Que variedade de alface escolher e como cultivá-la

5 de agosto de 2019
Existem mais de 200 variedades de alface. No entanto alguns são mais comuns e fáceis de cultivar, como a alface romana ou a iceberg. Descubra algumas recomendações.

Existem muitos tipos de alface que você pode cultivar em seu jardim. Existem diferentes tamanhos, formas e sabores. Você está se perguntando que variedade de alface escolher? Neste artigo explicamos quais são as opções disponíveis, e como você pode cultivá-las.

Que variedade de alface escolher?

São muitas as propriedades da alface. No entanto, além de ser benéfica, também é deliciosa, nutritiva e com poucas calorias. Na verdade, contém quase 95% de água e apenas 15 calorias por 100 gramas.

Em relação aos seus nutrientes, é rica em vitaminas como A e C e também em ácido fólico. Também fornece minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio e sódio. Entre seus benefícios, podemos destacar:

  • Ajudar a conciliar o sono
  • Apresenta propriedades analgésicas e calmantes.
  • Além disso, estimula as glândulas digestivas
  • Exerce uma atividade laxativa suave devido ao seu conteúdo de fibra
  • É aconselhável ser consumida por diabéticos.
  • Por outro lado, como é rica em betacaroteno, contribui para a prevenção de certos tipos de câncer.

Existem mais de 200 variedades de alface. Entre elas, as mais conhecidas são:

  • Alface iceberg
  • Alface romana
  • Alface mini romana
  • Alface maravilha

Por outro lado, não é um vegetal difícil de cultivar. De fato, dependendo da variedade, pode ser semeada em qualquer época do ano e colhida após três ou quatro meses. Além disso, dificilmente é afetada por pragas.

No entanto, tenha cuidado com lesmas e caracóis, fungos, pulgões e aves. Em seguida, apresentamos-lhe três variedades muito populares que você pode plantar perfeitamente em seu jardim.

Alface iceberg

Alface cortada

A alface é um dos alimentos mais usados ​​em saladas. É baixa em calorias e fornece nutrientes importantes.

Propomos a variedade de alface iceberg porque pode ser semeada em qualquer época do ano. Além disso, em apenas três meses você pode degustá-la em suas saladas. Caracteriza-se pela sua forma arredondada, muito semelhante à do repolho. Por outro lado, suas folhas são crocantes na textura, razão pela qual é a estrela das saladas.

Confira ademais: Creme de verduras para eliminar a dor em qualquer parte do corpo

Alface romana é uma boa variedade de alface para cultivar

É uma das variedades mais difundidas de alface, provavelmente porque é fácil de crescer e aguenta bem. Suas folhas são alongadas, com uma nervura central espessa e característica. É também uma das mais comuns no Brasil. Por outro lado, pode ser semeada em qualquer época do ano e requer pouco cuidado. Especialmente no inverno, é importante protegê-la da geada.

Mini romanas ou botões

Uma vez que são muito semelhantes às romanas, mas de tamanho muito mais reduzido, elas são conhecidas como “mini romanas”. No entanto, têm outros nomes, como botões de Tudela, ou botões romanos.

Esta versão mini tem um sabor muito mais doce que a romana. Além disso, suas folhas têm uma nervura central espessa, suas folhas são onduladas e bastante compactas.

Mesmo que faça muito calor no verão, pode ser plantada durante todo o ano, e é melhor fazê-lo de janeiro a abril para colher no verão, ou de agosto a novembro para colher no inverno.

Recomendamos que você leia: Prove esta deliciosa salada para desinchar o abdômen e perder peso

Alface maravilha

Variedade de alfaces

Sua principal característica é a cor avermelhada que adquire. Além disso, suas folhas são geralmente bastante encaracoladas, razão pela qual em alguns lugares é conhecida como “alface crespa”. Por outro lado, é uma das mais apreciadas na gastronomia.

Em relação ao seu cultivo devemos ter em mente que ela não suporta muito o frio. Na verdade, seu nome parece vir de “maravilha do verão”, e muitos a chamam de “alface de verão”. Se a plantarmos a cada vinte dias, podemos colhê-la ao longo de todo o ano, quando seu broto estiver fechado e compacto.

Recomendações para semear e cultivar alface

  • Pode ser cultivada em canteiros, mas também em semeadura direta.
  • É aconselhável deixar uma distância entre as plantas de cerca de 20 ou 30 cm.
  • Por outro lado, se você quiser ter uma colheita o ano todo, pode fazer uma plantação escalonada.
  • Quanto à irrigação, é um vegetal bastante exigente, especialmente quando o broto começa a se formar.
  • Por ser um vegetal, recomenda-se um solo com muitos nutrientes.

Você já viu como é fácil cultivar e colher essa planta. Além disso, se fizer isso periodicamente, você pode a saboreá-las fresca e saborosa em suas saladas durante todo o ano. Assim, além disso, você estará aproveitando todos os benefícios para a saúde desta planta tão conhecida e saudável.

 

  • Hae Dun Kim et al. “Sleep-inducing effect of lettuce (Lactuca sativa) varieties on pentobarbital-induced sleep”, Food Sci Biotechnol. 2017; 26(3): 807–814.
  • Jeon YJ et al. “Effects of beta-carotene supplements on cancer prevention: meta-analysis of randomized controlled trials”, Nutr Cancer. 2011 Nov;63(8):1196-207. doi: 10.1080/01635581.2011.607541. Epub 2011 Oct 7.
  • Diana M. Cheng et al. “Development and Phytochemical Characterization of High Polyphenol Red Lettuce with Anti-Diabetic Properties”, PLoS One. 2014; 9(3): e91571.