Como limpar a cafeteira naturalmente e com vinagre

13 de agosto de 2019
Se quiser prolongar a vida útil da cafeteira, é muito importante limpá-la regularmente para que os restos não se acumulem.

O café preparado em uma cafeteira suja ou sem manutenção, pode deixar um sabor estranho e desagradável. Então, se o que você quer é ter uma cafeteira limpa, te contaremos como pode limpá-la com vinagre e outros produtos naturais. Assim, evitará usar limpadores químicos ou industriais que sejam menos sustentáveis ​​e poluam o meio ambiente.

Como limpar a cafeteira com vinagre

Aprendendo a limpar a cafeteira com vinagre

Muitos já sabem que o vinagre é um limpador natural que é usado para muitas tarefas de limpeza doméstica; é um remédio caseiro perfeito para remover manchas difíceis, limpar vidros, azulejos entre outros. É um dos produtos que nunca devem faltar em uma casa, pois é muito prático na limpeza de muitas superfícies, de forma econômica e ecológica.

Para otimizar o processo de limpeza, temos que diferenciar dois tipos de cafeteira: a máquina de fazer café e a cafeteira italiana que é usada diretamente no fogão.

Não perca também: 5 curiosos usos do vinagre de maçã

Como limpar uma cafeteira elétrica

Materiais

  • Água
  • Vinagre branco

O que fazer?

  1. Primeiramente, limpe todos os restos de café da jarra, esvazie o depósito de café e o filtro antigo e usado.
  2. Em seguida, lave a cafeteira com água fria e encha-a com duas partes de água e uma de vinagre branco.
  3. Deixe esta solução de vinagre e água no depósito e ligue a cafeteira como se fosse preparar café normalmente. Quando o ciclo terminar, desligue a cafeteira.
  4. Deixe descansar 15 minutos.
  5. Por fim, após o tempo indicado, limpe os restos do vinagre com água fervente. Para fazer isso, adicione água e deixe passar pelos filtros. Quando os restos de vinagre forem removidos, a cafeteira estará pronta para uso normal.

Para atingir melhores resultados, o ideal seria fazer este procedimento uma vez por mês. Leve em conta que é um eletrodoméstico que é usado praticamente todos os dias do ano. Se faz tempo que você não limpa sua cafeteira elétrica, repita este procedimento com vinagre e água duas vezes para remover todos os resíduos e grãos de café que tenham ficado incorporados.

Limpar uma cafeteira italiana com vinagre

Vinagre branco

Para limpar este tipo de cafeteira, preste atenção às etapas a seguir:

Ferva água com vinagre

  • Primeiramente, coloque o depósito para ferver com uma mistura de água e vinagre. Você precisará de uma parte de vinagre para três de água. Nunca passe da válvula porque, se fizer isso, ela ficará entupida.
  • Em seguida, coloque o filtro de café na parte superior da cafeteira. Ferva até que toda a mistura evapore e fique na parte superior. Na verdade, é como se fizesse café sem adicionar o produto moído.

Limpe o interior da cafeteira e a base

Quando todo o líquido estiver na parte superior, esvazie. Com a ajuda de um esfregão, esfregue até que todas as manchas internas sejam removidas até adquirir brilho.

Em seguida, limpe a base com um esfregão adequado para o aço. Com um pouco de sabão, esfregue circularmente até ficar limpo. Tenha cuidado porque pode deixar marcas se pressionar muito a superfície.

Limpe a válvula e o filtro

A válvula da cafeteira é aquela pequena furtiva que está localizada na metade do tanque de água. Marca o nível de água e não deve ser excedida.

O filtro de café deve ser limpo após cada utilização, uma vez que tenha arrefecido. É muito importante mantê-lo limpo e livre de impurezas para não entupir. Se ficar entupido, o vapor não sairá pelos furos e resultará em um café ruim.

Não abandone a cafeteira, muito menos negligencie os pequenos detalhes, como o filtro e a válvula!

Leia ademais este artigo: 14 usos alternativos do café em sua casa

Limpe as cafeteiras com produtos naturais

Encontramos outros produtos naturais que também podem te ajudar neste trabalho de limpeza. São ingredientes tão naturais e orgânicos quanto o vinagre. Te contaremos em seguida como pode limpar sua cafeteira com esses métodos.

Limpe a cafeteira com suco de limão

É bem sabido que o suco de limão tem um efeito antibacteriano semelhante ao vinagre e, por isso, o procedimento é bastante similar.

  • Para limpá-la, use o mesmo sistema que o vinagre, mas desta vez use uma parte de água para duas partes de suco de limão.
  • Este suco vai funcionar muito bem para eliminar os restos depositados no filtro da cafeteira.

Limpe a cafeteira com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio também é um dos produtos por excelência para as tarefas domésticas. Por isso, também é perfeito para remover os restos da cafeteira e mantê-la limpa.

  • Para realizar esta limpeza, você deve aplicar um pouco de bicarbonato de sódio em um pano úmido e limpar o interior da cafeteira. Em seguida, enxágue para remover os restos.

Limpe a cafeteira com pastilhas de limpeza e descalcificadoras

Na hora de limpar as cafeteiras de cápsulas, você pode remover a cal efetivamente com apenas uma pastilha.

  • Elas são usadas ​​de forma muito simples, já que é suficiente deixar cair uma pastilha no reservatório de água e depois iniciá-la.
  • As cafeteiras mais modernas costumam ter um ciclo de limpeza. Se este não for o caso, pode usar o ciclo normal.

Limpeza da cafeteira

Como vimos, a limpeza da cafeteira não precisa ser cara. Podemos criar uma rotina de limpeza útil e eficaz para que possamos mantê-la em boas condições por mais tempo. Neste caso, vimos como alguns ingredientes naturais e domésticos, como o vinagre, o suco de limão ou o bicarbonato, podem ser usados ​​para limpar todas as impurezas que foram depositadas ao longo do tempo.

Não hesite em implementar essas dicas toda vez que você notar sua cafeteira suja ou manchada.