Receita à base de álcool e ingredientes naturais para combater os fungos nas unhas

3 de janeiro de 2020
Os fungos podem surgir tanto nas unhas das mãos quanto dos pés, embora sejam mais comuns nestes últimos, já que o uso de alguns tipos de calçados e certas condições favorecem sua proliferação.

Na hora de combater os fungos o mais recomendável é recorrer ao médico. O profissional sempre poderá oferecer um tratamento seguro, eficaz e personalizado. No entanto, existem aqueles que consideram que podem usar remédios caseiros para a mesma finalidade, como a seguinte receita à base de álcool e ingredientes naturais.

Para este preparo são atribuídas propriedades antifúngicas que podem ajudar a eliminar os patógenos que causaram a infecção.

Os fungos nas unhas

Os fungos nas unhas, uma condição conhecida como onicomicose, surgem devido ao ataque de dermatófitos, leveduras, ou mofos não-dermatófitos que se proliferam rapidamente em ambientes úmidos e quentes.

Embora os fungos não se manifestem com sintomas claros em suas etapas iniciais, pouco a pouco é possível notar como a unha fica mais grossa, com uma tonalidade amarelada, e com seus arredores inflamados. É necessário combatê-los para evitar a perda total da unha.

3 ingredientes para combater os fungos nas unhas

O remédio à base de álcool e ingredientes naturais é um produto de uso tópico com propriedades antissépticas e antimicóticas que, após ser aplicado sobre a unha, ajuda a eliminar os microrganismos que causam infecções.

Álcool

Garrafa de álcool

Para elaborar a mistura, deve-se utilizar álcool etílico 90º, ou seja, aquele que costuma estar presente em todos os armários com um kit de primeiros socorros. Este produto se destaca por seus efeitos desinfetantes e antibacterianos que, aplicados sobre algumas lesões, evitam o desenvolvimento de infecções.

É importante considerar que, embora seja eficaz contra uma ampla variedade de bactérias e fungos, não ataca os esporos bacterianos.

Por outro lado, é usado como complemento do tratamento contra a onicomicose, mas é necessário combiná-lo com outros ingredientes para potencializar sua ação de ataque.

Água oxigenada

A água oxigenada, também chamada de peróxido de hidrogênio, é um produto de origem natural usado para a desinfecção de feridas superficiais.

Suas propriedades antibacterianas e antimicóticas são eficazes para eliminar os fungos nas unhas e nos pés, por isso costuma ser usada, em pequenas quantidades, nos tratamentos para as unhas.

Por outro lado, ajuda a diminuir a coloração amarelada típica dos fungos, e como se fosse pouco, evita seu enfraquecimento e quebra.

Vinagre branco

Diz-se que o vinagre branco possui ácidos orgânicos que alteram o ambiente de que os microrganismos precisam para se proliferarem, detendo a infecção.

Suas propriedades antissépticas e antimicóticas ajudam a eliminar os fungos e evitam a deterioração das unhas.

Receita à base de álcool e ingredientes naturais

Remédio para combater os fungos nas unhas

Para eliminar os fungos que danificam as unhas, iremos combinar todos os ingredientes mencionados em um mesmo tratamento. É muito fácil de preparar e pode ser usado com regularidade até solucionar o problema.

Ingredientes

  • Álcool etílico 90º
  • 5 colheres de sopa de água oxigenada
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco

Utensílios

  • 1 recipiente de vidro
  • Algodão (o quanto for necessário)

Preparo

  1. Coloque o álcool etílico em um recipiente de vidro e, em seguida, misture-o com a água oxigenada e o vinagre branco.
  2. Tampe o frasco e agite para que tudo fique bem dissolvido.
  3. Armazene em um local fresco e seco para que se conserve em bom estado.

Modo de aplicação

  • Lave bem a unha infectada, seque-a, e aplique o tratamento com a ajuda de um pedaço de algodão.
  • Se esta unha estiver muito grossa e amarelada, lixe a superfície antes de aplicar o remédio.
  • Repita o uso duas vezes ao dia, todos os dias.
  • Leve em conta que, como os efeitos deste remédio não são imediatos, é importante usá-lo regularmente.

Nota final

Os fungos nas unhas costumam ser difíceis de eliminar, portanto, consultar um especialista sempre será o mais apropriado. Caso o profissional o autorize, então aplique um remédio caseiro. No entanto, evite fazer isso sem primeiro ter se consultado.

  • Singal, A., & Khanna, D. (2011). Onychomycosis: Diagnosis and management. Indian Journal of Dermatology, Venereology, and Leprology. https://doi.org/10.4103/0378-6323.86475
  • Elewski, B. E., Rich, P., Tosti, A., Pariser, D. M. D., Scher, R., Daniel, R. R. C., & Gupta, A. (2013). Onchomycosis: An Overview. Journal of Drugs in Dermatology : JDD.
  • Piraccini, B., & Alessandrini, A. (2015). Onychomycosis: A Review. Journal of Fungi. https://doi.org/10.3390/jof1010030
  • Carrillo-Munoz, A. J., Peman, J., & Gobernado, M. (1999). Nuevos antifungicos. Presente y futuro. Revista Espanola de Quimioterapia.