therapy. Rheumatology. https://doi.org/10.1093/rheumatology/keg306
  • Fattori V., Hohmann MSN., Rossaneis AC., Pinho-Ribeiro FA., Verri WA., Capsaicin: current understandign of its mechanisms and therapy of pain and other pre clinica and clínical uses. Molecules, 2016.
  • Kim S., Lee MS., Jung S., Son HY., et al., Ginger extract ameliorates obesity and inflammation via regulation Micro RNA 21/132 expression and AMPK activation in White adipose tissue. Nutrients, 2018.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.