Quanto café tomar para se manter acordado?

29 de janeiro de 2019
Descubra qual é a quantidade recomendada de café para se manter acordado sem que cause danos à saúde e, além disso, os benefícios que a cafeína oferece.

Você sabe exatamente quanto café tomar para se manter acordado? Em muitas ocasiões temos que recorrer a ingestão de café e não sabemos bem o que estamos tomando ou que efeitos produz em nosso organismo. Assim, é importante saber um pouco mais sobre esta infusão, que é a segunda bebida mais consumida no mundo. A primeira é a água.

O grão de café contém substâncias que são estimulantes para as pessoas. Entre elas encontramos cafeína, vitaminas, minerais e outros.

A cafeína age como estimulante do sistema nervoso central. Além disso, também aumenta a quantidade de líquido que o corpo elimina, ou seja, age como um diurético.

A sensibilidade de cada pessoa à cafeína varia e depende de vários fatores. Alguns sentem seus efeitos a partir de uma xícara de café, enquanto outros não e precisam de uma maior quantidade desta bebida para começar a sentir os efeitos. Alguns fatores são:

  • O peso da pessoa.
  • O tamanho.
  • A susceptibilidade à cafeína.
  • O costume de consumi-la.

Quanto café tomar para se manter acordado

Quanto café tomar? Uma xícara basta?

Dependendo da quantidade de cafeína ingerida, os efeitos causados variarão. Por este motivo, é importante saber o quanto pode-se consumir e onde encontrar substitutos para o café.

O que acontece quando a cafeína entra no organismo?

  1. Depois de 15 minutos de ingeri-la pode-se chegar a sentir seus efeitos. Em uma hora, chega ao seu nível máximo no sangue; em uma hora e meia se mantém lá por quase 6 horas. Em seguida é excretada na urina. Entretanto, se o consumo é diário o corpo desenvolve tolerância. Assim, será preciso uma quantidade cada vez maior de café para atingir o mesmo efeito.

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Efeitos no organismo

A cafeína é, principalmente, um estimulante do sistema nervoso central, porque bloqueia as substâncias químicas que causam o sono no cérebro e aumenta a produção de adrenalina. Por isso é tão comum o hábito de tomar café para nos mantermos acordados.

Em doses moderadas fornece os seguintes benefícios:

  • Aumenta o metabolismo.
  • Aumenta o rendimento físico.
  • Também, influencia favoravelmente para alcançar um rendimento intelectual maior.
  • Além disso, reduz a fadiga.
  • Por outro lado, ajuda a conseguir uma concentração maior.
  • Favorece a recuperação e o trabalho muscular.
  • Tem um efeito pró-biótico; alimenta a flora bacteriana que previne algumas doenças.
  • Elimina a sonolência e, portanto, aumenta a capacidade de alerta.
  • É antioxidante, ou seja, protege o organismo dos danos que acabam produzindo degeneração nas células.
  • Finalmente, facilita a digestão, pois estimula a secreção gástrica.

Em doses elevadas produz as seguintes desvantagens:

  • Em primeiro lugar, pode causar nervosismo.
  • Também, causa irritabilidade.
  • Insônia.
  • Em excesso pode causar desidratação, uma vez que promove a eliminação de líquidos.
  • Além disso, aumenta a pressão arterial.
  • Finalmente, não é recomendável a ingestão em excesso no caso de pessoas que sofrem de hipertensão arterial ou problemas cardíacos.

Quanto café tomar para se manter acordado?

Embora cada pessoa seja diferente e sua estrutura anatômica e hábitos alimentares variem, existem certos parâmetros para guiar o bom uso e consumo do café. Desta forma, você poderá desfrutar de seus benefícios e evitar completamente danos colaterais. Os valores são:

  1. Menos de 100 mg de consumo diário é considerado baixo.
  2. Entre 100 mg e 300 mg o consumo diário é moderado.
  3. Quantidades superiores a 300 mg/dia correspondem a um consumo elevado.
  4. Mais de 500 mg diários é um consumo alto e pode ser perigoso para a saúde.
  5. Para mulheres grávidas e em período de aleitamento materno, não é adequado ultrapassar os 200 mg diários.

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Em que outros alimentos ou bebidas a cafeína é encontrada?

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Uma questão extremamente importante para levar em conta é que uma simples xícara de café tem 100 mg de cafeína. Portanto, você deve saber onde mais se encontra e não passar dos limites de 300 mg diários recomendados. Vamos citar alimentos que contêm cafeína:

  • Refrigerantes açucarados de cola. Cada 300 ml contém 40 mg.
  • Bebidas light. Cada 330 ml contém 41 mg de cafeína.
  • Chá preto. Contém 4 mg em uma xícara.
  • Chocolate amargo. Em cada 30 g se encontram 90 mg de cafeína.
  • Cacau amargo. Para cada 100 g encontramos 9 mg de cafeína.
  • Bebidas energéticas. Cada copo desta bebida que contenha 250 ml tem, por sua vez, aproximadamente 80 mg de cafeína.
  • Cappuccino. Uma xícara de 190 ml tem 75 mg.
  • Barra de chocolate ao leite, em cada 50 g encontramos 10 mg.

Finalmente, vale a pena notar que o café pode ser usado perfeitamente para nos manter acordados e, ao mesmo tempo, aproveitar todos os seus benefícios. Deve-se ter cuidado com a quantidade diária que é ingerida e com a combinação com outros alimentos ou bebidas que também contenham cafeína.

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