Talco caseiro para eliminar o mau cheiro dos pés

31 de dezembro de 2018
Para eliminar o mau cheiro dos pés, além de aproveitar as propriedades deste talco caseiro, é fundamental intensificar a higiene tanto dos pés como do calçado.

Uma das situações mais desconfortáveis ​​que muitas pessoas experimentam é quando, ao remover seus sapatos, é liberado um odor desagradável. Este vem do calçado e dos pés.

Os talcos são uma grande alternativa para a higiene do corpo, e preparar o seu para eliminar o mau cheiro dos pés é muito fácil. Descubra como fazer isso neste artigo.

Por que os pés cheiram mal?

Mulher aplicando talco caseiro nos pés

Os pés assim como outras áreas do corpo onde há mais glândulas sudoríparas, como mãos, axilas ou face, muitas vezes são afetados pela hiperidrose ou excesso de transpiração.

Embora o suor tenda a ser inodoro em condições normais, quando a transpiração dos pés é acompanhada de mau cheiro, se chama bromidrose. Isso geralmente acontece quando as bactérias dos pés alojadas em lugares úmidos ficam, como meias e sapatos, ou quando há algum transtorno no metabolismo da pessoa.

No corpo humano, a transpiração é regulada pelo sistema nervoso simpático. Se houver um mau funcionamento deste sistema, pode ocorrer uma hiperidrose em algumas partes do corpo.

No entanto, para se tornar bromidrose, muitas vezes o problema está mais relacionado à higiene pessoal. No entanto, e apesar de tudo, esse distúrbio tem uma solução fácil.

Descubra: Receita à base de álcool e ingredientes naturais para eliminar os fungos nas unhas

Como evitar o mau cheiro dos pés?

A primeira coisa que os especialistas recomendam é ter bons hábitos de higiene, através do uso de sabonetes antibacterianos. Além disso, tente secar bem os pés após o banho e usar tratamentos desodorantes em pó, creme, ou spray em seus pés (inclusive dentro dos sapatos).

Outras alternativas incluem a variação do calçado diariamente. Deixar os sapatos em local arejado e secar bem após o uso, ajuda a evitar a proliferação de bactérias no interior do calçado. Também, é conveniente preferir meias sem fibras sintéticas, como as de algodão ou lã.

  • Uma opção para desinfetar e refrescar os pés é deixá-los de molho em uma solução de água com vinagre ou sal.
  • Este processo deve durar cerca de 15 minutos
  • E depois secá-los muito bem.
  • Do mesmo modo, você pode usar chá preto para isso.

Como preparar um talco seco para eliminar o mau cheiro dos pés

Talco caseiro para eliminar o mau cheiro dos pés

Um remédio eficaz e fácil de fazer em casa para tratar o mau cheiro dos pés é este talco caseiro. Além de absorver o suor, mantém os pés frescos e secos.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de farinha de arroz (50 g)
  • 5 colheres de sopa de maisena ou amido de milho (62 g)
  • 4 colheres de pó de araruta (Maranta arundinácea) (50 g)
  • 6 gotas de óleo essencial de escolha (lavanda, cipreste, patchouli)
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (9 g) (opcional)
  • ½ colher de chá de pó de alúmen (pedra-ume 7 g)

O que você deve fazer?

  • Misture o amido de milho em um recipiente de plástico com a farinha de arroz, o bicarbonato de sódio (se usado), o pó de araruta, e o pó de alúmen até obter uma preparação homogênea.
  • Por outro lado, despeje as gotas de óleo essencial e continue misturando para dar um aroma à preparação.
  • Cubra e reserve o recipiente por um dia para que todos os ingredientes fiquem bem integrados e impregnados, e com a fragrância do óleo essencial.
  • Logo depois de algumas horas, ou no dia seguinte, use um coador para dissolver as pelotas.
  • Em seguida, armazene a mistura em um recipiente adequado para uso em um local fresco.
  • Ao usá-lo, espalhe um pouco do pó de talco dentro do calçado com mau cheiro, e deixe agir durante a noite.
  • Além disso, aplique uma pequena quantidade de talco nos pés antes de colocar as meias e os sapatos.
  • Use-o diariamente para evitar que o mau odor apareça.

Leia: Como melhorar a saúde com uma mistura de bicarbonato de sódio e mel

Quais são as propriedades deste talco?

Os ingredientes utilizados nesta receita têm várias propriedades que ajudam a evitar e combater o mau cheiro nos pés e nos sapatos. Assim, esse talco é um tratamento que, sem dúvida, terá um efeito positivo nessa situação.

O bicarbonato absorve a umidade e o mau cheiro que o calçado pode ter. Por sua parte, amido de milho e o pó de araruta são absorventes, leves e suaves. Igualmente, a araruta ajuda a pele a ficar sedosa e macia, bem como sarar feridas ou secar erupções cutâneas.

Do mesmo modo, os óleos essenciais, atuam nas bactérias que causam o mau cheiro. Além disso, proporcionam um aroma agradável juntamente com a sensação de frescor e limpeza. O alúmen em pó serve para combater o suor, e cumpre com as funções desodorante, antisséptica, antibacteriana e cicatrizante.