Como usar um desengordurante para combater manchas

4 de julho de 2019
Hoje contaremos a você como usar o desengordurante para combater manchas em diferentes superfícies da casa. É possível usá-lo em todas as superfícies ou não? Descubra.

Você sabia que podemos usar um desengordurante para combater manchas de todos os tipos de superfícies, como paredes ou móveis? Em geral, usamos para remover a gordura restante da mesa da cozinha mas, não aproveitamos todo o seu potencial de limpeza!

Desengordurante para combater manchas

Como o nome indica, o desengordurante é o produto ideal para combater completamente as manchas de gordura. No entanto, às vezes não estamos satisfeitos com seu desempenho. Será que estamos o utilizando corretamente ou cometemos um erro que impede a limpeza profunda? Só serve para gordura? Vamos descobrir

Usar o desengordurante para combater manchas de gordura

Mulher limpando

Ao combater as manchas de gordura da mesa da cozinha, é melhor remover tudo o que estiver nela. Desta forma, poderá combater toda a superfície em profundidade e não apenas o espaço que tem manchas. Depois de remover tudo, tenha em mente as seguintes dicas:

  • Abra a janela para não se expor aos fortes odores dos produtos de limpeza. Além disso, dessa maneira, você ventilará sua casa.
  • Você pode usar luvas de limpeza para proteger sua pele de produtos desengordurantes.
  • Cada produto de limpeza tem suas instruções de uso. Reserve dois minutos para consultá-las, porque nem todos funcionam da mesma maneira! A distância de vaporização, o tempo de ação e a necessidade ou não de enxágue afetarão o resultado final.
  • Borrife o desengordurante cobrindo uma boa parte da superfície, com especial ênfase na área com mais gordura.
  • Deixe o produto agir antes de começar a esfregar. Isso economizará tempo e esforço. Nos casos de acúmulo aumentado de gorduras, o produto pode necessitar de 10 a 15 minutos.
  • Esfregue com uma esponja para ajudar a remover todas as partículas de sujeira e gordura. Se a mesa é feita de granito, você pode até usar uma esponja de aço nas áreas mais sujas. Antes de recorrer a essa esponja abrasiva, certifique-se de que ela não danificará o material, testando-o em algum canto escondido.
  • Remova a sujeira com um pano úmido.
  • Se o produto precisar ser enxaguado, não deixe de usar e, logo em seguida secar com um pano limpo.

Não deixe de ler ademais: Usos do vinagre branco na limpeza da roupa

Desengordurantes caseiros

Pessoa limpando a cozinha

Além de usar um desengordurante comercial para combater a gordura, você sabia que pode criar um produto caseiro e natural para isso? Propomos a você duas ideias:

  1. Misture duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio em água e umedeça a área afetada com esta solução. Em caso de sujeira leve, você pode fazer um líquido para borrifar. Por outro lado, se a gordura estiver muito grudada, recomendamos colocar pouca água na mistura até formar uma pasta. Deixe agir e, em seguida, esfregue. Posteriormente, enxague e seque. Pronto!
  2. Misture o vinagre branco com água (1 parte de vinagre a cada quatro de água) e limpe com essa mistura a área gordurosa. Por fim, deixe por alguns minutos e depois enxague com muita água.

Com qualquer um destes dois desengorduradores caseiros e naturais, as manchas desaparecerão como em passe de mágica! Que tal testar? Como você viu, é algo muito simples de se fazer.

O desengordurante pode ser usado nas paredes?

Parede com gordura

Usar um desengordurante para combater as manchas nas paredes pode ser uma má ideia. Tudo depende do produto com o qual as paredes foram pintadas. Algumas tintas toleram bem os elementos abrasivos do desengordurante, enquanto outras descascam ou perdem toda a cor.

Antes de combater com desengordurante, recomendamos que você teste em um lugar escondido na parede, por exemplo, atrás do sofá ou atrás da mesa de TV. Espere até que o produto seque para apreciar se houver mudanças na cor ou na textura da parede.

As manchas de apoio de móveis ou de cera na parede podem ser removidas usando creme dental (branco, não colorido) ou xampu anticaspa (branco, sem cor). Basta umedecer um pano, colocar uma pequena porção do produto na parede e esfregar. Porém, tal como acontece com o desengordurante, te aconselhamos a testar antes num local escondido.

Não perca: 5 soluções para limpar a casa sem produtos químicos

Remover a gordura da mobília

Mulher usando um desengordurante para combater manchas

Muitas pessoas usam o desengordurante para combater manchas em móveis. Isso pode gerar manchas que os arruínam completamente. Pense que este produto de limpeza tem abrasivos que permitem dissolver a gordura, imagine o que pode fazer com a madeira!

Se o seu móvel tiver manchas difíceis de remover, recomendamos o uso de um detergente para lavar louça diluído em água. Faça uma espuma e molhe um pano na mistura. Em seguida, esfregue a mancha com ela e seque rapidamente para evitar danificar a madeira.

Usar um desengordurante para combater manchas em casa é uma ótima ideia, desde que nos asseguremos da resistência de cada material aos abrasivos do produto. Por isso, verifique se a sua mobília ou parede tolera bem o desengordurante antes de limpá-los, para evitar danos!

  • Limpieza, P. D. E. (2012). Limpieza y desinfección Cap.7. Instituto Nacional de Aprendizaje. https://doi.org/10.1016/B978-84-458-1898-5.50007-9
  • Civico, A., & Civico, A. (2016). Limpieza. In Para-State. https://doi.org/10.1525/california/9780520288515.003.0004
  • Cabezas, J. (2014). Guía de limpieza y desinfección en el hogar.