Benefícios de comer chocolate: a melhor desculpa para consumir esse delicioso doce

6 de março de 2019
Você sabia que comer chocolate pode ajudar a melhorar nosso organismo em muitos aspectos?

Para todos aquele viciados em comer chocolate e que algumas vezes resistem em comê-lo, por medo de engordar entre outras coisas, estes importantes benefícios, que esclareceremos agora, são a desculpa perfeita  para consumi-lo com mais frequência.

Comer chocolate e saúde do coração

Comer chocolate diminui a pressão sanguínea, o colesterol ruim, e o risco de doenças cardíacas (reduz as possibilidades de sofrer uma parada cardíaca em um terço das pessoas). O chocolate preto é o melhor para o coração; uma pequena barra todos os dias pode ajudar a manter o coração e o sistema cardiovascular em bom funcionamento.

Perda de peso

Surpreendentemente, quando você come chocolate preto, sente-se mais saciado, logo, reduz o desejo de comer outro tipo de alimento gorduroso, salgados e até doces que não trazem nada de positivo ao seu organismo. Assim, comer chocolate ao invés de alimentos não saudáveis, pode significar perder peso.

Leia também: Sementes de funcho para perder peso

Benefícios do chocolate

Previne à diabetes

Soa estranho que um doce ajude a prevenir diabetes, não é? Mas o chocolate não é um simples doce. Um estudo realizado na Itália apontou que comer uma barra de chocolate diariamente, por pelo menos 15 dias, diminui a resistência à insulina quase pela metade; graças a um componente do chocolate chamado flavonoide.

 

Menos estresse

Cientistas suíços descobriram que; ingerir 1 grama e meia de chocolate preto todos os dias, durante 2 semanas, ajuda a reduzir o estresse, diminuindo consideravelmente o nível dos hormônios responsáveis pelo mesmo.

Proteção contra o sol

Uma vez mais o flavonoide faz sua aparição. Desta vez para te ajudar a proteger a pele do sol. Um estudo em Londres demonstrou que depois de consumir durante 3 meses chocolate com altas doses de flavonoides (cacau, que tende a ser mais escuro e amargo que outros chocolates), a pele leva o dobro de tempo para enrubescer.

Cérebro mais potente

Estudos realizados em Oxford e Noruega, concluíram que o chocolate pode te deixar mais inteligente. Nesse estudo, as pessoas que consumiram chocolate com grande teor de flavonoide, a longo prazo, obtiveram classificações mais altas nas avaliações cognitivas que aquelas que não o consumiram. Em outro estudo, da Universidade de Nottingham, foi visto que o cacau, rico em flavonoide, aumenta o fluxo sanguíneo em partes chave do cérebro de 2 a 3 horas; o que poderia melhorar o rendimento e o estado de alerta a curto prazo.

Leia também: 8 alimentos que você deve comer para ter um cérebro saudável

chocolate e saúde do cérebro

Alivia a tosse

Segundo outro estudo, o chocolate pode ajudar a acalmar os ataques de tosse de forma melhor que a codeína. Isso devido a um produto químico contido no chocolate, chamado teobromina; que pode inibir a atividade em uma parte do cérebro chamada de nervo vago. Além do mais, o chocolate não tem efeitos negativos como a codeína; que causa sonolência e tédio, muito pelo contrário, consumir chocolate ajuda a sentir-se um pouco mais FELIZ!

 

Depois de ler essas importantes e valiosas informações sobre comer chocolate; você já pensou em passar a consumi-lo diariamente? Lembre-se de que as chaves para obter os benefícios desse doce são a moderação e a coerência.

Imagens oferecidas por nickwheeleroz e patrizia_ferri

Messerli, F. H. (2012). Chocolate Consumption, Cognitive Function, and Nobel Laureates. New England Journal of Medicine. https://doi.org/10.1056/NEJMon1211064

Small, D. M. (2001). Changes in brain activity related to eating chocolate: From pleasure to aversion. Brain. https://doi.org/10.1093/brain/124.9.1720