Usos do vinagre branco na limpeza da roupa

· 1 de dezembro de 2016
O vinagre branco nos ajuda a intensificar as cores da roupa e a manter um branco impecável. Além disso, não teremos que nos preocupar com os maus odores.

Estamos certos de que você possui vinagre branco em casa. Se é assim, saiba que conta com um maravilhoso aliado para a limpeza das roupas. Além disso, ele proporcionará uma grande economia na sua lista de compras.

Não apenas gastaremos menos com amaciantes ou detergentes, como também vamos contribuir para manter um lar mais ecológico, respeitando nosso planeta.

O vinagre branco é, basicamente, vinagre destilado a partir da fermentação do álcool puro de cana de açúcar, de milho ou de malta. Mas você vai gostar de saber que ele tem muitos mais usos que o de temperar nossas saladas.

Sua composição o torna muito útil tanto para a limpeza do lar quanto para elaborar cremes faciais. É um potente agente de limpeza que, por sua vez, respeita a derme e elimina qualquer bactéria ou elemento tóxico.

Às vezes a natureza põe ao nosso alcance remédios fabulosos para os problemas mais comuns. A seguir, queremos dar a você alguns bons exemplos.

Confira como o vinagre branco pode ajudá-lo no dia a dia com a limpeza de suas roupas.

O vinagre branco ajuda a recuperar a cor das suas roupas

toalhas_brancas

Parece incrível, mas o vinagre branco não apenas respeita a cor da roupa, como também ajuda a intensificar sua tonalidade desbotada pelo uso de sabões.

Para conseguir isso, basta preencher o compartimento do amaciante da máquina de lavar com um pouco de vinagre branco.

Não tenha medo de que a roupa fique com cheiro de vinagre. Geralmente o ciclo da lavadora e o próprio sabão farão com que não fique nenhum traço de sua “fragrância” característica.

Descubra 5 remédios caseiros para conseguir toalhas muito mais brancas

O vinagre branco pode substituir seu amaciante

O uso do amaciante comercial deixa pequenas sequelas em nossas roupas, e também na máquina de lavar. Se você prestar atenção, perceberá que o amaciante tende a estragar as roupas elásticas ou aquelas regiões que possuem algum tipo de elemento plástico.

Além disso, não deixa de ser mais um contaminante que causa um grave impacto ambiental. E se fizermos uma mudança? E se a partir de agora usarmos o vinagre branco ao invés do amaciante?

Para fazer isso, basta seguir o mesmo procedimento que na proposta anterior: acrescente o vinagre branco no compartimento onde você normalmente colocaria o amaciante. A quantidade dependerá dos quilos de roupa que você colocar na máquina de lavar.

Evita que sua roupa tenha bolinhas

Certamente isso já lhe aconteceu alguma vez. Você acaba de comprar um suéter ou um pijama e, ao fim de algumas lavagens, a peça começa a apresentar aquelas clássicas bolinhas.

Para evitar que isso ocorra, não hesite em aplicar um pouco de vinagre branco sobre o tecido, e sua roupa durará muito mais e em melhores condições.

A maneira de conseguir isso é igualmente fácil: quando a máquina estiver no último ciclo de enxágue, acrescente meio copo de vinagre branco (100 ml).

Descubra 7 truques efetivos para remover as manchas das roupas

Roupas com cheiro de mofo ou com “cheiro de armário”

secar-roupa

A roupa que tiramos da temporada anterior sempre tem o clássico cheiro de mofo ou de guardado que é tão difícil de eliminar.

Além disso, algo que ocorre muito frequentemente é que esquecemos a roupa dentro da máquina durante a noite. No dia seguinte, o odor está insuportável.

Para eliminar essas “fragrâncias” tão incômodas e nos assegurarmos de que o tecido da roupa tenha um cheiro de limpeza e frescor, você já sabe: a resposta é o vinagre branco.

Mais uma vez, basta colocá-lo no compartimento do amaciante durante suas lavagens. A solução, como você vê, é bastante simples.

Elimina manchas de suor

Às vezes, e sobretudo no caso das roupas brancas e mais delicadas, podem ficar incômodas marcas de suor nas peças. Para eliminá-las podemos recorrer a produtos agressivos que, com o tempo, estragam o tecido.

Podemos evitar esse problema tão comum de maneira muito simples:

  • Aplique uma colher de vinagre branco (10 ml) diluído em um copo de água morna (200 ml), ao redor da axila dessa peça de roupa.
  • Esfregue por alguns segundos e, depois, deixe repousar por cerca de 10 minutos.
  • Em seguida, lave a roupa normalmente na máquina.

Vinagre branco para aumentar a vida útil de sua máquina

sujeira_maquina_de_lavar

Este conselho é bem conhecido por todos. Uma forma de ampliar a vida útil da máquina de lavar é fazer uma lavagem apenas com água e vinagre branco uma ou duas vezes ao mês.

Descubra 5 truques para desencolher as roupas e recuperar seu tamanho original

Por sua vez, para manter a qualidade das partes de borracha da máquina e eliminar o sabão ou mofo aderido, nada melhor que um pedaço de pano umedecido com vinagre branco para deixá-la como nova.

O uso regular desse produto nos ajudará a evitar maus odores e, acima de tudo, a aumentar a vida desses eletrodomésticos.

Não hesite em limpar suas roupas de maneira muito mais ecológica graças ao vinagre branco!