8 usos do vinagre branco

28 Setembro, 2020
O vinagre branco não serve apenas para limpar vegetais, mas também para a casa. De fato, pode ser um remédio muito eficaz para eliminar os maus cheiros do micro-ondas e facilitar a limpeza geral.

Os usos do vinagre branco para a casa são muito variados. Com esse produto, você pode desinfetar os vegetais antes de prepará-los e consumi-los, polir objetos de vidro, limpar janelas, desodorizar a geladeira, remover manchas em tapetes e panos de prato, e até desinfetar a máquina de lavar.

Portanto, é considerado um dos aliados mais comuns e fáceis de obter para limpar a casa.

Outros usos do vinagre branco

Os usos do vinagre branco não se limitam apenas à desinfecção de alface e alimentos de origem vegetal. Você sabia que também pode ser bastante utilizado na limpeza em outros âmbitos?

1. Combater as marcas na madeira

Primeiro, se você tiver parquet em casa ou móveis que pareçam opacos ou com qualquer marca, não hesite em usar vinagre branco. Simplesmente molhe um pano de algodão ou linho com um pouco desse composto para que a “mágica” aconteça.

Tenha em mente que o vinagre não vai eliminar por completo as marcas na madeira, mas pode ajudar a atenuá-las. Principalmente as mais recentes.

2. Espantar formigas e outros insetos

Em segundo lugar, um dos usos mais comuns do vinagre branco é, sem dúvida, atuar como repelente de insetos. Se houver alguma área em que as formigas se acumulam, é muito útil umedecer um algodão com vinagre branco para espantá-las.

Você verá como o resultado é bom. Não se esqueça de trocá-lo a cada 3 dias!

Descubra como limpar a casa com suco de limão

3. Acabar com a ferrugem

Sem dúvidas, você tem em casa algum recipiente ou ferramenta que, por ficar ao relento, acabou se enchendo de ferrugem. Antes da dar como perdidos esses objetos carcomidos pelo óxido, experimente a eficaz ação do vinagre branco.

Para isso, primeiramente, encha um recipiente com vinagre branco e, em seguida, mergulhe a ferramenta ou o objeto tomado pela ferrugem. Por fim, depois de dois dias o óxido terá perdido força e poderá ser eliminado de forma simples.

4. Limpar e desodorizar o micro-ondas

Algo que normalmente caracteriza os micro-ondas é que, diariamente, eles ficam impregnados com restos de comida e cheiros ruins.

Para resolver esses problemas, basta colocar meio copo de água misturado com 5 colheres de sopa de vinagre e colocá-lo no micro-ondas por um minuto.

O vapor emitido permitirá remover todas essas impurezas em menos de 10 segundos e também o mau cheiro. Nunca falha!

5. Melhorar o funcionamento da cafeteira

Sem dúvidas, em mais de uma ocasião, ao fazer uso de sua cafeteira você notou que o café não ficou pronto tão rápido e que o sabor já não é o mesmo.

O vinagre branco serve também para limpar os filtros da cafeteira e otimizar seu funcionamento. Para isso, se for uma máquina de café expresso, coloque meia xícara de água com vinagre branco no depósito de água. Em seguida, ligue a máquina uma vez, mas sem colocar café no recipiente.

Se sua cafeteira for de garrafa, primeiramente, limpe-a com água quente e vinagre branco durante meia hora. O resultado é ótimo!

Recomendamos o seguinte artigo: 12 razões para ter água oxigenada em casa

6. Desinfetar os panos de prato

Para desinfetar panos de cozinha, muitas pessoas os deixam de molho em uma bacia com água quente e um pouco de sal grosso. Este último ingrediente é totalmente opcional.

Procedimento

  • Encha uma bacia com água quente.
  • Adicione o sal (basta uma colher de sopa).
  • Mexa com uma colher e acrescente o vinagre.
  • Mergulhe os panos de prato por pelo menos 30 minutos.
  • Em seguida, enxágue com o detergente usual e deixe secar.

7. Limpar garrafas de vidro

Assim como você pode usar vinagre branco para limpar as janelas e deixá-las reluzentes, também é possível usar esse produto para limpar objetos de vidro decorativos, como garrafas de conhaque e similares.

Há quem use assim e há quem dilua em um pouco de água. De qualquer maneira, funciona. Faça o teste!

8. Desinfetar a máquina de lavar

Depois de lavar um par de tênis (ou outros sapatos) bastante sujos, é melhor desinfetar a máquina de lavar. Para fazer isso, um ciclo de lavagem deve ser iniciado com meia carga e, em vez de adicionar sabão em pó, basta adicionar uma xícara de vinagre branco (200 ml). 

Quando a lavadora terminar seu ciclo, veremos como o tambor fica limpo e brilhante.

O tambor da máquina de lavar pode ser desinfetado com vinagre branco.

É uma boa ideia misturar vinagre com outros produtos?

O vinagre branco é um produto que, em geral, não se mistura com nada para limpar superfícies domésticas. Porém, para polir e limpar metais (da prata ao aço) há quem misture com um pouco de bicarbonato de sódio.

O que você nunca deve fazer é misturar vinagre com água sanitária ou amoníaco, pois a mistura resultante pode ser perigosa para a pele e para os pulmões.

Por fim, lembre-se de que, na hora da limpeza, o ideal é usar luvas. Dessa forma, você protege sua pele dos produtos e evita irritações, ressecamentos e outras reações adversas.

Utyama, I. K. A., de Andrade, D., Watanabe, E., & Ito, I. Y. (2006). Atividade antimicrobiana in vitro do ácido
acético e dos vinagres branco e tinto sobre bactérias hospitalares. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, 5(2).
MÜLLER, J. (1999). Educação ambiental. Diretrizes para a prática pedagógica. Porto Alegre: Cortez.
de Sousa Queiroz, F., Nóbrega, C. B. C., Costa, L. E. D., Reul, M. A., de ABREU, R. S. A., & Leite, M. S. (2013).
Avaliação do perfil de armazenamento e descontaminação das escovas dentais. Rev Odontol UNESP, 42(2), 89-93.