Repelentes naturais e econômicos para formigas

8 de dezembro de 2018
Você costuma jogar fora os restos de café quando termina de prepará-lo? Você pode utilizá-los para repelir as formigas e mantê-las longe de suas plantas. Seu aroma, além de neutralizar outros odores, as afugenta.

Se você tem um jardim ou uma roseira, sabe que as formigas podem ser o inseto mais destruidor que existe. Se fizéssemos um ranking de inimigos das plantas, elas estariam brigando pela liderança com os caramujos.

Para a nossa sorte, não é necessário utilizar produtos químicos para mantê-las longe. Podemos usar repelentes naturais e econômicos para formigas, que são muito eficazes, fáceis de fazer e, principalmente, caseiros.

Repelentes caseiros para formigas

Se você está sofrendo um ataque de formigas, seja no seu jardim ou na sua cozinha, preste atenção aos seguintes repelentes naturais:

Vinagre de maçã

É um produto ideal para limpar a casa e manter as pragas longe. Se as formigas entraram na sua cozinha, limpe bancadas, armários e o piso com uma mistura de vinagre de maçã e água morna (proporção 50-50).

Isso vai funcionar, porque os insetos odeiam o odor penetrante do vinagre e podem senti-lo muito mais do que os seres humanos.

Giz ou talco

O giz usado nas escolas ou o talco para os pés podem ser repelentes caseiros muito eficazes para combater as formigas. Trace uma linha ou polvilhe estes elementos nos lugares onde costumam passar estas pequenas, mas poderosas inimigas.

Suco de limão

Não há dúvida de que o limão é um potente elemento que não pode faltar em nossa casa. Se você tiver um ataque de formigas, passe um pouco de suco nas beiradas das portas e das janelas.

Você pode também diluí-lo em água se preferir, mas a fruta pura é tão ácida que vai confundir os insetos sobre qual caminho fazer. Além disso, vai evitar que novas formigas entrem na sua casa.

Formigas no jardim.

Ervas e temperos

Você pode colocar hortelã, canela, pimenta em pó, pimenta caiena ou cravo nos locais onde as formigas passam. Alguns dizem que as folhas de louro colocadas dentro dos armários ou caixas também podem dissuadir os bichinhos de entrar.

Não deixe de ler também. 4 máscaras com canela para ter o cabelo perfeito

O odor penetrante não permitirá que se atrevam a ultrapassar os limiares da sua casa.

Mas tenha cuidado se você tiver crianças pequenas ou animais de estimação, já que os temperos podem causar eventuais alergias e irritações se entrarem em contato com eles.

Grãos de café

Quando tiver terminado de fazer um café, não jogue a borra fora. Espalhe pelo jardim (principalmente ao redor das rosas) e na parte exterior da casa. As formigas serão repelidas pelo cheiro, neutralizador de outros aromas.

Além disso, o café também pode ser útil se os gatos costumam fazer suas necessidades nas plantas.

Hortelã

Esta erva aromática muito usada para os chás e sobremesas, pode ajudar a eliminar as formigas do seu jardim. Espalhe óleo essencial de hortelã nos batentes das portas e janelas.

Além do aroma agradável, sua casa estará livre dos insetos.

Outra opção é fazer uma infusão com um punhado de folhas de hortelã em um copo de água. Depois que esfriar, coloque em um borrifador e espalhe nos cantinhos da casa.

Uma terceira alternativa é fazer bolsinhas de hortelã seca e deixá-las nos cantos das janelas.

Cascas de cítricos ou de pepino

Já falamos antes das propriedades do suco de limão como repelente de formigas. Você pode aumentar o efeito deixando cascas de cítricos, como a laranja ou a mexerica.

A casca de pepino é outra opção eficaz. Elas funcionam porque, ao se decomporem, se tornam tóxicas para as formigas, que as evitam.

Formigas em casa.

Água com sabão

As formigas gostam da água, mas não quando ela tem sabão, já que não podem se deslocar livremente. Este repelente simples é preparado misturando algumas gotas de sabão líquido ou detergente com água.

Coloque em um borrifador e espalhe pelos lugares onde passarem estes insetos. Depois que não os vir mais, enxágue com água limpa.

Ervas aromáticas

Além da hortelã, existem outras plantas que podem atuar como uma barreira para evitar a entrada das formigas na sua casa.

Se você tiver horta, não hesite em fazer uma barreira com lavanda, manjericão, tomilho, poejo ou orégano. Nenhum inseto ou ave que quiser comer suas plantas, flores ou vegetais vai gostar.

Casca de ovo

A casca de ovo  triturada e colocada nos cantos das janelas e portas ajudará a manter as formigas longe de casa. Além disso, pode ser usada para impedir que elas entrem nos armários da cozinha.

Isso também pode interessar você. Os 5 melhores repelentes que você pode fazer em casa

Receitas de repelentes caseiros para as formigas

Repelente com menta para formigas.

Receita N°1

  • Em um recipiente, coloque 30 ml de cada uma das seguintes ervas: melaleuca, rosa, canela, hortelã, poejo e citronela.
  • Depois de misturadas, adicione três colheres grandes destas ervas para cada dois copos de água e agite bem.
  • Coloque em um borrifador e, logo depois, pulverize nos locais onde geralmente são encontradas as formigas.

Receita N°2

  • Misture 1 copo de água (250 ml) com uma colher cheia de molho picante, 1/4 de copo de sabão líquido e uma colher pequena de essência de hortelã.
  • Coloque em um borrifador e pulverize onde for necessário.

Receita N°3

  • Amasse em um pilão um punhado de urtigas.
  • Coloque para ferver em 5 litros de água durante meia hora.
  • Deixe esfriar e repousar por 5 horas.
  • Aplique nos caminhos e nos arredores da casa.

As dicas foram úteis? Então não deixe de ler os próximos artigos com mais sugestões para você e sua casa.

Bueno, V. ., & Andrade, C. F. . (2010). Avaliação preliminar de óleos essenciais de plantas como repelentes para Aedes albopictus (Skuse, 1894) (Diptera: Culicidae). Revista Brasileira de Plantas Medicinais. https://doi.org/10.1590/S1516-05722010000200014