Receita de sabão caseiro ecológico

· 3 de agosto de 2014
Ao fabricar nosso próprio detergente, não apenas estaremos protegendo o meio ambiente, mas também a nossa própria saúde e daqueles que estão próximos a nós.

Todos nós sabemos: os químicos que compõem nossos amaciantes e sabões de roupa para a máquina de lavar são considerados como um dos piores poluentes do nosso meio ambiente. Pensando nisso, hoje falaremos sobre uma receita de sabão caseiro ecológico.

Os anúncios na TV nos vendem as maravilhas de suas fragrâncias e sua eficácia para eliminar manchas, mas existe uma alternativa tão eficaz e menos poluente quanto estes produtos? Fique atento! Explicaremos a seguir.

Os benefícios de preparar seu próprio sabão caseiro ecológico

hogar-ecologico

Não se trata somente de encontrar uma alternativa um pouco mais econômica. Tampouco, estamos falando de começar a levar um estilo de vida hippie, de modo algum.

O que pretendemos é simplesmente buscar um modo de nos rodear de elementos mais saudáveis e um modo de cuidar de nossa saúde.

Temos que levar em conta que são muitas as substâncias nocivas que se impregnam em nossa roupa com o uso destes sabões e detergentes.

Estas substâncias podem estar danificando nossa pele e a de nossa família, tanto que, pouco a pouco, toda esta quantidade de elementos químicos pode, a longo prazo, nos trazer doenças das quais não estamos conscientes.

Ao usar produtos naturais, estaremos cuidando não somente de nosso planeta como também de nossa saúde.

Devemos falar também que este sabão é 100% biodegradável, ele deixará nossa roupa suave e limpa, mas a diferença você irá encontrar quando tirar a roupa da máquina de lavar; você não irá sentir aquele perfume tão forte e característico dos outros sabões.

Descubra: Ingredientes tóxicos que se escondem nos produtos de limpeza

Porém, este sabão é mais natural e saudável, não se preocupe!

Como fazer um sabão caseiro ecológico?

detergente

Do que eu preciso?

  • Um ralador de cozinha
  • Uma balança de precisão para poder pesar as quantidades
  • 75 g de sabão natural (sabão de Marselha, por exemplo, tende a ser muito adequado).
  • 1 copo de bicarbonato de sódio.
  • 1,5 litros de água
  • Uma embalagem grande ou uma garrafa de 2 litros para guardar este sabão caseiro.
  • 20 gotas de óleo essencial, de sua preferência, para adicionar ao sabão, e que tenha algum cheiro. Lavanda, rosas, entre outros.

Leia também: 4 truques econômicos para aromatizar naturalmente a casa

Modo de preparo do sabão caseiro ecológico

  • Fique tranquilo, a preparação não dura mais que 15 minutos. O primeiro a se fazer é ralar o tablete de sabão natural.
  • Qual o seguinte passo? Uma vez ralado o sabão, coloque-o no interior da embalagem. A seguir, coloque também o copo de bicarbonato de sódio.
  • Agora esquente o litro e meio de água. A água deve estar fervendo, portanto, tenha um cuidado especial para evitar queimaduras quando você tiver que verter o conteúdo no recipiente ou garrafa que estiver contido o sabão e o bicarbonato.
  • Verta pouco a pouco, vá agitando de vez em quando a garrafa para que todos os ingredientes fiquem misturados. Uma vez misturados, verta as 20 gotinhas de óleo essencial. Você verá então que o sabão cheira está com um cheiro ótimo; trata-se então de um sabão totalmente ecológico e mais natural do que aquele que utilizamos normalmente. Acredite ou não, o sabão já está pronto.
  • Fato: depois de uma semana, a textura do sabão mudará, mas não se preocupe, o sabão continua sendo o mesmo e você pode usá-lo até terminar a garrafa. A quantidade de sabão que você colocar na máquina de lavar é a mesma utilizada normalmente com o outro sabão industrial. Você verá que trará bons resultados!