Por que algumas pessoas são mais atraentes para os mosquitos?
É muito provável que, muitas vezes, você tenha desejado saber por que os mosquitos escolhem você em lugar de seus familiares.
É muito injusto que alguns de nós tenhamos de suportá-los enquanto outros fiquem felizes sem uma única picada ou marca. Você já pensou por que algumas pessoas são mais atraentes para os mosquitos?
A verdade é que, mesmo que você não acredite, os mosquitos têm a capacidade para escolher as suas vítimas.
Depois de ler a informação que vamos compartilhar você poderá entender por que estes bichos sempre picam você. Entenda por que algumas pessoas são mais atraentes para os mosquitos.
Por que os mosquitos chupam o sangue?
Na realidade, nem todos os mosquitos o fazem. O mosquito macho se alimenta de néctar. São as fêmeas que utilizam o sangue como um alimento, pois necessitam de substâncias como ferro e proteínas (presentes no sangre) para um desenvolvimento adequado de seus ovos.
As hipóteses sugerem que o mosquito fêmea seria capaz de detectar a nossa temperatura corporal e respiração graças a uma substância conhecida como octenol, cujo odor estes insetos podem perceber, inclusive, a 50 quilômetros de distância.
Até agora ainda não se conseguiu esclarecer por completo a que se devem essas preferências. Existem, entretanto, uma série de fatores que podem influenciar.
Tipo de sangue
Por ser o sangue o seu alimento, não é nada estranho que prefiram alguns tipos específicos.
Em investigação realizada no Japão foi detectado que mosquitos têm uma estranha preferência pelas pessoas de sangue do tipo O. Há uma preferencia de até o dobro quando comparando com as de tipo A.
O segundo tipo de sangue preferido dos mosquitos é o do grupo B. Esta preferencia, entretanto, dependerá das segregações químicas, que permitem a sua detecção.
Visite este artigo:
Dióxido de carbono
Pois é! Basta respirar para ser um dos alvos dos mosquitos. Acontece que os mosquitos preferem as pessoas que emitem mais dióxido de carbono.
Tomar cerveja
Estudo do Journal of the American Mosquito Control Association revelou que tomar cerveja pode nos tornar mais atraentes para mosquitos.
Na investigação, descobriu-se que beber 350 mililitros de cerveja, com uma concentração de 5,5% de álcool, aumenta o risco de sofrer picadas.
Atividade física
Outro dos métodos que os mosquitos utilizam para encontrar as suas vítimas é através da percepção do odor do ácido láctico, do ácido úrico e de outras substâncias que são eliminadas pelo suor quando se faz exercício.
Além disso, durante essa atividade, a temperatura corporal aumenta, o que nos torna ainda mais suscetíveis às picadas. Mais ainda, os fatores genéticos podem influenciar na quantidade de ácido úrico e de outras substâncias que cada pessoa liberta.
As bactérias da pele
Com as bactérias da pele podem ocorrer duas coisas: a primeira é que aumentam a atração dos mosquitos, especialmente se emanarem algum tipo de mau cheiro.
Contrariamente, outros tipos de bactérias podem atuar como protetoras contra esses insetos, ao reduzirem a sua capacidade para detectá-las.
Isso explica por que, geralmente, os mosquitos picam com mais frequência nos tornozelos e nos pés, pois são as partes onde mais abundam as bactérias.
Leia também:
Saiba como lavar e desinfetar as esponjas usadas para lavar louça
Vestir determinadas cores
Pode parecer um pouco absurdo, mas a cor de suas roupas também pode influenciar a escolha dos mosquitos.
Para não ser o seu foco de atenção, ao sair para o ar livre, não é aconselhado o uso de peças de roupa escuras. Assim sugeriu um estudo realizado pela Universidade da Flórida, que descobriu que a cor favorita desses bichos é o preto, seguido do vermelho e de outras cores como a cinza e o azul.
O que fazer para diminuir a atração?
Por enquanto, não se conseguiu encontrar uma substância 100% eficaz para evitar as picadas dos mosquitos.
Diz-se que comer banana pode ajudar a afastá-los devido ao seu alto teor de vitamina B, mas não existe nenhuma prova científica disso.
O que pode atuar como uma barreira protetora é o uso de produtos botânicos com citronela, óleo de eucalipto ou o óleo de malaleuca, ainda que o efeito dure por pouco tempo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Barredo, E., DeGennaro, M. (2020). Not Just from Blood: Mosquito Nutrient Acquisition from Nectar Sources. Trends in Parasitology, 36(5), 473-484. https://www.cell.com/trends/parasitology/fulltext/S1471-4922(20)30040-4
- De Obaldia, M. E., Morita, T., Dedmon, L. C., Boehmler, D. J., Jiang, C. S., Zeledon, E. V., Cross, J. R., Vosshall, L. B. (2022). Differential mosquito attraction to humans is associated with skin-derived carboxylic acid levels. Cell, 185(22), 4099-4116.e13. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0092867422012533#bib23
- Ellwanger, J. H., Cardoso, J. D. C., Chies, J. A. B. (2021). Variability in human attractiveness to mosquitoes. Current Research in Parasitology & Vector-Borne Diseases, 1, 100058. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2667114X21000522#bib109
- Khan, S. A., Ombugadu, A., Ahmad, S. (2022). Host-seeking behavior and fecundity of the female Aedes aegypti to human blood types. Pest Management Science, 78(1), 321-328. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34505747/#:~:text=aegypti%20fed%20on%20blood%20group,P%20%3C%200.0001)%20on%20preferred.
- Lee M. Y. (2018). Essential Oils as Repellents against Arthropods. BioMed research international, 6860271. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6189689/
- McMeniman, C. J., Corfas, R. A., Matthews, B. J., Ritchie, S. A., Vosshall, L.B. (2014). Multimodal integration of carbon dioxide and other sensory cues drives mosquito attraction to humans. Cell, 156(5), 1060-71. https://www.cell.com/fulltext/S0092-8674(14)00155-X?large_figure=true
- Paskewitz, S., Irwin, P., Konwinski, N., Larson, S. (2018). Impact of Consumption of Bananas on Attraction of Anopheles stephensi to Humans. Insects, 9(4), 129. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30274200/
- Prasadini, M., Dayananda, D., Fernando, S., Harischandra, I., De Silva, N. (2019). Blood Feeding Preference of Female Aedes aegypti Mosquitoes for Human Blood Group Types and Its Impact on Their Fecundity: Implications for Vector Control. American Journal of Entomology, 3(2), 43-48. https://www.sciencepublishinggroup.com/journal/paperinfo?journalid=547&doi=10.11648/j.aje.20190302.13
- Sun, H. J., Dongmin, K., Ki-Such, J., Dong-Kyu, L. (2021). Color Preference for Host-Seeking Activity of Aedes albopictus and Culex pipiens (Diptera: Culicidae). Journal of Medical Entomology, 58(6), 2446-2452. https://academic.oup.com/jme/article/58/6/2446/6295287?login=false
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.