10 usos alternativos para o café que você não conhecia

· 25 de abril de 2014
Para reduzir a celulite, misture os restos de café com um pouco de óleo de coco e esfolie a pele fazendo movimentos circulares.

Após ingerir uma xícara de café, costuma-se descartar os resíduos do produto. No entanto, os grãos moídos podem ter outra utilidade depois de terem sido consumidos. Saber reutilizá-los é uma excelente ideia que pode preservar o planeta e até mesmo poupar algum dinheiro. Aqui estão 10 usos alternativos para o café.

1. Evitar os maus cheiros

Colocar um pouco de café em um copo e deixar na geladeira evita o mau cheiro.

Além disso, para eliminar o cheiro desagradável das mãos, basta esfregar um pouco de café nelas e, em seguida, enxaguar com água morna.

2. Esfoliar a pele

usos alternativos

Graças à sua textura e à cafeína, a borra é um ótimo esfoliante para a pele e reduz a celulite. Para este último uso, aconselha-se misturar o pó com óleo de coco e depois esfregar de forma circular na pele.

Para esfoliar, misture o café com meia colher de sopa de azeite de oliva e esfregue na pele por alguns minutos. Por fim, é só enxaguar.

3. Fazer adubo

O café é perfeito para fazer adubo. Pode ser usado em plantas que precisam de terra ácida, que fornece cobre, potássio, magnésio e fósforo.

Além disso, misturar café moído com sementes de cenouras e rabanetes é benéfico para esses alimentos.

4. Dar brilho ao cabelo

usos alternativos

O café deixa o cabelo muito mais brilhante. Para isso, use uma solução de água e café, como se fosse tomá-la. Ela deve estar fria ou, pelo menos, à temperatura ambiente.

Utilize após lavar o cabelo, deixando descansar por cerca de vinte minutos. Depois, é só enxaguar.

Leia mais: Cabelos secos: os 7 melhores tratamentos

5. Repelente de animais e insetos

O café é um ótimo repelente para formigas e alguns animais, especialmente gatos. Para formigas, basta espalhar o pó de café seco em locais onde elas se encontram.

Para gatos, é melhor misturar café com cascas de limão e laranja a fim de afugentá-los, já que o odor não é agradável para eles. Além disso, esfregar um pouco de café úmido nos nossos animais de estimação afasta as pulgas.

6. Limpador

Por ser abrasivo e ácido, o café é usado como limpador de superfícies, especialmente da cozinha. Para isso, basta misturar o pó de café com água e sabão e aplicar em lugares que queremos limpar.

Leia mais: 6 truques fáceis para limpar a cozinha

7. Purificador

usos alternativos

Além de evitar os maus odores, o café também funciona como um purificador de ar, já que seu sabor costuma ser forte e penetrante, além de agradável.

Coloque o pó de café num material poroso que permita que o cheiro do café se espalhe em todo o ambiente. Além disso, pode-se acrescentar um óleo aromático ou cascas de frutas.

8. Inibidor de poeira

O café pode ser usado em locais que acumulam muita poeira ou cinzas, como nas chaminés. O café moído deve estar úmido para funcionar bem. Basta espalhar sobre o pó que será mais fácil de recolher.

9. Conservar os móveis

Os móveis de madeira podem ser mantidos em boas condições graças ao café. Basta esfregar com um pano a superfície dos móveis para dar brilho.

10. Cozinhar

Os restos de café podem ser usados para preparar várias sobremesas e bolos, além de servir de substrato para o cultivo de cogumelos e fungos.

Como vimos anteriormente, o café tem propriedades benéficas para o solo, em geral, e para cultivar certas plantas.

  • Oliveira, L. S., & Franca, A. S. (2014). An Overview of the Potential Uses for Coffee Husks. In Coffee in Health and Disease Prevention. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-409517-5.00031-0
  • Santana, N., Rojas-Herrera, R., Galaz-Ávalos, R. M., Ku-Cauich, J. R., Mijangos, J., & Loyola-Vargas, V. M. (2007). Coffee. In Biotechnology in Agriculture and Forestry. https://doi.org/10.1007/978-3-540-49161-3_20