Um truque eficaz para tirar o mofo da máquina de lavar
A máquina de lavar roupas é um dos eletrodomésticos que mais utilizamos em nosso lar. Entretanto, também costuma ser um dos que mais nos descuidamos.
Sua falta de limpeza e desinfecção faz com que se crie o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e mofo.
Inicialmente dá trabalho perceber isso. Mas, pouco a pouco, vão surgindo odores muito desagradáveis que, inclusive, se aderem às roupas que lavamos.
Além disso, se prestarmos atenção à borracha que protege as portas deste eletrodoméstico, iremos notar um acúmulo de umidade e fungos que são os que causam este problema.
Felizmente, não é preciso recorrer a produtos químicos agressivos para limpá-la de forma regular e evitar os maus odores.
Hoje queremos compartilhar um truque eficaz para deixá-la como nova sem ter que gastar demais. Não pense duas vezes em experimentar!
Truque para eliminar o mofo da máquina de lavar
O mofo é classificado como um fungo. Por esta razão, iremos utilizar alguns produtos com propriedades antimicrobianas e antifúngicas que facilitam a sua eliminação.
Ingredientes
- 3 litros de água
- 1/4 de xícara de suco de limão (62 ml)
- 1 xícara de água oxigenada (250 ml)
Isso também pode interessar você: Remédios para os fungos: como curá-los com ingredientes naturais
Como prepará-lo?
Primeiramente, adicione o suco de limão e a água oxigenada em um balde com 3 litros de água.
Em seguida, quando obtiver a mistura, leve em conta os seguintes passos para deixar sua máquina de lavar impecável e livre do cheiro de umidade.
1 – Limpe a borracha
Uma das primeiras áreas que você deve limpar para tirar o mofo é a borracha que a máquina tem. Preste atenção para que saiba como está encaixada e o que você deve fazer para limpá-la.
Quando você identificar a umidade, primeiramente borrife o desinfetante que acabou de preparar e em seguida esfregue-a energicamente com um pano limpo ou uma esponja.
Siga todo o caminho da borracha para garantir que não fique um único rastro de mofo. Quando tiver certeza de que o eliminou, borrife mais um pouco da mistura e passe um pano seco para retirar o excesso.
2 – Limpe o tambor da máquina de lavar e as mangueiras
Quando o mofo se prolifera na borracha da máquina de lavar, é muito provável que também esteja crescendo nas demais partes do eletrodoméstico.
Assim, agora que você já limpou a borracha… Enxágue o tambor e as mangueiras para garantir que a máquina fique 100% limpa e sem odor nenhum.
Para fazer isso você terá que retirar todas as peças de roupa que estejam em seu interior e, logo, despejar o produto natural no compartimento do sabão em pó. Em seguida, programe a máquina e execute um ciclo longo com água quente.
3 – Evite o mofo
Quando a máquina de lavar estiver limpa e com um aroma fresco será mais fácil mantê-la livre de mofo e de maus odores.
Assim, se você deixar a porta aberta após cada lavagem, oferecerá uma ventilação que impedirá a proliferação de micro-organismos.
No entanto, ainda que você não perceba um odor forte, o mais conveniente é realizar uma limpeza semanal para que a sujeira e os fungos não se acumulem.
Outro truque contra o mofo e os maus odores
Contudo, se o truque anterior não atingiu as suas expectativas ou você não conta com os ingredientes necessários, opte pelo seguinte:
Ingredientes
- Alvejante (quantidade necessária)
- Água quente (1 litro)
- Vinagre branco (250 ml)
- Garrafa com spray
- Pano suave
- Luvas de borracha
Como fazer?
- Primeiramente, execute um ciclo de lavagem com água quente e um pouco de alvejante. A quantidade dependerá do tamanho da sua máquina.
- Separadamente, misture uma parte de alvejante com quatro partes de água e uma parte de vinagre branco.
- Em seguida, adicione o produto em uma garrafa com spray e use-a para borrifar a borracha da porta frontal e outras partes superficiais onde também se acumula a umidade.
- Proteja suas mãos com luvas adequadas e esfregue todas as partes com um pano limpo.
Como você pode notar, tirar o mofo da máquina de lavar não é tão complicado e você pode fazê-lo sem recorrer a, por exemplo, branqueadores com cloro ou outros compostos químicos.
Não deixe de ler também: 5 maneiras de usar bicarbonato de sódio e limão na limpeza da casa
Basta investir um pouco de tempo para o trabalho e algumas horas para os ciclos de lavagem que são necessários.
Lembre-se de que para evitar os maus odores você deve fazer uma limpeza constante na máquina e evitar deixar roupa em seu interior após finalizar a lavagem.
Quanto antes você esvaziá-la, menos odor de umidade ela terá.
Então, as dicas foram úteis pra você? Sendo assim, leia os próximos artigos com mais sugestões para o seu lar e bem-estar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Döǧen, A., Sav, H., Gonca, S., Kaplan, E., Ilkit, M., Babič, M. N., … De Hoog, G. S. (2017). Candida parapsilosis in domestic laundry machines. Medical Mycology. https://doi.org/10.1093/mmy/myx008