7 truques efetivos para remover as manchas das roupas

Ao deixar as roupas de molho com diferentes produtos adicionais conseguimos fazer com que as manchas amoleçam e seja mais fácil sua eliminação na lavagem posterior.
7 truques efetivos para remover as manchas das roupas

Escrito por Katherine Flórez

Última atualização: 23 agosto, 2022

Muita gente já deixou de usar aquela peça de roupa favorita com medo de manchar. A depender do tipo de substancia que penetra no tecido, é possível remover com uma lavagem simples ou é necessário um produto extra para fazer essa remoção. Veja 7 truques para remover as manchas das roupas.

Ainda que sejam as inimigas número um dentro de casa, atualmente existem centenas de truques que podem nos ajudar a eliminar as manchas com mais facilidade para que não precisemos deixar de usar aquela roupa e nem gastar muitas horas tentando removê-las.

Apesar de existirem no mercado muitas variedades de produtos que facilitam essa tarefa, seu uso não é recomendado devido aos compostos químicos agressivos que contêm. A maioria desses produtos é prejudicial para a saúde, para a roupa e, principalmente, para o meio ambiente.

Então, se quisermos ser mais amigáveis com a natureza e com a nossa própria saúde, podemos usar alguns truques de limpeza natural que podem ajudar a eliminar as manchas de forma efetiva.

Interessado em conhecer esses truques? Então confira!

Atuar imediatamente para remover as manchas das roupas

Lavar-roupa

A primeira coisa que devemos fazer para simplificar essa tarefa de remover a mancha é atuar imediatamente, ou seja, se possível devemos eliminar a mancha antes que ela seque.

Caso a ação envolva esfregar a roupa com um pano, devemos fazê-lo com muita precaução, pois a roupa pode perder tinta e afetar a cor original do tecido, tornando o problema mais grave.

1. Remover as manchas de gordura ou óleo

É normal que, ao cozinhar ou comer, as roupas acabem com restos de gordura ou óleo, que podem ser muito difíceis de eliminar.

O que fazer nesse caso?

  • Se a substancia estiver fresca, basta polvilhar um pouco de talco e deixar secar para depois escovar com água e detergente.
  • Se já tiver seco, mergulhe a roupa em uma mistura com duas partes de vinagre para uma de água e deixe-a de molho por uma noite.

2. Remover as manchas de café

Cafe-na-roupa

Por sua tonalidade escura, costuma ser muito simples que penetre no tecido e deixe uma mancha difícil de eliminar.

O que fazer nesse caso?

  • Faça uma mistura de partes iguais de álcool, vinagre e água, e aplique-a na área manchada com café antes de enxaguar como habitualmente.
  • Se a roupa for branca ou de lã, opte por esfregar um pouco de gema de ovo, que também é eficaz.

3. Remover as manchas de chocolate

É muito comum que as crianças sujem as roupas com uma delícia de chocolate! Devido a essa cor tão escura que ele deixa, parece ser um desafio remover a mancha totalmente; porém, não há porque se preocupar, essa remoção não é tão complicada.

O que fazer nesse caso?

  • Se for possível agir imediatamente, aplique um pouco de água com gás na área manchada com chocolate e enxague-a com sabão.
  • Mas se já estiver seca, coloque a roupa de molho em água quente com sabão.

4. Remover as manchas de batom

Manchas-de-batom

Mesmo que não seja muito usual manchar a roupa com batom, é bom saber como atuar caso aconteça alguma vez.

O que fazer nesse caso?

  • Se a mancha for causada por lápis labial (ou batom), basta esfregar um pouco de vaselina, giz ou creme dental branco. Deixe atuar por alguns minutos e depois enxágue.
  • Se a mancha for causada por outro cosmético como, por exemplo, blush, mergulhe a roupa em uma mistura de água com limão e deixe assim por uma hora, depois lave com um sabão para roupas.

5. Remover as manchas de vinho tinto

Essas sim são uma dor de cabeça! Aderem-se ao tecido e é preciso muita paciência para tirar totalmente.

O que fazer nesse caso?

  • Antes que o vinho tinto seque, esfregue a roupa com um pouco de vinho branco.
  • Outra opção é preparar uma mistura de amido de milho e limão e aplicar como fosse um sabão.

6. Remover as manchas de suor

Manchas-de-suor

A mancha deixada pelo suor na roupa é muito incomoda e difícil de remover completamente. Felizmente, com a aplicação de alguns ingredientes é possível atenuá-la até fazer com que quase desapareça.

O que fazer nesse caso?

  • Prepare uma mistura de bicarbonato de sódio e limão e esfregue nas regiões onde a roupa foi afetada.
  • Outra boa solução consiste em aplicar água oxigenada antes de colocar a roupa na máquina.

Quer saber mais? Leia: Como evitar o suor excessivo

7. Remover as manchas de frutas e vegetais

As bagas, a beterraba e outras frutas e vegetais de cores intensas podem se aderir ao tecido com muita facilidade e provocar manchas.

O que fazer nesse caso?

  • Coloque a roupa manchada com frutas em uma panela com água fervendo. O vapor atua sobre a mancha e facilita a sua eliminação com uma posterior lavagem.
  • Se a mancha persistir, aplique um pouco de suco de limão e mergulhe-a em água quente.

Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Gerster FM, Vernez D, Wild PP, Hopf NB. Hazardous substances in frequently used professional cleaning products. Int J Occup Environ Health. 2014;20(1):46–60. doi:10.1179/2049396713Y.0000000052
  • Quirce S, Barranco P. Cleaning agents and asthma. J Investig Allergol Clin Immunol. 2010;20(7):542-50; quiz 2p following 550. PMID: 21313993.
  • Corral R, Tene M, Pauta D. Experimentación y sistematización de procedimientos para eliminar diversas manchas de acuerdo al tipo de base textil. Cuenca (Ecuador): Universidad del Azuay, 2017.
  • Zubir M, Darmana A, Damanik M, et al. Bleach effectively in removes the stubborn stains. Indonesian Journal of Chemical Science and Technology. 2020; 3(1): 20- 24.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.